Pronunciamento de Wilson Santiago em 21/03/2011
Discurso durante a 32ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Registro do lançamento amanhã de biografia do Presidente José Sarney, de autoria da escritora e jornalista Regina Echeverria.
- Autor
- Wilson Santiago (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: José Wilson Santiago
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
IMPRENSA.:
- Registro do lançamento amanhã de biografia do Presidente José Sarney, de autoria da escritora e jornalista Regina Echeverria.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/03/2011 - Página 7646
- Assunto
- Outros > IMPRENSA.
- Indexação
-
- REGISTRO, LANÇAMENTO, LIVRO, BIOGRAFIA, JOSE SARNEY, PRESIDENTE, SENADO, AUTORIA, JORNALISTA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. WILSON SANTIAGO (Bloco/PMDB - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srª Senadora, Srs. Senadores, profissionais da imprensa, demais senhores e senhoras, está sendo lançado amanhã, aqui em Brasília, no Centro Cultural Banco do Brasil, às 19 horas, o livro da jornalista e escritora Regina Echeverria sobre o Presidente Sarney. É um livro de 600 páginas. Quero parabenizar a jornalista pela obra: há tempos, aguardávamos uma biografia desse personagem marcante - todos o conhecemos - da cena política brasileira.
Regina é uma biógrafa de sucesso, dedicada a recontar a vida de grandes figuras da nossa música, da nossa história, como Elis Regina, Cazuza, Luiz Gonzaga, o Gonzagão, e seu filho, o Gonzaguinha, Mãe Menininha do Gantois e Pierre Verger, o francês mais afro-brasileiro que houve. Com Sarney, a Biografia, faz sua primeira e brilhante incursão no universo político.
Jornalista premiada, Regina trabalhou em O Estado de S.Paulo, Veja, IstoÉ, Placar, Folha de S.Paulo, Caras, além de dirigir programas na TV Bandeirantes e na Rede TV.
Seu livro sobre o Presidente Sarney reúne mais de 180 entrevistas. Em cinco anos de trabalho, além de consultar arquivos oficiais, pessoais e de imprensa, ouviu jornalistas, amigos, antigos colaboradores e muitos adversários do próprio biografado. Daí nasceu biografia sólida, em que a autora mescla acontecimentos da história brasileira com a trajetória ímpar do menino do Maranhão que o destino fez chegar à Presidência da República com a tarefa de fazer o Brasil retomar o caminho da democracia.
Com mais de 55 anos de atuação, Sarney é parte do cenário político e cultural brasileiro. É o político da República que, de longe, mais tempo permaneceu em atividade.
O livro de Regina é excepcional tanto pelo seu trabalho documental - nada é afirmado sem base em elementos comprovados - como pela isenção e pela qualidade da escrita. É história e jornalismo em obra equilibrada, que traz a análise dos fatos, com críticas, méritos e até eventuais deméritos, sem fazer julgamento de valor. O leitor que o faça.
É também retrato da figura humana do Presidente Sarney e suas múltiplas facetas: o escritor e o acadêmico, o político brasileiro de mais longa carreira no Parlamento brasileiro, o protagonista de grandes acontecimentos históricos, o Presidente da República que fez a redemocratização.
Regina faz um retrato à altura do nosso Presidente, de sua história e da história brasileira. Merecem os parabéns a autora e o biografado: ele, por existir; ela, por descortiná-lo tão bem.
Veja, Sr. Presidente, o lançamento amanhã dessa biografia do Presidente Sarney, desse livro da Regina, repito, no Centro Cultural Banco do Brasil, às 19 horas, será um momento marcante para a vida não só do Presidente Sarney, como também daqueles que acreditam e apostam num homem que fez o que é possível se fazer nos mandatos que exerceu, nas oportunidades que teve, durante toda sua história e sua vida, à frente e no comando não só do País, como desta Casa.
Parabéns a Regina! Parabéns a todos os colaboradores! E parabéns, enfim, ao Presidente Sarney, por essa história brilhante que tem não só registrada nos Anais desta Casa, como também na vida e na história do povo brasileiro!
Obrigado, Sr. Presidente.
Modelo1 11/29/2412:42