Discurso durante a 26ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários acerca das enchentes que assolam o Estado do Paraná e das medidas de socorro que estão sendo tomadas.

Autor
Gleisi Hoffmann (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Gleisi Helena Hoffmann
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Comentários acerca das enchentes que assolam o Estado do Paraná e das medidas de socorro que estão sendo tomadas.
Publicação
Publicação no DSF de 15/03/2011 - Página 6747
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • REGISTRO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, CALAMIDADE PUBLICA, INUNDAÇÃO, MUNICIPIOS, ESTADO DO PARANA (PR), ELOGIO, DISPOSIÇÃO, FERNANDO BEZERRA COELHO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, COMPROMISSO, AGILIZAÇÃO, AUXILIO, VITIMA, REGIÃO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, o que me traz a esta tribuna hoje não é um tema que me agrada. Muito pelo contrário, me entristece muito. É a tragédia das chuvas, das águas, que tivemos no Paraná. Aliás, essa semana, esse final de semana foi um final de semana de tragédias. Assistimos ao tsunami, no Japão, ao desespero das pessoas, uma tragédia sem precedentes.

            O nosso Estado do Paraná também foi muito atingido, Sr. Presidente. Nosso litoral do Estado é pequenininho, mas é muito bonito. E nunca tínhamos visto uma situação como essa. Aliás, de todas as tragédias naturais acontecidas recentemente no Paraná, devo dizer que essa foi uma das mais violentas. Desde Guaratuba, que é um Município litorâneo muito conhecido no nosso Estado, até a região norte de Antonina, estamos com alagamentos. São cerca de 20 quilômetros de largura de alagamentos. Tivemos deslizamentos de terra, deslizamentos grandes, médios e pequenos, com inundação em todos os rios do litoral. É o fenômeno chamado cabeça d´água, um fluxo de água que atinge grande velocidade e sai arrastando tudo: tronco, terras, pedras.

            Temos hoje cerca 10 mil pessoas desabrigadas. Duas pessoas morreram e mais de 4 mil casas foram destruídas. É um número muito considerável em relação à população que temos no litoral do Paraná, que é uma população pequena. O litoral está isolado. Ainda estamos com falta de água, combustível e alimentos. Já estamos tomando, junto com o Governo Federal e em parceria com o Governo do Estado, as providências para ajudar o Paraná.

            Queria deixar este registro aqui, na tribuna, manifestar a minha solidariedade ao povo do litoral do meu Estado, que sofre muito, e dizer que estamos todos empenhados para que, de fato, consigamos levantar os recursos necessários para ajudar aquela população.

            Ontem e hoje, conversei com o Governador Beto Richa, do meu Estado. Conversei também com o Ministro Fernando Bezerra Coelho, da Integração Nacional. Aliás, quero parabenizar o Ministro pela presteza, pela agilidade. Já estão fazendo o levantamento de todos os danos que tivemos no Estado. A Defesa Civil nacional já está lá, o Exército da Região Sul já foi deslocado para o nosso litoral, além de ponte móvel do Dnit também.

            Amanhã pela manhã, teremos uma reunião - e quero convidar a nossa bancada do Paraná, em especial o Senador Alvaro Dias, que me antecedeu nesta tribuna, a nos acompanhar nesta audiência - com os prefeitos do Paraná e também com representantes do Governo do Estado, para que possamos fazer a liberação de recursos.

            Temos de ter agilidade. Infelizmente, temos legislação neste País em que as coisas seguem um rito. Nós gostaríamos que fossem mais ágeis, mas temos que seguir o que a lei manda, até porque temos responsabilidade.

            Então, respondendo ao Senador Alvaro, que esteve nesta tribuna, se nós fizermos as coisas fora da lei, ele será o primeiro a vir aqui e questionar o Governo. Mas quero dizer que o Governo Federal está imbuído em fazer as coisas acontecerem de forma muito rápida.

            Então, eu não poderia deixar de usar esta tribuna hoje para registrar este fato lamentável, a situação em que se encontra a população, mas também para registrar as ações do Ministério da Integração, as iniciativas que já vem tomando e também a reunião que teremos amanhã com os prefeitos do litoral, a bancada do Paraná e representantes do Governo do Estado.

            Então, externando a minha solidariedade ao povo do litoral, quero dizer que estamos aqui à inteira disposição. Tenho certeza de que esta Casa, se precisar, também estará solidária, para que possamos minimizar a dor e a tragédia que o nosso povo está sofrendo neste momento.

            Obrigada, Sr. Presidente.


Modelo1 5/6/2410:39



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/03/2011 - Página 6747