Discurso durante a 27ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Votos de pesar pelo falecimento do Sr. Ely Bezerra, ex-Secretário de Organização do PT no Estado de Rondônia, e do Sr. Eduardo Valverde de Araújo, ex-Deputado Federal.

Autor
João Pedro (PT - Partido dos Trabalhadores/AM)
Nome completo: João Pedro Gonçalves da Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Votos de pesar pelo falecimento do Sr. Ely Bezerra, ex-Secretário de Organização do PT no Estado de Rondônia, e do Sr. Eduardo Valverde de Araújo, ex-Deputado Federal.
Aparteantes
Acir Gurgacz.
Publicação
Publicação no DSF de 16/03/2011 - Página 6872
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, HOMENAGEM POSTUMA, MEMBROS, DIRIGENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ESTADO DE RONDONIA (RO).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Serei rápido, Sr. Presidente, mas eu não poderia deixar de registrar nesta Casa, nesta sessão, a perda de dois dirigentes do PT no último dia 11, no Estado de Rondônia.

            Eu quero registrar nesta sessão que são dois dirigentes do PT, dois homens da Amazônia, dois abnegados militantes do PT, que, de forma inesperada, o povo de Rondônia, os seus familiares, os militantes, e não só de Rondônia, perderam: o nosso companheiro Ely Bezerra, Secretário de Organização do PT no Estado de Rondônia, e o Deputado Federal, que esteve aqui no Congresso Nacional representando o povo de Rondônia, o Estado de Rondônia, o nosso companheiro Valverde, Eduardo Valverde de Araújo, oito anos na Câmara. De forma inesperada, numa curva, em uma das estradas lá da Amazônia, do seu Estado - ele fazia a viagem com o objetivo de organizar o PT ali na fronteira de Rondônia com a Bolívia -, perdemos esses companheiros.

            Eu quero registrar, com muito pesar, que esses dois dirigentes deixam exemplos como homens com consciência político-partidária que deram anos e anos de suas vidas. Valverde poderia, nas últimas eleições, ser candidato à reeleição, mas, de forma muito aberta, militante, colocou seu nome para o debate, a discussão, a votação, como candidato ao Governo lá no Estado de Rondônia.

            E Valverde era símbolo do homem que saiu do Sudeste: era carioca, um carioca que se tornou amazônida, como muitos ali em Rondônia. O Estado de Rondônia tem uma marca da migração, dessa mobilização de trabalhadores, de homens, de mulheres deste Brasil que foram, principalmente na década de 70, década de 80, viver em Rondônia. Por sinal, Rondônia tem uma marca da migração que construiu o Estado e, nessa marca audaciosa, de homens e mulheres que foram para Rondônia, lá estava o nosso companheiro Valverde, Presidente atual do PT. E o Valverde, com espírito público, incansável, deixa um exemplo de vida.

            Deixa saudades, mas deixa o exemplo de um homem que acreditou no PT, que acreditou na Amazônia, que acreditava na audácia de fazer o melhor pela Amazônia. Como Presidente do PT, deixa também a marca de um homem preocupado com a organização coletiva do nosso partido, com a organização coletiva da Amazônia, dos movimentos sociais.

            Faço esse registro e não poderia deixar de, com pesar, Sr. Presidente, registrar já a saudade, mas registrar a perda de militantes que não fizeram outra coisa na vida senão defender os interesses nacionais e os interesses de políticas públicas para a Amazônia, defender o pequeno trabalhador na Amazônia. Valverde tinha essa marca, essa preocupação da defesa dos homens da Amazônia.

            Concedo um aparte a V. Exª, Senador Gurgacz.

            O Sr. Acir Gurgacz (Bloco/PDT - RO) - Senador João Pedro, não é só o PT que está de luto, mas Rondônia inteira. Todo o Estado de Rondônia está de luto. Nós todos conhecíamos e acompanhamos a história do Deputado Eduardo Valverde desde muito tempo, sempre militando com a bandeira do PT, sempre militando a favor da população e, realmente, foi uma perda muito grande, sem dizer trágica, que tivemos no Estado de Rondônia. Então, coloco aqui para V. Exª os nossos pesares, principalmente à sua família. Eu os conheço muito bem de Porto Velho, a família de Eduardo Valverde. Que Deus dê muita força para que eles possam suprir essa falta que o Valverde vai fazer para toda a sua família. E quero dizer que realmente ele fará muita falta para a nossa política do Estado de Rondônia, não só em função do Partido dos Trabalhadores, mas pela sua posição pessoal, dedicação pessoal, pela sua vontade de ver o Estado de Rondônia crescendo, o Estado de Rondônia se desenvolvendo. Essa é a marca do Valverde. Como V. Exª colocou muito bem, ele teria uma reeleição garantida para a Câmara dos Deputados no ano passado, mas seguiu a orientação do partido. Veio a ser candidato ao Governo do Estado por uma questão partidária, pelo amor e pela dedicação que tem ao Partido dos Trabalhadores. Então, ficam aqui os nossos pesares ao PT, ao povo de Rondônia, mas principalmente à família do Eduardo Valverde.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Obrigado, Senador Acir.

            Quero, neste final de registro, prestar minha solidariedade a seus filhos - deixou um casal de filhos - e a minha solidariedade, essa dor que sinto como companheiro do PT. Também tenho essa incumbência de presidir o PT no Estado do Amazonas e o Fórum da Amazônia, de militantes do partido, que conhecem não só o Valverde, mas o Ely, que tinha a função de secretário de organização do PT. Quero prestar a minha homenagem, a minha solidariedade nesta hora a sua companheira, a sua esposa, Mara Regina, que, evidentemente, chora a dor de perder um companheiro, um esposo, o pai dos seus filhos.

            Enfim, sei que Rondônia prestou uma última homenagem a Valverde e sei que o exemplo de militante, de político, de dirigente do PT, evidentemente, ficará na memória da juventude, do povo de Rondônia e daqueles que acompanham a política no Estado.

            Enfim, Sr. Presidente, era o que tinha dizer em rápidas palavras, a minha homenagem a esses companheiros e os meus votos de solidariedade ao povo de Rondônia e a seus familiares.

            Muito obrigado.


Modelo1 9/28/244:12



Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/03/2011 - Página 6872