Pronunciamento de Gleisi Hoffmann em 16/02/2011
Discurso durante a 10ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registra uma preocupação muito grande em relação a uma decisão do Supremo Tribunal Federal que é da substituição dos Parlamentares titulares pelo suplente por partido e não por coligação.
- Autor
- Gleisi Hoffmann (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
- Nome completo: Gleisi Helena Hoffmann
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA PARTIDARIA.:
- Registra uma preocupação muito grande em relação a uma decisão do Supremo Tribunal Federal que é da substituição dos Parlamentares titulares pelo suplente por partido e não por coligação.
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/02/2011 - Página 3345
- Assunto
- Outros > POLITICA PARTIDARIA.
- Indexação
-
- CRITICA, DECISÃO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), SUBSTITUIÇÃO, CONGRESSISTA, TITULAR, SUPLENTE, REFERENCIA, PARTIDO POLITICO, PROTESTO, ORADOR, DESRESPEITO, DEMOCRACIA, CONCLAMAÇÃO, SENADO, DEBATE, MATERIA.
A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, queria aqui apenas registrar uma preocupação muito grande em relação a uma decisão do Supremo Tribunal Federal que é da substituição dos Parlamentares titulares pelo suplente por partido e não por coligação. Isso tem ocasionado situações bastante adversas no Estado, no meu Estado do Paraná. Aconteceu isso agora, recentemente, com um Deputado da nossa coligação. Isso é uma afronta à democracia, ao ato jurídico perfeito. Fizemos campanha com coligação estabelecida. Mudar a regra do jogo depois do jogo jogado, traz a nós uma situação muito delicada.
Então, queria registrar esse fato. Esta Casa não fez esse debate. É um debate que está sendo feito na Câmara dos Deputados; existe inclusive uma PEC para fazer a situação mais clara.
Mas gostaria de dizer aqui que, desde 1945, fazemos a substituição dos titulares da suplência por coligação e não por partidos. Então, acho que temos de nos manifestar sob pena de cometermos grandes injustiças. E mais, desrespeitar a vontade do eleitor, porque estão assumindo Deputados menos votados do que aqueles que teriam o direito de assumir.
Então, quero deixar aqui meu registro, o protesto em relação a essa decisão. E que possamos, na reforma política, na comissão de reforma política, discutir este assunto com muita seriedade e não permitir que a Justiça continue legislando. É esta Casa que tem que decidir os destinos da legislação.
Obrigada, Sr. Presidente.