Discurso durante a 25ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração do nonagésimo aniversário de fundação do jornal Folha de S.Paulo.

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do nonagésimo aniversário de fundação do jornal Folha de S.Paulo.
Publicação
Publicação no DSF de 15/03/2011 - Página 6703
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), IMPORTANCIA, UTILIZAÇÃO, INTERNET, ELOGIO, COMPROMISSO, ATUAÇÃO, JORNALISMO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco/DEM - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Sarney; Sr. Ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho; Sr. Presidente do TST, Ministro João Oreste Dalazen; senhoras e senhores; Dr. Otavio Frias Filho; Jornalista Maria Cristina Frias, eu queria dizer que é elogiável a iniciativa dos Senadores Ricardo Ferraço e Crivella, que compõem esta Mesa, de propor esta sessão solene. Na verdade, o que aqui estamos homenageando é a liberdade de imprensa no Brasil.

            Dr. Otávio Frias, eu sou político há 30 anos - 30 anos! Fui Prefeito de Natal, Governador, Senador, Governador, Senador, Senador. Longevidade em vida pública é decorrente de alguns atributos, mas, principalmente, de padrão ético. Longevidade em instituições como a Folha de S. Paulo só tem uma explicação: credibilidade.

            Eu tenho consciência absoluta de que a Internet é um fato novo na divulgação de notícias do mundo inteiro, que a Internet compete com os jornais do mundo inteiro e que vão sobreviver, no futuro, apenas alguns. Mas eu tenho certeza de que El País, The Guardian, Le Figaro, The New York Times e a Folha de S.Paulo vão sobreviver. Tenho essa consciência - e quero ser muito rápido - porque a Folha de S.Paulo - e há outros jornais do Brasil com qualidade assemelhada - é um jornal que tem posição, coragem e competência nos seus quadros. Jornal emite opinião. Para emitir opinião e noticiar a verdade com isenção é preciso competência, credibilidade e coragem.

            A Folha de S.Paulo introduz, ou vem introduzindo, ao longo desses 90 anos, mudanças para melhor em nosso País. O mensalão foi decorrente de uma denúncia da Folha de S.Paulo e terminou numa instituição chamada Supremo Tribunal Federal. Vai passar a limpo o padrão ético do Brasil. E decorrente de quê? Da iniciativa de um jornal.

            Por isso, acho que a iniciativa de Ferraço e de Crivella é meritória, porque o Congresso brasileiro, a Casa do povo brasileiro homenageia uma instituição. A Folha de S.Paulo, Dr. Frias, é uma instituição a serviço de uma causa, e a causa se chama liberdade de imprensa com coragem.

            Cumprimento V. Sªs como brasileiro, como potiguar e como Senador. (Palmas.)


Modelo1 5/18/249:38



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/03/2011 - Página 6703