Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro dos dados publicados pelo IBGE sobre o crescimento da Região Norte, em especial do Estado de Roraima. Considerações a respeito do ajuste fiscal anunciado pelo governo federal e do novo valor do salário mínimo.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL. POLITICA FISCAL.:
  • Registro dos dados publicados pelo IBGE sobre o crescimento da Região Norte, em especial do Estado de Roraima. Considerações a respeito do ajuste fiscal anunciado pelo governo federal e do novo valor do salário mínimo.
Publicação
Publicação no DSF de 15/02/2011 - Página 2976
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL. POLITICA FISCAL.
Indexação
  • REGISTRO, DADOS, PESQUISA, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE), DEMONSTRAÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, REGIÃO NORTE, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR).
  • ANALISE, INICIATIVA, GOVERNO FEDERAL, CORTE, GASTOS PUBLICOS, REGISTRO, APOIO, VALOR, GOVERNO, REAJUSTE, SALARIO MINIMO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Como Líder do Governo. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, também no estilo Gilvam Borges, eu serei bastante rápido para que outros oradores possam usar da palavra.

            Quero, em primeiro lugar, fazer um registro importante para o meu Estado de Roraima, que são os dados publicados pelo IBGE sobre o crescimento da Região Norte do Brasil. O IBGE, nesta semana, publicou o resultado do crescimento real dos Estados da Região Norte. O Estado de Roraima foi o Estado que mais cresceu, no ano passado, na Região Norte, registrando um crescimento de 7,65%. O segundo Estado em crescimento foi o Estado do Acre, com 6,9%; o terceiro Estado, Tocantins, com 6,1%; depois, o Estado do Pará, com 4,9%; e Rondônia, com 3,2%.

            O segmento que mais cresceu em Roraima foi o da indústria, com 21,9%, o que representa 12,8% do PIB do Estado, e também o setor terciário, o setor de prestação de serviço e da presença do Governo, que participou com 47,3% do PIB.

            Portanto, queria fazer, em primeiro lugar, esse registro para parabenizar o Estado de Roraima e registrar que temos que trabalhar ainda mais para que, neste ano de 2011, o crescimento do Estado seja ainda maior.

            E nós vamos fazer isso, Sr. Presidente. Estamos discutindo um plano de desenvolvimento para o Estado. Estamos discutindo com indústrias a possibilidade de levar indústrias para Roraima. Estamos regularizando as terras e criando a base física do setor produtivo do Estado. O Governo do Estado, junto com as Prefeituras, está fazendo um programa de investimentos fortes, inclusive com recursos que conseguimos do PAC para obras de água, de saneamento, de infraestrutura, de estradas, de energia elétrica, e também obras do Luz para Todos.

            Portanto, são obras importantes que estão sendo realizadas no Estado. E o resultado está aqui, aparecendo no contexto da avaliação do crescimento.

            Por fim, para concluir minhas palavras, também quero fazer o registro de que, na sexta feira, usei da palavra para tratar do ajuste fiscal do Governo. Ouvindo, agora, as palavras do Senador Alvaro Dias, não queremos convencer a Oposição. É natural que a Oposição não suba à tribuna para elogiar a Presidenta Dilma, porque assim deixaria de ser Oposição e passaria a integrar a base do Governo. Mas, sem dúvida alguma, até a Oposição sabe que a Presidenta Dilma está agindo de forma correta, fazendo contingenciamento, fazendo gastos com responsabilidade fiscal, para fazer aquilo que o Presidente Lula fez: manter o País crescendo, manter o Governo investindo para que o País cresça gerando os empregos necessários, fortalecendo a nossa classe média, fortalecendo a classe consumidora, para que a nossa economia continue forte.

            Portanto, o Senador Lindbergh e a Senadora Gleisi já refutaram os dados do Senador Alvaro Dias. Quero apenas dizer que o Brasil cresceu muito e andou no rumo certo no Governo do Presidente Lula e continuará no rumo correto da Presidenta Dilma, não tenho dúvida alguma.

            O esforço que estamos fazendo é no sentido da responsabilidade, de mostrar ao País que este Governo vai gastar o que arrecadar, o que puder. As posições estão sendo tomadas em todas as frentes, quer na questão do contingenciamento, do corte necessário para manter o padrão de gastos do Orçamento de 2011, quer na decisão do salário mínimo. O Governo está tomando a decisão correta de aprovar uma lei que, ao longo do tempo, dá ganho real ao salário mínimo, que aponta para um crescimento do salário mínimo, no próximo ano, muito forte. Portanto, manterá os R$545,00 do acordo com as centrais sindicais, na Câmara e no Senado, porque a Base do Governo vai entender que é dessa forma que manteremos o Governo atuando corretamente, o País crescendo e combatendo a inflação. Nós não podemos deixar a inflação voltar, e essa é uma responsabilidade de todos nós deste País.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 4/25/246:07



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/02/2011 - Página 2976