Fala da Presidência durante a 16ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Responde a solicitação do Senador Álvaro Dias, que requer voto de pesar pelo falecimento, em Curitiba, do pastor José Pimentel de Carvalho, Presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus.

Autor
Paulo Davim (PV - Partido Verde/RN)
Nome completo: Paulo Roberto Davim
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Responde a solicitação do Senador Álvaro Dias, que requer voto de pesar pelo falecimento, em Curitiba, do pastor José Pimentel de Carvalho, Presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus.
Publicação
Publicação no DSF de 25/02/2011 - Página 4865
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ATENDIMENTO, SOLICITAÇÃO, ALVARO DIAS, SENADOR, REQUERIMENTO, VOTO DE PESAR, HOMENAGEM POSTUMA, PASTOR, PRESIDENTE, IGREJA EVANGELICA, ESTADO DO PARANA (PR).

O SR. PRESIDENTE (Paulo Davim - Bloco/PV - RN) - V. Exª será atendido na forma do Regimento.

Sobre a mesa, requerimento que passo a ler.

É lido o seguinte:

REQUERIMENTO Nº 133, DE 2011 Requeiro, nos termos do art. 218 do Regimento Interno do Senado Federal, de acordo com as tradições da Casa, homenagem de pesar, consistente em inserção em ata de Voto de Pesar e apresentação de condolências à família, pelo falecimento, ocorrido na manhã de hoje, dia 24, em Curitiba, do pastor José Pimentel de Carvalho, presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus na Capital do Paraná.

Justificação

Pouco depois de completar 95 anos de idade, o que aconteceu no último dia 8, morreu na manhã de hoje, em Curitiba, uma das mais expressivas lideranças nacionais da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, que foi o pastor José Pimentel de Carvalho.

Presidente da Assembléia de Deus em Curitiba, o pastor Carvalho foi um exemplo de vida dedicada a propagar os ensinamentos do Evangelho. Ele também era um dos últimos remanescentes dos pastores que tiveram a oportunidade de conviver com os introdutores no Brasil da Assembleia de Deus, que chegou ao país no mesmo ano em que ele estava nascendo.

José Pimentel de Carvalho era um menino de apenas 14 anos quando converteu-se à Assembléia de Deus. Isto se deu em 1930, na localidade de Santa Tereza, no município fluminense de Valença. E por ser a única pessoa alfabetizada na sua congregação, foi logo, apesar de tenra idade, incumbido de pregar a Bíblia para os demais.

Em uma das suas primeiras pregações, ainda de calça curtas e descalço, numa fazenda, o menino viu chegar à porta um grupo de homens armados com foices e porretes. Eles estavam a serviço do fazendeiro, que não aceitava a presença dos pentecostais em suas terras. Sem se Intimidar, o menino continuou com sua pregação. Ao final do culto, diversos jovens foram batizados. Um dos convertidos, aparentemente em transe, marchou, ajoelhado, em direção ao grupo hostil, fazendo invectivas em línguas estranhas. Assustados, todos eles fugiram.

Consagrado pastor em 18 de maio de 1945, José Pimentel de Carvalho chefiou por oito anos o Departamento de Escola Dominical da Casa Publicadora das Assembleias de Deus, onde foi responsável pela criação das primeiras lições bíblicas para crianças. Presidiu a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) por nada menos que seis mandatos.

No Paraná desde 1962, era o presidente da igreja em Curitiba e também presidiu, por vários mandatos, a Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no estado. Além de comandar a construção do belo templo de mais de cinco mil metros quadrados da igreja no Centro Cívico, em Curitiba, o pastor José Pimentel de Carvalho tem, entre suas realizações, a fundação do Instituto Bíblico das Assembleias de Deus no Paraná e a Associação Educacional do Paraná. Sua liderança e o respeito que conquistou se revelam no fato de que, desde 2006, era o presidente de honra da Convenção das Assembleias de Deus no Paraná.

Viúvo de Rosa Maria da Conceição, com quem se casou em 1938, o pastor Carvalho teve com ela nove filhos. Mais do que a prole numerosa, no entanto, ele deixa um exemplo de vida reta, de fé e dedicação à pregação do Evangelho.

Por tudo isso, estou certo de que o pastor José Pimentel de Carvalho se faz merecedor, por parte do Senado Federal, deste Voto de Pesar que tenho a honra de propor em sua homenagem.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/02/2011 - Página 4865