Discurso durante a 27ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração do lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2011, cujo tema será Fraternidade e a Vida no Planeta.

Autor
Ricardo Ferraço (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Ricardo de Rezende Ferraço
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
RELIGIÃO.:
  • Comemoração do lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2011, cujo tema será Fraternidade e a Vida no Planeta.
Publicação
Publicação no DSF de 16/03/2011 - Página 6811
Assunto
Outros > RELIGIÃO.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ABERTURA, SESSÃO LEGISLATIVA, CERIMONIA, SAUDAÇÃO, AUTORIDADE, HOMENAGEM, LANÇAMENTO, CAMPANHA DA FRATERNIDADE, CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB), ASSUNTO, ATENÇÃO, SOCIEDADE CIVIL, PRESERVAÇÃO, RESPEITO, MEIO AMBIENTE, NATUREZA, PLANETA TERRA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco/PMDB - ES. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Saúdo a Exmª Srª Vice-Presidente desta Casa e Presidente desta sessão, Senadora Marta Suplicy.

            Cumprimento a primeira signatária da presente sessão, a Senadora Ana Rita, minha conterrânea. Juntos, dividimos com o Senador Magno Malta a representação do Espírito Santo nesta Casa.

            Cumprimento ainda, na sua ausência, a Ministra de Estado do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

            Cumprimento o Bispo de São Luís do Maranhão e representante, nesta sessão, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Reverendíssimo Senhor Dom José Belisário da Silva.

            Também cumprimento o Diretor-Executivo da Campanha da Fraternidade, o Reverendíssimo Senhor Padre Luiz Carlos Dias, e, de igual forma, o Reverendíssimo Senhor Padre Ernani Pinheiro.

            Srª Presidente, Marta Suplicy, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, associo-me a tantos Senadores e Senadoras que ocuparam a tribuna para também fazer uma manifestação de júbilo à nossa CNBB pela oportunidade, pela propriedade, pela tempestividade de um tema tão relevante à civilização humana, como esse que a Campanha da Fraternidade traz em 2011.

            Não apenas a Igreja Católica, mas também as demais igrejas cristãs se associam a esse esforço, que não apenas é um esforço pastoral ou um esforço de evangelização, mas que também é um esforço de expansão da consciência cidadã para uma tomada de decisão com relação ao que tem a ver com a sobrevivência das próximas gerações. Esse deve ser, a meu juízo, um princípio ético com as demais gerações.

            Este é o ano que antecede a Rio+20, em que nos estamos organizando para a construção de uma agenda que possa refletir, pensar e debater sobre esse tema e que possa criar caminhos com melhores e maiores resultados, vinte anos após a Rio 92. Após a COP 15, em Copenhague, e a COP 16, em Cancun, vem aí a Rio+20.

            O Senado Federal e a Câmara dos Deputados constituirão, nos próximos dias, a Comissão Mista, a chamada Comissão do Clima, a Comissão que apresentará não somente a visão do Congresso Nacional, a formulação do Congresso Nacional, mas também o acompanhamento e o monitoramento das metas voluntárias que nosso País assumiu na última reunião de Copenhague, para que, muito mais do que apresentar diagnósticos e avaliações, possamos dar um passo adiante e mostrar resultados mais cheios de êxito.

            Seguramente a CNBB e a Igreja Católica, com suas mais de cinco mil paróquias em nosso País, com sua capilaridade, estão fazendo com que a população cristã e as comunidades possam avaliar aquilo que podemos e devemos fazer no dia a dia, sem aguardar que outros façam por nós não apenas em nível pessoal, mas em nível de Nação e de Estado.

            Desse modo, eu me congratulo com a Senadora Ana Rita e com a CNBB pela oportunidade, pela tempestividade de trazer mais esse tema de relevância e estratégia, que é importante não apenas para o País, mas para a civilização humana.

            Muito obrigado.


Modelo1 4/29/241:51



Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/03/2011 - Página 6811