Discurso durante a 33ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de requerimento apresentado por S.Exa. solicitando ao Ministro da Integração Nacional informações sobre a real situação do rio Parnaíba.

Autor
Ciro Nogueira (PP - Progressistas/PI)
Nome completo: Ciro Nogueira Lima Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.:
  • Registro de requerimento apresentado por S.Exa. solicitando ao Ministro da Integração Nacional informações sobre a real situação do rio Parnaíba.
Publicação
Publicação no DSF de 23/03/2011 - Página 7700
Assunto
Outros > MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.
Indexação
  • REGISTRO, ENCAMINHAMENTO, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, FERNANDO BEZERRA COELHO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, QUESTIONAMENTO, EXISTENCIA, PROJETO, RECUPERAÇÃO, RIO PARNAIBA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. CIRO NOGUEIRA (Bloco/PP - PI. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, apresentei, há poucos dias, um requerimento de informação dirigido ao Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, com vistas a conhecer a real situação do rio Parnaíba.

            O rio Parnaíba, Srªs e Srs. Senadores, é o coração do meu Estado do Piauí. Toda a história da minha região está ligada, de alguma forma, a esse importante rio, até porque Teresina, a nossa capital, foi planejada às margens do Parnaíba. Foi a fácil navegação do rio Parnaíba que favoreceu o povoamento e as comunicações e alavancou o crescimento do nosso Estado.

            Apenas para registrar, o rio Parnaíba é o maior rio genuinamente nordestino, que banha 20 Municípios do Piauí e 22 do Estado do Maranhão, e é navegável por quase todo o percurso, de 1.485 quilômetros. Entretanto, Sr. Presidente, a relevância histórica e econômica do rio Parnaíba não impediu a sua degradação, o que desperta uma grande preocupação não só da minha parte, mas de todos os que tem consciência ecológica.

            Hoje, o que observamos é o crescente desmatamento das margens do Parnaíba e o avanço do assoreamento, sem contar o recebimento de grande quantidade de esgotos sem tratamento. Entre as consequências mais visíveis, o que vejo é a redução de seu volume de água e o desaparecimento de animais que até bem pouco tempo, Sr. Presidente, faziam parte daquele rio.

            Diante desse grave problema, para propor uma solução ou pelo menos minimizar os impactos que fazem do rio Parnaíba um rio hoje agonizante, apresentei um pedido de informações ao Ministro da Integração.

            Eu quero saber - e o povo no nosso Estado deseja saber também -, Sr. Presidente, se existe algum estudo sobre a real situação de navegabilidade do rio Parnaíba e quais as suas conclusões; se existe algum estudo ou previsão de barragens no rio Parnaíba, quais são os locais escolhidos, as estimativas de valores das obras, os cronogramas de execução e os estudos de impacto ambiental; se existe previsão de dragagem do rio Parnaíba, quais os locais escolhidos, as estimativas de valores e os cronogramas de execução; se existe algum projeto que contribua especificamente para a revitalização do rio Parnaíba, quais as ações e os valores envolvidos (executados e previstos).

            Por último, Sr. Presidente, quero registrar que eu estou atento a essa e a outras questões ambientais e que, tão logo obtenha as respostas para essas perguntas formuladas ao Ministério da Integração, farei o que estiver ao meu alcance para salvar o nosso rio Parnaíba.

            Quero ressaltar ainda, Sr. Presidente, que é mais do que oportuno, hoje, este nosso pronunciamento, este ofício que enviamos ao Ministro da Integração, porque hoje é o Dia Mundial da Água, e o nosso rio Parnaíba espera soluções mais do que rápidas para a situação em que se encontra.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 5/18/247:27



Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/03/2011 - Página 7700