Discurso durante a 29ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica pela organização de mutirão, em 30 de março próximo, para promover a reconstrução mamária de pacientes vitimadas pelo câncer; e outros assuntos.

Autor
Gilvam Borges (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: Gilvam Pinheiro Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Congratulações à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica pela organização de mutirão, em 30 de março próximo, para promover a reconstrução mamária de pacientes vitimadas pelo câncer; e outros assuntos.
Aparteantes
Vanessa Grazziotin.
Publicação
Publicação no DSF de 18/03/2011 - Página 7212
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, SOCIEDADE, MEDICO, REALIZAÇÃO, MUTIRÃO, CIRURGIA, RECONSTRUÇÃO, REPARAÇÃO, ORGÃO HUMANO, PESSOAS, BAIXA RENDA, VITIMA, CANCER.
  • COMENTARIO, PROJETO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ESTADO DO AMAPA (AP), REALIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO, USINA HIDROELETRICA, PONTE INTERNACIONAL, OBJETIVO, MELHORIA, INFRAESTRUTURA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. GILVAM BORGES (Bloco/PMDB - AP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Srs. e Srªs Senadoras, a capital de nosso País viverá, no dia 30 de março deste ano, uma experiência das mais valorosas, das mais sensíveis, das mais humanas de que se tem notícia nos últimos tempos no que se refere à saúde da mulher. É um acontecimento tão especial que merece aqui o nosso registro não apenas pelo louvor, mas pelo desejo sincero de que a iniciativa seja reproduzida em outras cidades brasileiras.

            Estou me referindo a um mutirão de cirurgias de reconstrução de mama em favor das mulheres humildes, vitimadas pelo câncer e que hoje vivem em estado de mutilação depois de se submeterem à mastectomia, ou seja, a retirada parcial ou total dos seios.

            É a primeira vez que um mutirão de cirurgia reparadora dessa natureza será realizado na capital de todos os brasileiros. A notícia quem nos dá é o Dr. Ognev Cosac, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e que já esteve à frente de iniciativas similares no Estado do Pará, só que cuidando da situação das mulheres vítimas de escalpelamento, um drama lamentavelmente ainda comum também no meu Amapá, com seus inúmeros rios navegáveis.

            Vanessa, Senadora dos cabelos loiros e dos olhos verdes se manifesta corporalmente, manifestando desejo de me apartear. Se assim for, espero que se manifeste verbalmente.

            A Srª Vanessa Grazziotin (Bloco/PCdoB - AM) - Muito obrigada. Agradeço a V. Exª e quero cumprimentá-lo pelo pronunciamento. É muito bom ver um Senador da República subir à tribuna e falar a respeito de um programa tão importante inserido em um programa maior, que é a saúde da mulher. Parabéns, Senador Gilvam. Quero dizer a V. Exª que não apenas eu, mas várias Parlamentares, Deputadas e Senadoras, apresentam emendas parlamentares com frequência para viabilizar esse tipo de ação em seus respectivos Estados. Assim eu o fiz no meu Estado do Amazonas, porque é muito importante que uma mulher, que sofre agressão porque já tem uma doença grave como o câncer, não sofra a segunda - e permanentemente -, que é a perda e a falta da mama. Então, é dever do Estado, sim, garantir à mulher a reparação, a reconstituição da mama perdida por uma doença tão grave. E aproveito o pronunciamento de V. Exª - já vou concluir - apenas para dizer que a nossa querida Presidenta Dilma estará, na próxima terça-feira, Senadora Marta, na cidade de Manaus, na minha querida cidade, lançando o Programa Nacional de Combate ao Câncer de Mama e de Colo de Útero. Ou seja, em toda a programação em relação às mulheres neste mês de março, na próxima terça-feira, ela estará lançando esse, que é um programa nacional, na minha querida Manaus. Certamente, estarei, como toda a bancada do meu Estado, acompanhando nossa querida Presidenta, que vai pela primeira vez ao Estado, depois de ter recebido sua maior votação no Brasil. Parabéns, Senador Gilvam. V. Exª me sensibiliza e sensibiliza a todas as mulheres com o seu pronunciamento. Muito obrigada.

            O SR. GILVAM BORGES (Bloco/PMDB - AP) - Agradeço penhoradamente o aparte de V. Exª, Senadora Vanessa, que, sem dúvida, é uma aguerrida e combativa defensora das causas femininas e dos grandes projetos sociais. Além da sua competência intelectual, V. Exª é de uma sensibilidade extraordinária.

            E, até aproveitando a ida da Presidenta Dilma - V. Exª aparteou em um momento tão importante -, acredito eu que se a assessoria da Presidenta Dilma tiver a oportunidade de contatar todos esses médicos que estarão mobilizados aqui em Brasília para o dia 30 de março, quem sabe não tenhamos um grande encontro em Manaus, Vanessa, quando a Presidenta Dilma poderá entrar em contato com essa equipe que estará em Brasília, nesse grande mutirão, no dia 30 de março. Seria importante que uma delegação desses médicos, a convite da Presidenta, chegasse a Manaus para uma programação efetiva e um grande mutirão em defesa da saúde da mulher. Seria muito interessante. Solicito a V. Exª que faça contato com a Presidenta Dilma, para que ela fique atenta a esse grande mutirão que ocorrerá em Brasília. Esses médicos estarão reunidos em Brasília para fazer cirurgias na população de baixa renda. Seria muito oportuno, além dos grandes projetos que a Presidenta levará, um programa também para as mulheres.

