Discurso durante a 20ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração pela criação de uma comissão para tratar dos temas da Amazônia, assim como pela criação da Subcomissão de Desenvolvimento do Nordeste, manifestando o entendimento de que a integração do Brasil depende do foco no desenvolvimento regional.

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.:
  • Comemoração pela criação de uma comissão para tratar dos temas da Amazônia, assim como pela criação da Subcomissão de Desenvolvimento do Nordeste, manifestando o entendimento de que a integração do Brasil depende do foco no desenvolvimento regional.
Publicação
Publicação no DSF de 03/03/2011 - Página 5739
Assunto
Outros > POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.
Indexação
  • REGISTRO, CRIAÇÃO, SENADO, COMISSÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, OBJETIVO, REALIZAÇÃO, TRABALHO, PROJETO, MELHORIA, DESENVOLVIMENTO, REGIÃO AMAZONICA.
  • REGISTRO, CRIAÇÃO, SUBCOMISSÃO, DESENVOLVIMENTO, REGIÃO NORDESTE, OBJETIVO, ELABORAÇÃO, PROPOSIÇÃO, MELHORIA, INFRAESTRUTURA, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, INTEGRAÇÃO, REGIÃO, ESTADO DO PIAUI (PI).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Quanta honra poder falar aqui, tendo esse meu querido Senador baiano. Walter Pinheiro, quero dizer que temos a honra e uma alegria muito grande de contar com a sua experiência aqui, nesta Casa.

            Srª Presidente, Senadora Marta Suplicy; minha querida Vanessa; Srs. Senadores, quero aqui, nesta tarde, primeiro, dizer da minha alegria, hoje, com a instalação de várias Comissões e, na Comissão de Desenvolvimento Regional, já, além da instalação, com a aprovação de uma audiência pública, para tratar sobre um tema importante, como a área dos portos e do transporte marítimo e hidroviário; com a aprovação - digo aqui sobre uma iniciativa da nossa Senadora Vanessa - de uma Comissão para tratar dos temas da Amazônia. Quero aqui ressaltar também a aprovação, como eu tinha anunciado, da Subcomissão de Desenvolvimento do Nordeste.

            Sou grato aqui ao nosso Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e a todos os meus Pares daquela Comissão por essa iniciativa.

            Devo dizer que trabalhamos, com certeza, como um Senador do Brasil, como um Senador que vai estar aqui, como tenho repetido, trabalhando, com muita paixão, com muita dedicação, o tema relacionado ao meu Estado, ao meu querido Piauí, mas também o desenvolvimento regional.

            Acredito que a integração do Brasil depende desse foco no desenvolvimento regional e creio que qualquer um, qualquer uma que puder pensar o desenvolvimento em qualquer área vai ter de pensar dessa forma. Hoje - e ressalto aqui o importante compromisso assumido recentemente, na Região Nordeste, pela Presidente Dilma Rousseff, no Fórum dos Governadores, com a presença também de Parlamentares do Congresso Nacional e outras Lideranças -, acredito que podemos, por meio dessa Comissão, dar uma grande contribuição ao Brasil, integrando, primeiro, a Bancada do Congresso, Câmara e Senado, com esse trabalho do Fórum dos Governadores, com as entidades vinculadas ao setor dos trabalhadores, aos empresários, aos investidores, para, a partir daí, poder trabalhar políticas, obras, programas, centrados numa Região.

            O que estamos apresentando à Comissão é a oportunidade de escolhermos alguns temas que são essenciais para o desenvolvimento da nossa Região e de trabalhá-los em cada Estado, ou seja, de a Subcomissão poder deslocar-se e estar em cada um dos nove Estados da Região Nordeste, para ali tratarmos, em cada um deles, do foco que aquela Região quer dar. E podemos tomar como base, está certo, todo um trabalho já desenvolvido por esta Casa, ou seja, um conjunto de projetos que já tramitam no Senado, que tem forte interesse, forte impacto na Região Nordeste, e, ao mesmo tempo, a pauta trabalhada, por exemplo, a partir do Fórum dos Governadores. Podemos, assim, acelerar aquilo que é prioridade.

            Tenho citado alguns temas, como o da infraestrutura. Não dá para pensar mais o Brasil, cada um pensando na sua BR ou naquele trecho de ferrovia ou naquela ponte isoladamente.

            Eu acho que é preciso pensar o desenvolvimento integral do Brasil. Quero trabalhar - repito- o desenvolvimento do meu Estado, o Estado do Piauí, mas tenho a convicção de que esse desenvolvimento será tão mais acelerado, quanto maior o for em todas as nossas fronteiras. O Piauí, meu querido Senador João Vicente, integrado com o Nordeste, o Nordeste integrado com o Brasil, e o Brasil integrado ao mundo. Hoje vivemos, mais do que nunca, a globalização, e é necessário que se tenha toda essa sintonia.

