Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Regozijo pelo pronunciamento da Presidente Dilma Rousseff sobre o tema da educação. Registro da presença, amanhã, no Estado do Espírito Santo, do Ministro de Minas e Energia, para abertura da 31ª Feira Internacional do Mármore e do Granito.

Autor
Ricardo Ferraço (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Ricardo de Rezende Ferraço
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA MINERAL.:
  • Regozijo pelo pronunciamento da Presidente Dilma Rousseff sobre o tema da educação. Registro da presença, amanhã, no Estado do Espírito Santo, do Ministro de Minas e Energia, para abertura da 31ª Feira Internacional do Mármore e do Granito.
Aparteantes
Mozarildo Cavalcanti.
Publicação
Publicação no DSF de 15/02/2011 - Página 2989
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA MINERAL.
Indexação
  • ELOGIO, PRONUNCIAMENTO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, APRESENTAÇÃO, COMPROMISSO, MANDATO, INVESTIMENTO, MELHORIA, GARANTIA, QUALIDADE, EDUCAÇÃO, RELEVANCIA, GOVERNO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, EVOLUÇÃO, SETOR.
  • ANUNCIO, VISITA, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), EDSON LOBÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), PARTICIPAÇÃO, FEIRA, MINERAÇÃO, ANALISE, ORADOR, RELEVANCIA, SETOR, ECONOMIA NACIONAL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. RICARDO FERRAÇO (PMDB - ES. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado.

            Sr. Presidente; Srs. Senadores; eminente Líder do meu partido, Senador Renan Calheiros, foi, também, com muita alegria - V. Exª assistiu à nossa grande Presidente Dilma, pela manhã, abordando o tema da educação -, que, na quinta-feira, pudemos ver, com grande entusiasmo, em seu primeiro pronunciamento público, em rede nacional de TV aberta, a nossa Presidente Dilma Rousseff abordando, como seu primeiro tema, a educação, dando naturalmente a dimensão do seu compromisso, o indicativo do seu comprometimento pessoal e do seu Governo na direção de continuarmos aprofundando os investimentos nessa que é uma área com enorme capacidade para decidir e definir que futuro queremos garantir para os jovens que estão acessando o mercado de trabalho - numa economia cada vez mais qualificada e competitiva, que exige que os nossos jovens acessem o mercado de trabalho com informação, com conhecimento, com dimensão do mundo e com formação cidadã.

            Como foi bom ver a nossa Presidente Dilma Rousseff abordando, de maneira clara, este que será um dos maiores programas sociais do País, o nosso Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica. A escola técnica federal, durante a gestão do Presidente Lula, avançou muito neste País.

            E trago aqui o testemunho dos investimentos e da parceria que o nosso ex-Presidente Lula fez com o meu Estado. Somente nos últimos anos, conseguimos implantar 12 escolas técnicas federais no Espírito Santo. Isso é superior às escolas técnicas federais que foram implantadas nos últimos 90 anos, para dar a dimensão do apoio que pudemos receber e da segurança que temos, ao ver a nossa Presidente Dilma sinalizando claramente esse que foi um compromisso que dialogamos e que discutimos com a população brasileira durante o último período eleitoral.

            Também foi muito gratificante vermos a nossa Presidente falar na expansão e na implantação do nosso Programa Nacional de Banda Larga, que vai ampliar e muito, que vai expandir e muito a inclusão digital em todo o território brasileiro; investimento absolutamente necessário para que possamos conectar com aquilo que há de mais moderno, com a velocidade do mundo que estamos vivendo.

            Da mesma forma, foi muito bem a nossa Presidente Dilma quando adequadamente falou sobre a necessidade de adequarmos e de corrigirmos as falhas que tivemos recentemente com o Enem e com o nosso Sisu.

            De modo que é com muita alegria que podemos perceber na nossa Presidente todo o seu compromisso, o seu empenho, em seu primeiro compromisso falando à Nação brasileira e abordando este que é um tema da maior relevância e da maior importância para a população brasileira.