            Agora, os mesmos médicos, junto com especialistas vindos de todas as partes do Brasil, se preparam para participar, no dia 30 de março de 2011, desse grande mutirão de reconstrução mamária. A iniciativa, de louvável apelo social, será o ponto culminante da Jornada Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, aqui em Brasília, cujo tema, este ano - é muito importante - é justamente a mama.

            Estão mobilizados para tanto membros do Departamento de Assistência Social da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, agentes da Secretaria de Saúde do DF, Hospital das Forças Armadas, Hospital Universitário de Brasília e alguns hospitais privados.

            Cirurgiões plásticos do Distrito Federal e de todo o Brasil estão sendo convocados, visando a atender o maior número possível de mulheres. Os cirurgiões plásticos irão operar gratuitamente pacientes que ainda não fizeram a reconstrução e também as que aguardam vaga para reparos finais, como reconstrução de auréolas ou simetrização de mamas já reconstruídas. As pacientes mastectomizadas poderão se inscrever, sem qualquer custo, para uma entrevista de seleção no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Regional Brasília. Cada caso será avaliado dentro da sua complexidade e necessidade e, após selecionadas, as pacientes deverão pronunciar o exames preparatórios indicados.

            Portanto, Srª Presidenta, quero me congratular com iniciativa tão nobre. A partir da Capital da República e com esse grande mutirão formado por profissionais cirurgiões plásticos, podemos atender a uma grande quantidade de mulheres.

            Acredito que o esforço do mutirão seja decisivo no alavancamento das forças, para mostrar que quando todos nós nos juntamos é possível fazer bem e melhor. Fazer bem e melhor dentro da disposição desses profissionais que se aglutinam numa operação aqui no Centro-Oeste, com inúmeros profissionais vindos de todo o Brasil para, no dia 30 de março, aqui na Capital Federal, estarem mobilizados.

            E aí, como disse a Vanessa: siga, vá adiante. Como a Presidenta Dilma vai a Manaus com o mesmo intuito, de um programa lançado para a saúde da mulher, que possamos nos associar, ter um proveito melhor e ampliar esses tipos de ações para o atendimento de mulheres carentes e sem acesso à saúde ou a uma reparação estética, que é fundamental para suas vidas.

(A Srª Presidente faz soar a campainha.)

            O SR. GILVAM BORGES (Bloco/PMDB - AP) - Srª Presidente, sem dúvida, gostaria muito de registrar isso, como já registrei, e gostaria que V. Exª me dispusesse mais três minutos porque queria agradecer ao Dr. Pagot, Ministro dos Transportes, a disposição com que o Ministério e o Dnit se mobilizam a fim de trabalhar a pavimentação do trecho sul da BR-156 e também a preparação do projeto para a grande BR-210.

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Três minutos, então, para encerrar.

            O SR. GILVAM BORGES (Bloco/PMDB - AP) - Muito obrigado, Excelência. Esses projetos são muito importantes para o desenvolvimento do nosso Estado.

            Ontem, estive com o Presidente do Basa. Estamos trabalhando grandes projetos: três hidrelétricas que já estão sendo construídas no Estado, o Linhão de Tucuruí chegando e a inauguração da ponte binacional sobre o rio Oiapoque.

            No País, salvo as fronteiras com países irmãos da América Latina, temos uma fronteira especial, que é lá no Amapá, minha Presidenta. Lá no Amapá, fazemos fronteira com a Europa, porque é com a Guiana Francesa. Uma viagem de ida e volta de Caiena a Paris custa R$1.000,00. Milhares de turistas haverão de adentrar o Amapá, com toda essa infraestrutura que está sendo preparada, porque até Caiena é vôo doméstico. Estamos muito entusiasmados com os grandes projetos que estão sendo tocados pelo Governo Federal, com o apoio decisivo do Presidente Lula e agora, na continuidade, com a Presidenta Dilma.

            O Amapá já tem sua transferência das terras. É um Estado muito jovem, é um bebê. Viemos com a Constituinte de 1988 e estamos lá dando os primeiros passos nos grandes projetos de infraestrutura. A Bancada Federal se mobiliza muito na busca dessas infraestruturas para que possamos alçar o grande desenvolvimento econômico. Acreditamos que o Amapá, dentro em breve, com seu parque industrial, com sua malha rodoviária, com a hidrovia,... Estamos trabalhando a hidrovia Marajó. É um grande projeto em que já estamos trabalhando e que encurtará a distância entre Macapá e Belém, e também estaremos mais próximos de Manaus, Rondônia, Acre e Roraima.

            Para finalizar, como sempre, dinheiro na conta é o que interessa a um Estado que tanto necessita de investimento. Ordem Bancária nº 2011OB801834; emitente: Fundação Nacional de Saúde; Banco do Brasil, Conta nº 6825X, Agência nº 3575. O dinheiro já está depositado: R$450 mil para sistema de abastecimento de água.

(Interrupção do som.)

            O SR. GILVAM BORGES (Bloco/PMDB - AP) - Que a Assembleia Legislativa, o Ministério Público e o próprio Governo do Estado já se organizem para a apresentação do projeto imediato, para que se possa iniciar essa execução na área de saneamento.

            Era o que tinha a dizer, Srª Presidenta.

            Concluo, dizendo que a Presidente Dilma deverá, junto com Vanessa, que, com certeza, irá no avião com ela, já levar essa delegação de médicos, a diretoria, para, quem sabe, mobilizar uma grande ação nos Estados da Amazônia.

            Era o que tinha a dizer.

            Muito obrigado.


Modelo1 5/2/244:16



Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/03/2011 - Página 7212