            Assim sendo, na área de infraestrutura, por exemplo, temos de lidar com uma diversidade de opções na área portuária; trabalhar com portos de calados mais profundos, como o Porto de Itaqui ou o Porto de Pecém, e com outros portos com condição de menor calado, como o nosso Luís Correia. Mas é preciso que se tenha uma política portuária integrada com ferrovias, com rodovias, com hidrovias. Podemos trabalhar também os transportes de alta velocidade, na área de aeroportos internacionais ou regionais, ou seja, pensar nossa logística de transporte como intermodal.

            Da mesma forma, o setor de energia: quais as condições que temos de produção de energia - hidrelétrica, eólica, energia com biodiesel, com biomassa -; qual a opção que temos em cada um dos Estados, em cada uma das Regiões. E, a partir daí, trabalhar a geração e a distribuição, para que possamos ter condições de receber qualquer investimento em qualquer área.

            Ao mesmo tempo, cito essa área vinculada, além da infraestrutura de comunicação que poderia citar aqui, vinculada, por exemplo, às áreas relativas à educação. Mas quero dizer que tudo isso tem que ser olhado a partir do potencial de cada Estado. Em vários Estados, por exemplo, temos potencial para a mineração. A mineração é muito diversificada numa região como a nossa. Muitas vezes temos ali uma riqueza ao lado da pobreza, e, por falta de estudo, por falta de pesquisa, não é possível desenvolver esse potencial.

            Cito o exemplo do meu Estado. Começamos em 2003 um conjunto de pesquisas que revela que em todo o Piauí, especialmente na divisa do Piauí com o Ceará, com Pernambuco e com a Bahia, grandes riquezas na área vinculada ao pala, ao mármore, ao ferro, ao níquel e a um conjunto de outros minérios. Ainda hoje, tratei com o nosso querido Haroldo Lima, da Agência Nacional de Petróleo; o nosso Governador encontra-se no Rio de Janeiro para audiência com o nosso presidente da Agência Nacional de Petróleo, que ali investiu, por uma autorização do Presidente Lula, que continua no Governo da Presidente Dilma, na Bacia do Parnaíba, fazendo pesquisas nessa área de gás e petróleo. E agora, acabamos de ter o privilégio de receber o anúncio de que na bacia do Parnaíba há uma grande reserva de gás, entre as cidades de Floriano e de São Luís, numa comunidade chamada Capinzal, uma grande reserva de gás com condições que permitem desenvolver um conjunto de demandas que temos naquela região.

            Para citar apenas um exemplo, o Gasene, o gasoduto do Nordeste, parou no Estado do Ceará e, por conta da crise da Bolívia, não era possível ter esse desenvolvimento naquela região. E agora temos condições, com gás próprio da Região Nordeste, na bacia do Parnaíba.

            Hoje, o presidente Nacional da Agência Nacional de Petróleo, o nosso ex-Deputado Haroldo Lima, garantiu o andamento, com perfuração de poço estratificado ali na região de Floriano, o que vai, com certeza, confirmar as pesquisas que já foram feitas, a presença de gás e, se Deus quiser, de petróleo. Já temos pesquisas de petróleo no litoral, entre o Maranhão e o Piauí. Cito essa área do gás, do petróleo, da mineração, enfim, para dizer que, se temos um plano pensado no longo prazo para a infraestrutura, para o potencial, seja na mineração, no agronegócio, seja na produção de alimentos, na fruticultura irrigada, voltada para o turismo, para um conjunto de áreas, fica mais fácil saber o que temos de fazer em cada ponto de cada Estado, e, portanto, integrando...

(Interrupção do som.)

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Dois minutos para encerrar, Senador.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI) - Para concluir, Srª Presidente, devo dizer que isso facilita os investimentos, permite que aqui a bancada federal da Região Nordeste, na Câmara e no Senado, possa contribuir no sentido de priorizar no Orçamento, priorizar nas emendas, enfim, as condições de avançarmos nessa direção.

            Então eu queria tratar sobre isso e dizer da animação que estou para que possamos trabalhar de modo muito forte, Senadora Lídice, integrado com todas as regiões. 

            A ideia é de que já agora, após o Carnaval, possamos fazer um cronograma com o foco que cada Estado pretende dar a partir do ponto de vista do seu Estado, mas integrado para um projeto maior de desenvolvimento regional, que possamos aqui atuar junto com os Ministérios que atuam nessa área: Ministério da Integração Nacional, Ministério do Turismo, Ministério dos Transportes e um conjunto de outras áreas. Enfim, creio que é essa integração, é essa soma de esforços que vai nos permitir avançar.

            Por essa razão, comemoro aqui a criação da Subcomissão de Desenvolvimento do Nordeste, que, com certeza, será um instrumento importante para o desenvolvimento da nossa região.

            Muito obrigado.


Modelo1 4/30/2410:18



Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/03/2011 - Página 5739