            Também, Sr. Presidente, abordo nesta oportunidade a presença amanhã, em nosso Estado, do Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Por conta disso, não estarei presente à sessão, porque, na companhia do nosso Ministro de Minas e Energia, estaremos amanhã fazendo a abertura da 31ª Feira Internacional do Mármore e do Granito, que acontece em meu Estado, no Espírito Santo, a Vitória Stone Fair, o maior evento de rochas ornamentais da América Latina. Trata-se de atividade econômica que tem gerado extraordinária oportunidade em muitos Estados brasileiros - Ceará, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo.

            Nós estaremos amanhã recebendo o nosso Ministro Edison Lobão, e será muito importante, porque, pela primeira vez, estaremos recebendo um Ministro que terá um contato direto com esse que é um segmento que tem apoiado muito, que tem colaborado muito com o desenvolvimento do nosso Estado e do nosso País. E o nosso Estado tem uma presença muito importante, meu caro Líder Renan Calheiros, neste tema. Esse é um segmento que já colaborou, de maneira efetiva, com a balança comercial.

            Em 2010 esse segmento exportou aproximadamente US$1 bilhão, e aproximadamente 72% dessa receita tem como origem o empresariado capixaba, tem como origem a rocha ornamental do Espírito Santo. Trata-se de um setor que é formado, sobretudo, na sua grande maioria, de maneira hegemônica, por pequenos e médios produtores; um setor que, nos últimos anos, cresceu muito, desenvolveu-se muito; um setor que, no tempo e no passado, exportou muita matéria prima, muito commoditie e hoje já está exportando material elaborado, processado, industrializado, agregando valor às exportações brasileiras.

            De modo que é com muita alegria que nós estaremos amanhã recepcionando o nosso Ministro Lobão, de Minas e Energia.

            O Sr. Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR) - Senador Ferraço, eu gostaria de fazer um aparte a V. Exª.

            O SR. RICARDO FERRAÇO (PMDB - ES) - Com muito prazer e com muita hora ouço o Senador Mozarildo.

            O Sr. Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR) - Senador Ferraço, quero me ater à primeira parte do pronunciamento de V. Exª quando manifestou a sua alegria com a fala da Presidente Dilma em cadeia nacional, em que o foco básico foi educação. Quero também me somar a essa manifestação de V. Exª, porque entendo, embora seja médico, mas também sou professor concursado da Universidade Federal de Roraima, que, sem educação, a gente pode até fazer as outras coisas, mas não faz com a mesma qualidade e a mesma eficiência que faria com educação bem feita no País. Então, acho que é importante não só que se aumentem os números, a quantidade de escolas e faculdades, mas que se melhore, sobretudo, a qualidade de ensino neste País. Fico preocupado quando vejo estatísticas que mostram que o jovem não quer mais ser professor, não querem ir para o magistério pela falta de incentivo, seja na remuneração, seja na qualificação, seja na oportunidade de melhor condição de trabalho. Tenho certeza de que, se a Presidente, na primeira fala, ressalta essa importância, tenho certeza e estarei à disposição para que possamos lutar para que, de fato, o Brasil possa dar um salto na quantidade, mas também na qualidade do ensino deste País. Parabéns, portanto, por frisar, chamar atenção para esse ponto da fala da Presidente.

            O SR. RICARDO FERRAÇO (PMDB - ES) - Muito obrigado, Senador Mozarildo. De fato, entre os pontos mais abordados pela Presidente está o fato da valorização e da qualificação profissional do nosso magistério, porque não há como evoluirmos na educação brasileira se não passarmos pela valorização, pela expansão da qualificação profissional dos nossos professores, tornando, inclusive, a carreira de professor uma carreira atrativa, valorizada, motivada, estimulada, para que, de fato, nós possamos fazer essa que é uma revolução necessária e inadiável.

            Muito obrigado Sr. Presidente.

            Muito obrigado, Srªs e Srs. Senadores.


Modelo1 5/5/241:25



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/02/2011 - Página 2989