Discurso durante a 17ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Defesa da implantação de uma área de livre comércio em Roraima; e outros assuntos. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.:
  • Defesa da implantação de uma área de livre comércio em Roraima; e outros assuntos. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 26/02/2011 - Página 5129
Assunto
Outros > POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.
Indexação
  • DEFESA, POLITICA DE DESENVOLVIMENTO, ESTADO DE RORAIMA (RR), CORRELAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO, INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE AEREO.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, OFICIO, OBJETIVO, APOIO, EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUARIA (INFRAERO).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho tratar hoje de uma questão extremamente importante para o Estado de Roraima e que nós temos lutado, ao longo dos últimos anos, para que o nosso Estado se estruture em seu modelo econômico e tenha produção, geração de empregos e melhor renda para a população.

            Entre os aspectos que nós vemos como opção forte para a economia de Roraima, está a estruturação da área de livre comércio, que trabalhei muito para que fosse implantada, e também a Zona de Processamento de Exportação. Além disso, a nossa posição geopolítica de fronteira com a Venezuela e com a Guiana nos dá uma condição importante para a plataforma de comércio exterior, mas, para que tudo isso aconteça, é importante que nós tenhamos a estruturação ou a infraestrutura necessária das condições de transporte para o nosso Estado, e um dos pontos em que me tenho debruçado é exatamente a questão do transporte aeroviário.

            O Aeroporto Internacional de Boa Vista foi reformado no Governo do Presidente Lula, reconstruído e, portanto, teve recursos vultosos aplicados. Tivemos uma melhoria bastante forte no aeroporto, fruto também do nosso trabalho, do nosso esforço, da dedicação do Ministério da Defesa e da Infraero. Falta agora uma segunda parte na estruturação do aeroporto.

            Desde 2009, nós lutávamos junto à Infraero, junto ao então Presidente Murilo Marques Barboza, para que fosse construído o novo terminal de carga, sendo assim definido o armazém alfandegado para a área de livre comércio de Boa Vista. Em 2009, reafirmei a necessidade urgente da construção desse setor de carga no aeroporto e, em 14 de janeiro de 2010 - portanto, há mais de um ano -, a Infraero aprovou a construção do armazém alfandegado do setor de cargas aéreas e, neste ano, se iniciam as obras para a construção desse setor de cargas.

            É muito importante que essa obra seja feita rapidamente - a licitação já foi lançada -, porque, além de atender a área de livre comércio, além de atender o comércio de Boa Vista e de Roraima, sem dúvida alguma, o Aeroporto de Boa Vista, com um terminal de cargas em condições de funcionar bem, é uma alternativa ao transporte de cargas também para Manaus. Hoje, o Aeroporto de Manaus está sobrecarregado, e o despacho de materiais, de equipamentos, de mercadorias nesse aeroporto demora vários dias.

            Boa Vista, em Roraima, pode virar rota alternativa, para que nós tenhamos condições de receber mercadorias, até para despachá-las, via terrestre, para a Zona Franca de Manaus.

            Portanto, eu quero aqui registrar que esse é um dos caminhos que vejo para o fortalecimento do nosso comércio. E quero agradecer à Infraero, ao seu então Presidente Murilo Marques Barboza, que atendeu o nosso pleito, e reafirmar ao novo Presidente da Infraero, que assumiu esta semana, que é importante que essa obra continue de forma acelerada, porque é uma obra estratégica para Roraima e para a Amazônia Ocidental.

            Ao fazer este registro, peço a transcrição dos ofícios que encaminhei à Infraero e também da resposta ao Ofício nº 827, de 14 de janeiro de 2010, recebido da Infraero, confirmando o nosso pleito, atendendo o nosso pleito, e fazendo com que esse terminal de carga fosse licitado, estando agora em construção, para o nosso júbilo, para a nossa satisfação. Como eu disse, é um instrumento importante para consolidar a Área de Livre Comércio e a ZPE, que nós lutamos para levar para Roraima, e também um instrumento importante para fortalecer a matriz de transporte da Amazônia Ocidental, atendendo inclusive o Estado do Amazonas e a Zona Franca de Manaus.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e o § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

            Matérias referidas:

            Ofício nº 189/2009 - GAB SRJ; e Ofício nº 827/PR/2010.


Modelo1 4/23/248:33



Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/02/2011 - Página 5129