Pronunciamento de Eduardo Suplicy em 17/03/2011
Discurso durante a 29ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Reflexão sobre a importância da visita do Presidente norte-americano Barack Obama ao Brasil no próximo sábado.
- Autor
- Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
- Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA INTERNACIONAL.:
- Reflexão sobre a importância da visita do Presidente norte-americano Barack Obama ao Brasil no próximo sábado.
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/03/2011 - Página 7221
- Assunto
- Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
- Indexação
-
- ANALISE, IMPORTANCIA, VISITA OFICIAL, PAIS, PRESIDENTE, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), OBJETIVO, PROMOÇÃO, JUSTIÇA, IGUALDADE, POVO, ERRADICAÇÃO, POBREZA, AMERICA LATINA.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Mozarildo Cavalcanti, Srªs e Srs. Senadores, inclusive aqueles que já se pronunciaram hoje, o Senador João Pedro e a Senadora Marta Suplicy trataram da visita tão importante, que vai se realizar neste próximo sábado e domingo, do Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, à Presidenta Dilma e ao Brasil.
Será oferecido um almoço no Itamaraty pela Presidenta Dilma e pelo Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Também serão realizadas atividades no Rio de Janeiro, no domingo, quando o Presidente Barack Obama, com sua família, vai visitar o Corcovado e ter a visão que tantos de nós brasileiros tivemos, a oportunidade de apreciar a Cidade Maravilhosa. Sua esposa e filhas farão uma visita ao Jardim Botânico, enquanto ele percorrerá a Cidade de Deus, visitando uma das favelas do Rio de Janeiro de maior problemática, mas onde avançam as Unidades de Pacificação e também as diversas iniciativas para fazer com que diminua significativamente a criminalidade, para que haja oportunidade de todos ali sobreviverem com muita dignidade.
Mas quero aqui fazer uma reflexão àqueles companheiros, inclusive do meu Partido, do Partido dos Trabalhadores. Reuniram-se ontem, diz o jornal O Globo, 150 líderes de centrais sindicais, para lhes transmitir que acredito, por tudo aquilo que é a história do Presidente Barack Obama...O Senador João Pedro aqui, no início de sua fala, mencionou o significado de sua eleição, das forças que estiveram em torno dele e de como arregimentaram-se forças e esperanças extraordinárias com vistas à possibilidade de, pela primeira vez na história dos Estados Unidos da América, eleger-se um presidente negro. Mais do que isso, que também pudesse estar levando adiante as esperanças daquele pronunciamento tão belo de Martin Luther King Jr., feito em 28 de agosto de 1963, diante de 200 mil pessoas, no dia em que se comemoravam os 100 anos de abolição da escravidão. Martin Luther King Jr. disse o quão importante é que possamos todos estar nos sentando juntos à mesa da fraternidade, tendo direitos iguais. Martin Luther King Jr. disse que ele esperava que, um dia, pudessem todas as pessoas negras e as suas próprias crianças jamais serem julgadas pela cor de sua pele, mas, sobretudo, pela força e natureza de seu caráter. Então, eu tenho a convicção de que devemos todos dar as boas-vindas ao Presidente Barack Obama.
Hoje, o companheiro de Partido Emir Sader sugeriu que as pessoas fossem à praia tomar sol e não assistissem ao discurso de Barack Obama.
Eu transmiti ao Emir Sader que eu tenho a esperança e a expectativa de que, como o próprio Presidente Lula tantas vezes falou - e certamente a Presidente Dilma deverá falar sobre isso -, é muito importante que nós possamos, nas próprias palavras do Presidente Barack Obama, acabar com os muros que separam os que muito têm dos que pouco têm e pessoas de todas e quaisquer origens e religiões. Por isso, será importante que possamos encorajá-lo a acabar com o muro que separa os Estados Unidos do México e de toda a América Latina e que possa, sobretudo, acabar com o embargo, com o bloqueio junto a Cuba.
Esse bloqueio ocorre praticamente desde 1962 e está na hora de acabar. Com praticamente 60 anos de bloqueio, isso não está contribuindo para aquilo que é uma aspiração de todos os povos: maior democracia, maior respeito aos direitos humanos. Portanto, se acabar esse bloqueio, certamente os Estados Unidos da América...
(Interrupção do som.)
O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - ...vão poder assistir ao (fora do microfone) povo cubano, que vem avançando, pois o próprio governo do Presidente Raúl Castro, nesses últimos tempos, tem dado maior liberdade às pessoas, inclusive a dissidentes que saíram das prisões.
Espero que possa haver...Inclusive recentemente a própria blogueira Yoani Sanchéz pôde ter o seu blog liberado, para que todos possam lê-lo, através da Internet, inclusive em Cuba e não apenas em outros países.
Então, Sr. Presidente, eu gostaria de convidar aqueles que estavam preocupados com a visita de Barack Obama, que possam ir à Cinelândia, ouvir e aplaudir uma eventual decisão que eu espero possa acontecer, que o Presidente Barack Obama diga que vai acabar com o bloqueio a Cuba.
Sr. Presidente, quero aqui dizer da esperança enorme que tenho de que, nesse encontro da Presidenta Dilma, que quer tanto dar prioridade à erradicação da pobreza absoluta e à promoção da justiça e da igualdade, possa, no diálogo com o Presidente Barack Obama, juntar-se a ele para que avancem de tal maneira que, um dia, do Alasca à Patagônia, possamos ter instrumentos tais como a renda básica de cidadania, que deem direito a todos e a possibilidade, com maior homogeneização de direitos sociais, de escolhermos onde viver em qualquer País das Américas.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
Quero aqui registrar a presença do Vereador Vento Levou, Erivaldo Leite Oliveira, de Colatina, que aqui nos visita.
Modelo1 11/23/247:43