Pronunciamento de Itamar Franco em 10/02/2011
Discurso durante a 6ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro de artigo publicado hoje no jornal Folha de S.Paulo, intitulado "Quem te ouviu, quem te ouve".
- Autor
- Itamar Franco (PPS - CIDADANIA/MG)
- Nome completo: Itamar Augusto Cautiero Franco
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
- Registro de artigo publicado hoje no jornal Folha de S.Paulo, intitulado "Quem te ouviu, quem te ouve".
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/02/2011 - Página 2633
- Assunto
- Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), RELAÇÃO, DECLARAÇÃO, POSIÇÃO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, DISCUSSÃO, REAJUSTE, SALARIO MINIMO, CENTRAL SINDICAL.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. ITAMAR FRANCO (PPS - MG. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente.
Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, eu gostaria de que constasse nos Anais do Senado o artigo publicado na Folha de S.Paulo de hoje da jornalista Eliane Cantanhêde. Vou lê-lo para os Srs. Senadores e para as Srªs Senadoras. O título é: “Quem te ouviu, quem te ouve”.
Brasília - Lula voltou ontem a Brasília, pela primeira vez depois de descer a rampa do Palácio do Planalto, para a festa de hoje dos 31 anos do PT e para aproveitar o embalo e recuperar um pouco dos holofotes e microfones perdidos.
Continua a jornalista Eliane Cantanhêde:
No Senegal, onde estava para o Fórum Social Mundial, ele descascou as centrais sindicais por estarem azucrinando Dilma por um salário mínimo maior do que os anunciados R$ 545. Segundo Lula, é “oportunismo” das centrais.
Vamos pensar juntos: depois de começar a carreira política como líder sindical, depois de ter passado boa parte da vida azucrinando governos e patrões por maiores salários, depois de ter feito todo o discurso pró-pobres e pró-assalariados e depois de ter virado presidente da República à custa de tudo isso, Lula tinha o direito de desautorizar e criticar sindicalistas pelo justo direito de reivindicação? [Pergunta a nobre jornalista]
Ainda no Senegal, Lula apoiou os protestos contra o ditador Hosni Mubarak e acusou as “grandes potências” de terem sustentado o regime, quando, segundo ele, todo o mundo já sabia que era preciso instalar a democracia no Egito.
Vamos pensar juntos de novo [diz a jornalista]: Lula tinha o direito de posar de humanista e de apontar o dedo contra quaisquer outros países, potências ou não, depois de dizer numa viagem oficial ao Egito, em dezembro de 2003, que”‘o presidente Mubarak é um homem preocupado com a paz no mundo, com o fim dos conflitos, com o desenvolvimento e com a justiça social?”
Lula deveria aproveitar melhor as férias, os estádios de futebol e a distância do poder. Não apenas porque vivia falando que ex-presidente tem de ficar calado, mas porque tudo o que fala se volta contra ele como um bumerangue.
Oportunismo por oportunismo, nada pode ser pior do que manifestar opiniões ao sabor do momento, da circunstância, dos interlocutores. [E termina a jornalista Eliane Cantanhêde] É coisa típica de cara de pau.
Muito obrigado, Srª Presidente.
*****************************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ITAMAR FRANCO EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e o § 2º do Regimento Interno.)
*****************************************************************************************
Matéria referida:
- “Quem te ouviu, quem te ouve” - Eliane Cantanhêde - Folha de S.Paulo.
Modelo1 11/28/246:37