Discurso durante a 212ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do Sr. Odair Cordeiro, ex-chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Porto Velho.

Autor
Fátima Cleide (PT - Partido dos Trabalhadores/RO)
Nome completo: Fátima Cleide Rodrigues da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do Sr. Odair Cordeiro, ex-chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Porto Velho.
Publicação
Publicação no DSF de 17/12/2010 - Página 59296
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EX SERVIDOR, PREFEITURA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE RONDONIA (RO), EX-DIRETOR, DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES (DNIT), EX PRESIDENTE, FUNDADOR, DIRETORIO ESTADUAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            A SRª FÁTIMA CLEIDE (Bloco/PT - RO. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Senador Mão Santa, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, eu queria apenas, Sr. Presidente, fazer um registro de pesar e pedir dois minutinhos dos Senadores que estão querendo se despedir. Eu ia falar, inclusive, durante a homenagem a Noel Rosa e Adoniran Barbosa, porque tem tudo a ver com a pessoa cujo falecimento vou registrar aqui, nesta tarde.

            Eu quero registrar e encaminhar o requerimento de condolências à família do Sr. Odair Cordeiro, ex-chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Porto Velho, Rondônia, que faleceu nesta manhã e está sendo velado na Prefeitura.

            Trata-se de uma pessoa que goza de muito prestígio na nossa cidade, foi fundador do meu Partido, foi o primeiro candidato ao Senado pelo PT de Rondônia, foi candidato a prefeito, foi diretor do DNIT no nosso Estado. Queria dizer que o Odair vai nos deixar uma grande lacuna na política, não apenas no meu Partido, mas em todo o Estado.

            Tinha 67 anos, era comerciante e lutador incansável pelas causas sociais do povo rondoniense, Odair Cordeiro foi um digno militante do Partido dos Trabalhadores. Ajudou na construção do Partido desde os seus primeiros dias. Nunca se esquivou de participar ativamente das nossas atividades e era tido como um dos mais respeitados líderes petistas do Estado de Rondônia.

            Muitas vezes se sacrificou para defender o projeto petista de construção de uma sociedade mais justa. Foi assim, por exemplo, que em 1982 foi candidato a Senador e, logo em seguida, em 1988, se dispôs a representar o Partido dos Trabalhadores na disputa pela Prefeitura de Porto Velho. Essas foram lutas inglórias em que não tínhamos qualquer chance. Mas, com certeza, Odair Cordeiro ajudou a pavimentar a nossa eleição para o Senado Federal e a eleição do hoje Prefeito da nossa capital, Roberto Sobrinho. Entendia que a nossa participação no processo eleitoral era fundamental para a consolidação da democracia e, consequentemente, para construção e consolidação do PT em Rondônia.

            Odair Cordeiro é natural de Catanduva, São Paulo. Chegou ao Estado de Rondônia em 1980. Sua vida em Rondônia está intimamente ligada à construção do PT. Foi, por três vezes, presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores e ultimamente era o Secretário de Comunicação do Diretório Municipal de Porto Velho.

            Importante registrar que ele foi também um dos responsáveis no nosso Estado pela chegada do PT ao Governo Federal e, no primeiro mandato de Lula, deu a sua contribuição no cargo de Diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no Estado de Rondônia, durante os anos de 2003 e 2004.

            Era um autodidata, Sr. Presidente. Frequentou por algum tempo o curso de Jornalismo, que não pôde concluir devido ao seu envolvimento militante e às suas atividades profissionais, que sempre prevaleciam em suas decisões.

            Deixou a esposa, Maria Lúcia Lancarovich, com quem conviveu harmonicamente durante mais de 40 anos. Teve três filhos: Francisco, João e Luciana, a quem, em meu nome e de todos os petistas, levo nossas condolências e nossos agradecimentos pelo exemplo de vida que Odair Cordeiro representou para todos nós.

            Quero também, aqui, mandar o nosso grande abraço aos seus irmãos, em nome de Osmar Cordeiro, que foi, inclusive, meu coordenador de campanha nas Eleições de 2002.

            Solicito à Mesa que encaminhe o requerimento de pesar.

            Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/12/2010 - Página 59296