Discurso durante a 14ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do compromisso do PCdoB com o êxito do Governo Dilma Rousseff. (como Líder)

Autor
Inácio Arruda (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO CEARA (CE), POLITICA ENERGETICA.:
  • Registro do compromisso do PCdoB com o êxito do Governo Dilma Rousseff. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 23/02/2011 - Página 4559
Assunto
Outros > ESTADO DO CEARA (CE), POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • COMENTARIO, COMPROMETIMENTO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL (PC DO B), APOIO, PLANO DE GOVERNO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • COMENTARIO, VISITA, REUNIÃO, PRESIDENTE, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), GOVERNADOR, ESTADO DO CEARA (CE), EMPRESARIO, FEDERAÇÃO NACIONAL, INDUSTRIA, OBJETIVO, REFORÇO, PESQUISA, PRODUÇÃO INTELECTUAL, CIENTISTA, PREPARAÇÃO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, REGIÃO NORDESTE.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, falo, neste espaço da liderança partidária, do nosso compromisso, o compromisso do meu Partido, o Partido Comunista do Brasil, com o êxito do Governo de Dilma Rousseff. Uma grande conquista da Nação brasileira, do nosso povo, três vitórias consecutivas que buscam construir um projeto efetivamente nacional. Para isso, aquelas teses neoliberais foram derrotadas sucessivamente. São três vitórias do campo democrático, popular, de esquerda no nosso País, conjugando forças, de que o nosso Partido participou ativamente, desde o seu início, com esse compromisso.

            E é com esse compromisso que nós temos discutido grandes empreendimentos no Brasil. Eu acompanhei a reunião dos Governadores em Sergipe. A Presidenta Dilma anunciou que, em relação ao Nordeste, não haverá corte nem veto, porque, pela primeira vez, nós tivemos vetos no Orçamento da República. Então não haverá cortes nem vetos.

            Sendo assim, precisamos já convidar a Ministra do Planejamento para revisar os cortes e os contingenciamentos anunciados, porque mexem com os investimentos do Nordeste brasileiro.

            Ao lado disso, tivemos a visita no meu Estado do Ceará do Presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e sua equipe, que se reuniu com o Governador do Estado do Ceará e sua equipe e com os empresários, por meio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará.

            Acompanhei toda essa reunião, Srª Presidente, que foi uma espécie de convite, de convocação, digamos melhor, da Petrobras aos empresários do Estado do Ceará e do Nordeste brasileiro, para que eles também se constituam em fornecedores da maior companhia brasileira que é a Petrobras. Para isso, nós precisamos reforçar, no Nordeste brasileiro, a pesquisa, a produção científica, o aporte às empresas da nossa região, para que, diante do convite, não tenhamos que convidar empresas de outras regiões do Brasil a se dirigirem ao Ceará, à Paraíba, ao Rio Grande do Norte, ao Piauí e a Pernambuco para produzirem lá os produtos que a Petrobras está a reivindicar.

            A Petrobras precisa de mais fornecedores, precisa de mais oferta. O Nordeste vai ter três novas refinarias da Petrobras. Nós vamos ter, talvez, a maior refinaria da Petrobras no Estado do Ceará: uma refinaria Premium II - significa uma classificação tecnológica mais avançada, mais moderna.

            Isso exige fornecedores novos, mas exige também formação do povo, formação dos trabalhadores, qualificação não só técnica, mas cultural também para compreender as mudanças que vão acontecer a partir de empreendimentos de grande porte naquela nossa região, o que tem permitido ao Nordeste - e é justo que seja assim - crescer mais que a média nacional.

            O nosso Governador Cid Gomes assumiu ali, com o Presidente da Petrobras, o compromisso do investimento do Estado para garantir especialmente a formação, a preparação do nosso povo em 120 escolas técnicas de tempo integral, que vão permitir o curso de formação regular - o que já temos - e mais a formação profissional.

            Eu poderia associar a esse esforço o trabalho do Ministério do Esporte, com o Segundo Tempo, mas vou tratar desse tema em um outro período, em outro momento, porque precisamos apurar melhor o que está a ocorrer com o Programa Segundo Tempo.

            Mas quero me referir especialmente a esse encontro da Petrobras com o Governo do Estado do Ceará e à convocação daqueles que estão no nosso Estado e na nossa região Nordeste para que se transformem em fornecedores dessa grande companhia brasileira.

            Isso responde ao nosso compromisso. O nosso Partido, o PCdoB, é um Partido de compromisso. Nós assumimos um compromisso com a Presidenta Dilma. Nós vamos honrá-lo, vamos lutar para honrar esse compromisso de ajudar o nosso País a se desenvolver, o nosso País a crescer. É esse o compromisso que assumimos com a Presidenta Dilma.

            Para dar a nossa contribuição, não medimos esforços, nunca medimos, e somos daqueles que estamos ao lado dos líderes que conosco partilham compromissos nas horas boas e nas horas difíceis. Porque tem a turma da hora boa, a turma que ganha na hora boa e que corre na hora difícil. Nós não somos dessa turma, nós não somos dessa gente. Por isso é que reafirmamos aqui o nosso compromisso com a nossa Presidenta Dilma. O compromisso que alinhamos com a Presidenta Dilma está, digamos assim, no mesmo patamar do esforço que desenvolvemos no nosso Estado do Ceará para trazer o desenvolvimento para a nossa região.

            Queríamos reafirmar esse ponto de vista do nosso Partido. Compromisso se honra. É assim que nós fazemos, é assim que o PCdoB faz, e o nosso compromisso está ligado à Presidenta Dilma, ao nosso Estado e a nossa região.

            É assim que funciona o nosso Partido, o PCdoB, Srª Presidente.


Modelo1 7/17/249:25



Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/02/2011 - Página 4559