Pronunciamento de Ricardo Ferraço em 15/03/2011
Discurso durante a 27ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comemoração do lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2011, cujo tema será Fraternidade e a Vida no Planeta.
- Autor
- Ricardo Ferraço (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
- Nome completo: Ricardo de Rezende Ferraço
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
RELIGIÃO.:
- Comemoração do lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2011, cujo tema será Fraternidade e a Vida no Planeta.
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/03/2011 - Página 6811
- Assunto
- Outros > RELIGIÃO.
- Indexação
-
- COMEMORAÇÃO, ABERTURA, SESSÃO LEGISLATIVA, CERIMONIA, SAUDAÇÃO, AUTORIDADE, HOMENAGEM, LANÇAMENTO, CAMPANHA DA FRATERNIDADE, CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB), ASSUNTO, ATENÇÃO, SOCIEDADE CIVIL, PRESERVAÇÃO, RESPEITO, MEIO AMBIENTE, NATUREZA, PLANETA TERRA.
| SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco/PMDB - ES. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Saúdo a Exmª Srª Vice-Presidente desta Casa e Presidente desta sessão, Senadora Marta Suplicy.
Cumprimento a primeira signatária da presente sessão, a Senadora Ana Rita, minha conterrânea. Juntos, dividimos com o Senador Magno Malta a representação do Espírito Santo nesta Casa.
Cumprimento ainda, na sua ausência, a Ministra de Estado do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
Cumprimento o Bispo de São Luís do Maranhão e representante, nesta sessão, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Reverendíssimo Senhor Dom José Belisário da Silva.
Também cumprimento o Diretor-Executivo da Campanha da Fraternidade, o Reverendíssimo Senhor Padre Luiz Carlos Dias, e, de igual forma, o Reverendíssimo Senhor Padre Ernani Pinheiro.
Srª Presidente, Marta Suplicy, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, associo-me a tantos Senadores e Senadoras que ocuparam a tribuna para também fazer uma manifestação de júbilo à nossa CNBB pela oportunidade, pela propriedade, pela tempestividade de um tema tão relevante à civilização humana, como esse que a Campanha da Fraternidade traz em 2011.
Não apenas a Igreja Católica, mas também as demais igrejas cristãs se associam a esse esforço, que não apenas é um esforço pastoral ou um esforço de evangelização, mas que também é um esforço de expansão da consciência cidadã para uma tomada de decisão com relação ao que tem a ver com a sobrevivência das próximas gerações. Esse deve ser, a meu juízo, um princípio ético com as demais gerações.
Este é o ano que antecede a Rio+20, em que nos estamos organizando para a construção de uma agenda que possa refletir, pensar e debater sobre esse tema e que possa criar caminhos com melhores e maiores resultados, vinte anos após a Rio 92. Após a COP 15, em Copenhague, e a COP 16, em Cancun, vem aí a Rio+20.
O Senado Federal e a Câmara dos Deputados constituirão, nos próximos dias, a Comissão Mista, a chamada Comissão do Clima, a Comissão que apresentará não somente a visão do Congresso Nacional, a formulação do Congresso Nacional, mas também o acompanhamento e o monitoramento das metas voluntárias que nosso País assumiu na última reunião de Copenhague, para que, muito mais do que apresentar diagnósticos e avaliações, possamos dar um passo adiante e mostrar resultados mais cheios de êxito.
Seguramente a CNBB e a Igreja Católica, com suas mais de cinco mil paróquias em nosso País, com sua capilaridade, estão fazendo com que a população cristã e as comunidades possam avaliar aquilo que podemos e devemos fazer no dia a dia, sem aguardar que outros façam por nós não apenas em nível pessoal, mas em nível de Nação e de Estado.
Desse modo, eu me congratulo com a Senadora Ana Rita e com a CNBB pela oportunidade, pela tempestividade de trazer mais esse tema de relevância e estratégia, que é importante não apenas para o País, mas para a civilização humana.
Muito obrigado.
Modelo1 12/30/255:39