Discurso durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à cidade de Aracaju por ocasião da passagem de 156 anos de sua fundação.

Autor
Eduardo Amorim (PSC - Partido Social Cristão/SE)
Nome completo: Eduardo Alves do Amorim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à cidade de Aracaju por ocasião da passagem de 156 anos de sua fundação.
Publicação
Publicação no DSF de 17/03/2011 - Página 7021
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, MUNICIPIO, ARACAJU (SE), ESTADO DE SERGIPE (SE), COMENTARIO, HISTORIA, FUNDAÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco/PSC - SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com grande satisfação que ocupo hoje a tribuna desta Casa para homenagear a minha querida Aracaju, a capital de todos os sergipanos, a capital do meu Estado, Sergipe.

            Em 1854, Inácio Barbosa havia transferido para o povoado de Santo Antônio do Aracaju a alfândega, a Mesa de Rendas Provinciais e mandou construir uma agência do correio e uma subdelegacia de policia.

            Em 2 de março de 1855, a Assembleia Legislativa da Província foi convocada para uma sessão em que o projeto era a elevação do povoado de Santo Antônio à categoria de cidade e em 17 de março de 1855 a lei é sancionada e Aracaju já nasce capital.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o plano urbanístico de Aracaju desafiou a capacidade da engenharia e foi concebido a partir da implantação dos modelos de vanguarda da época, a exemplo de Washington, Chicago e Buenos Aires.

            Todas as ruas foram organizadas geometricamente, como um tabuleiro de xadrez, para desembocarem no rio Sergipe. Até então, as cidades existentes antes do século XVII adaptavam-se às condições topográficas naturais. Aracaju foi diferente e foi, no Brasil, o primeiro exemplo de cidade planejada dentro dessa tendência geométrica.

            Ao término de uma década de lutas, ocorre um novo ciclo de desenvolvimento. A Resolução nº 568, de 4 de janeiro de 1864, expandiu os limites do Município. Em 1884, surge a primeira fábrica de tecidos, marcando o início do desenvolvimento industrial, e em junho de 1886 Aracaju já possuía uma população de 1.484 habitantes. Já havia imprensa oficial, além de algumas linhas de barco para o interior.

            Aracaju, que já nasceu vanguarda, acompanhava as reformas para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes pelas quais passavam as principais capitais do País. Em 1908, inaugura o serviço de água encanada, um luxo para a época, e em 1914 é a vez dos esgotos sanitários e da estrada de ferro. A comunicação entre o povoado que deu nome à cidade e a cidade em si foi dada através da construção da Estrada Nova, que, em 1933, foi rebatizada com o nome de Avenida João Ribeiro.

            Um novo ciclo de desenvolvimento se inicia em Aracaju a partir de 1963, com a chegada da recém-criada Petrobras, após a descoberta de petróleo no subsolo e na plataforma marítima.

            Desde o final da década de 1970, com a criação da Emsetur - Empresa Sergipana de Turismo, esse segmento vem crescendo ano após ano e, cada vez mais, a cidade se prepara, através de obras de infraestrutura turística, para receber um número cada vez maior de pessoas interessadas em conhecer nossa capital.

            Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, aqui, não posso deixar de mencionar que Aracaju, além de suas indiscutíveis belezas naturais, com seus mais de 25 quilômetros de praia, que se estende da barra do rio Sergipe, ao norte, até a foz do rio Vaza-Barris, ao sul, é também uma das cidades do Nordeste com melhor qualidade de vida e que tem no seu povo a marca da coragem, da força e da dignidade.

            Parabenizo todos os aracajuanos em nome do seu ex-Prefeito e atual Governador do nosso Estado, Marcelo Deda. Parabéns, Aracaju, pelos seus 156 anos de história, que muito orgulha e honra os seus filhos!

            Muito obrigado, Presidente.


Modelo1 5/15/249:43



Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/03/2011 - Página 7021