Discurso durante a 214ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do médico paraibano, Epitácio Leite Rolim, ocorrido em 17 de dezembro de 2010, na cidade de João Pessoa, na Paraíba.

Autor
Efraim Morais (DEM - Democratas/PB)
Nome completo: Efraim de Araújo Morais
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do médico paraibano, Epitácio Leite Rolim, ocorrido em 17 de dezembro de 2010, na cidade de João Pessoa, na Paraíba.
Publicação
Publicação no DSF de 21/12/2010 - Página 60177
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MEDICO, ESTADO DA PARAIBA (PB), VITIMA, CANCER, COMENTARIO, VIDA PUBLICA, ELOGIO, COMPETENCIA, HONRA, DIGNIDADE, EFICIENCIA, ATUAÇÃO, LUTA, GARANTIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO, APRESENTAÇÃO, VOTO DE PESAR, FAMILIA.

            O SR. EFRAIM MORAIS (DEM - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, aproveito para requerer, nos termos do art. 218 do Regimento Interno do Senado Federal e de acordo com as tradições da Casa, seja inserido em ata um voto de pesar pelo falecimento do cidadão paraibano, o médico Epitácio Leite Rolim, ocorrido em 17 de dezembro de 2010, na cidade de João Pessoa, na Paraíba.

            Sabe muito bem V. Exª que Epitácio era natural de Cajazeiras, na nossa Paraíba, era médico, graduado em 1957, pela Universidade Federal da Bahia, tendo realizado especialização em Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia.

            Em sua atuação como homem público, cumpriu três mandatos de Prefeito de sua cidade natal, a cidade de Cajazeiras, dois mandatos de Deputado Estadual e um mandato de Prefeito, o primeiro Prefeito constitucional da cidade de Cachoeira dos Índios, também na Paraíba.

            Foi ainda, por vários anos, Superintendente do 9º Núcleo Regional de Saúde da Paraíba, dedicando-se, incansavelmente, a proporcionar à população melhores condições de vida, desempenhando suas funções com eficiência e seriedade.

            Epitácio Leite Rolim faleceu na última sexta-feira, dia 17 de dezembro de 2010, vítima de câncer, na cidade de João Pessoa, Paraíba, deixando um legado de honradez, competência e orgulho para seus familiares, correligionários e para toda a nossa querida Paraíba, Sr. Presidente.

            Então, mais do que justo que, nesta tarde, como um dos representantes do povo da Paraíba nesta Casa, fazer o meu tributo a esse grande líder Epitácio Leite Rolim.

            E manifesto a toda a sua família, nas pessoas de sua esposa, Dª Maria do Rosário Gadelha Sarmento Leite, conhecida como Zarinha, que também foi Deputada Estadual, e de seus filhos, Epitácio e Patrícia, o meu abraço fraterno de profundo pesar.

            Sr. Presidente, solicito ainda, nos termos do art. 221, inciso I, do Regimento Interno, sejam apresentadas à família as nossas condolências.

            Acho que é uma homenagem justa. E tenho certeza de que Epitácio cumpriu a sua missão, seja como homem público, seja como médico. A cidade de Cajazeiras perde, sem dúvida, um dos seus filhos mais ilustres por tudo que fez não só por Cajazeiras, mas pela Paraíba.

            Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/12/2010 - Página 60177