Discurso durante a 30ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da visita que o Embaixador da Venezuela, o Sr. Maximilien Arvelaiz, fez a S.Exa., na data de ontem. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Registro da visita que o Embaixador da Venezuela, o Sr. Maximilien Arvelaiz, fez a S.Exa., na data de ontem. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 19/03/2011 - Página 7502
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, EMBAIXADOR, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, VISITA, ORADOR, DEBATE, REUNIÃO, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DISCUSSÃO, MELHORIA, RELAÇÕES INTERNACIONAIS.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria de registrar, em rápidas palavras, agradecendo ao Senador Eunício, a visita que recebi do Embaixador da Venezuela, na data de ontem, o Sr. Maximilien Arvelaiz, que esteve no meu gabinete tratando de questões importantes no relacionamento do Brasil com a Venezuela.

            Primeiro, ajustamos e conversamos sobre o encontro que deverá ocorrer entre a Presidenta Dilma e o Presidente Chávez no final do mês de abril. Depois, ficou registrado que, nesse encontro, serão levados temas importantes para o Brasil, para a Venezuela e, em especial, para o nosso Estado de Roraima, que, com fronteira com a Venezuela, tem, sem dúvida alguma, um grande potencial e um projeto de desenvolvimento integrado com aquela região.

            Um dos pontos que estão sendo equacionados é o fim da necessidade do passaporte para ingresso na Venezuela até Caracas e, portanto, também para o território brasileiro todo. O Senador João Pedro sabe da relação que pode haver da Venezuela com Roraima e também com o Estado do Amazonas. Sem dúvida nenhuma, para fortalecer o turismo e a integração, essa medida do fim da necessidade do passaporte é muito importante.

            As ações estão sendo ultimadas, e, este ano ainda, nós teremos essa providência tomada e chancelada pelos dois presidentes.

            Outra questão importante é a integração econômica e a possibilidade da produção no Estado de Roraima para venda na Venezuela, e na produção da Venezuela para venda e para atuação nos mercados de Roraima e do Amazonas. Essa questão foi discutida também.

            Participou desse encontro o Deputado Federal Raul Lima, que é um Deputado Federal por Roraima também ligado à questão do comércio exterior.

            Portanto, fico feliz de registrar esse encontro e as providências que estão sendo tomadas para que o Estado de Roraima possa se articular e se desenvolver de forma mais próxima ao Governo e ao país da Venezuela.

            Era esse registro que gostaria de fazer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Modelo1 3/28/248:27



Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/03/2011 - Página 7502