Discurso durante a 217ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Despedida do Senado Federal, fazendo um balanço de sua atividade parlamentar e expressando agradecimentos àqueles que trabalharam com S.Exa.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Despedida do Senado Federal, fazendo um balanço de sua atividade parlamentar e expressando agradecimentos àqueles que trabalharam com S.Exa.
Publicação
Publicação no DSF de 23/12/2010 - Página 60993
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • DESPEDIDA, MANDATO PARLAMENTAR, SENADO, PIONEIRO, MULHER, SENADOR, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), CUMPRIMENTO, COMPROMISSO, JUSTIÇA SOCIAL, INTERESSE, AMBITO ESTADUAL, LIDERANÇA, BANCADA, APOIO, GOVERNO, ANUNCIO, PROXIMIDADE, POSSE, MINISTRO DE ESTADO, PESCA, AQUICULTURA.
  • BALANÇO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ESPECIFICAÇÃO, APRESENTAÇÃO, PROPOSIÇÃO, AREA, EDUCAÇÃO, SAUDE, FEMINISMO, PRE-SAL, AGRADECIMENTO, SERVIDOR, SENADO, ASSESSORIA, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

A SRA. IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Sem apanhamento taquigráfi co.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Subo a tribuna no dia de hoje para me despedir da Casa que me acolheu nesses oito anos de mandato.

Casa onde pude representar o meu Estado, Santa Catarina. É com emoção que me despeço do cargo de Senadora da República, orgulhosa por nesses oito anos ter me dedicado ao máximo a construir um país mais forte, justo e desenvolvido, fi ncado nas políticas sociais do Governo do Presidente Lula.

Chegar nesta Casa em 2003 não foi tarefa fácil.

Foram 1 milhão 54 mil e 324 votos. Quando penso que fui a primeira senadora eleita em meu Estado, chego a me emocionar... Esta é uma Casa bem masculina, assim como todo o Parlamento. Aqui sempre tive desafios diários. Mas como sou uma pessoa que não tem medo de desafi os, fui honrada com a tarefa de ser Líder da Bancada do meu Partido, o PT, por quatro

anos e Líder do Governo no Congresso Nacional por mais dois anos.

Estive presente na defesa de todos os interesses de Santa Catarina, e confi ante e determinada na

defesa do Governo do Presidente Lula. Vivi momentos extremamente difíceis em 2005, quando de forma quase solitária, exerci com convicção a tarefa de travar o bom debate e separar o “joio do trigo”, entendendo que o que estava em jogo não era só diminuir a história de um Partido que lutou por praticamente todas as conquistas sociais dos brasileiros, mas acima de tudo, a governabilidade. Tive a solidariedade de poucos e o julgamento de muitos. Mas não me abati! Segui em frente, acreditando que quando se defende um projeto com verdade e dignidade, sempre se chega a um resultado exitoso. Foi o que aconteceu, vivemos oito anos sob a gestão do Presidente Lula, terminando o seu Governo com 80% de avaliação de ótimo e bom.

Agora seguiremos firmes no propósito de ajudar a Presidente Dilma a continuar no rumo certo.

Para mim o dia de hoje se faz triste pela despedida desta Casa e de companheiros que sentirei saudade, mas também se faz alegre, pois minha tarefa daqui pra frente é integrar a equipe que irá comandar junto com a Presidente um país que será ainda mais justo e igualitário. Acredito no diferencial que fará a figura de uma mulher à frente do mais alto posto de comando do nosso Brasil.

Sem falsa modéstia, acredito que fiz a diferença no Senado Federal nesses oito anos, muito em razão da sensibilidade e fortaleza que acredito serem características intrínsecas de todas nós mulheres.

É com esse mesmo sentimento que aceitei mais um desafio, o de ser Ministra de Estado do Governo da Presidente Dilma. Com a mesma dedicação, com a mesma fidelidade e lealdade, honrarei minha gestão à frente do Ministério da Pesca e Aquicultura.

Na tarde de hoje gostaria também de lembrar um pouco da minha atuação legislativa que, acredito eu, contribuiu para o desenvolvimento do meu Estado e do meu País. Tenho dentro de mim um sentimento profundo de dever cumprido, uma vez que sou professora por formação, e apresentei e consegui ver aprovada uma Proposta de Emenda à Constituição que destina mais recursos obrigatórios para a Educação, só este ano foram mais de R$10 bilhões para Educação.

Restabelecendo a vinculação orçamentária integral dos recursos para esta área, retirada no Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, através de um mecanismo chamado DRU - Desvinculação das Receitas da União. Além disso, nesta Emenda à Constituição fi cou garantida a ampliação da freqüência escolar obrigatória dos quatro aos 17 anos.

Na área da saúde da mulher ajudei nossas brasileiras a conquistar direitos, com a aprovação da lei que garante às gestantes brasileiras o direito a um acompanhante de sua escolha antes, durante e após o parto, procedimento recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

E amanhã, o Presidente Lula deverá sancionar a Lei que muda o marco regulatório da exploração da camada de pré-sal, de concessão para a partilha e que cria o Fundo Social. E no Fundo Social consta emenda de minha autoria e outros senadores, proposta pela União Nacional dos Estudantes, que destina 50% destes recursos para a Educação.

Nesses oito anos como senadora foram 38 Projetos de Lei e três Propostas de Emenda à Constituição apresentados que benefi ciaram diferentes áreas e setores sociais do nosso País.

Por todo este trabalho, agradeço a toda a minha equipe que trabalhou comigo aqui em Brasília e também em Santa Catarina. Queria lembrar com saudade três assessores que estiveram comigo nesta caminhada: meus queridos Elizete Aparecida Pucci de Oliveira, Osmar Gomes Júnior e Ana Maria Gondim. Sala das Sessões, - Senadora Ideli Salvatti.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/12/2010 - Página 60993