Discurso durante a 23ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Cumprimenta os Senadores Eduardo Suplicy e Paulo Paim pela iniciativa de entrar em contato com o embaixador líbio no Brasil, para que fossem tomadas as providências necessárias para a liberação do jornalista do jornal o Estado de S.Paulo. Sugere ao governo brasileiro romper relações diplomáticas com o Governo de Muammar Kadafi, assim como já fizeram a França e outras nações européias.

Autor
Randolfe Rodrigues (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA. DIREITOS HUMANOS.:
  • Cumprimenta os Senadores Eduardo Suplicy e Paulo Paim pela iniciativa de entrar em contato com o embaixador líbio no Brasil, para que fossem tomadas as providências necessárias para a liberação do jornalista do jornal o Estado de S.Paulo. Sugere ao governo brasileiro romper relações diplomáticas com o Governo de Muammar Kadafi, assim como já fizeram a França e outras nações européias.
Publicação
Publicação no DSF de 11/03/2011 - Página 6255
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA. DIREITOS HUMANOS.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, INICIATIVA, EDUARDO SUPLICY, PAULO PAIM, SENADOR, PEDIDO, PROVIDENCIA, EMBAIXADOR, PAIS ESTRANGEIRO, LIBIA, GARANTIA, LIBERDADE, JORNALISTA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
  • SUGESTÃO, ORADOR, GOVERNO BRASILEIRO, ENCAMINHAMENTO, AUXILIO, POPULAÇÃO, ROMPIMENTO, RELAÇÕES DIPLOMATICAS, GOVERNO ESTRANGEIRO, LIBIA.

            O SR. RANDOLFE RODRIGUES (PSOL - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente, antes que a nossa querida Senadora Gleisi se dirija à tribuna, faço esta questão de ordem primeiramente para, como a Senadora Gleisi, saudar o Senador Eduardo Suplicy e o Senador Paulo Paim pela atitude rápida, de hoje pela manhã, de fazer contato com o embaixador líbio e tomar as providências necessárias, junto com o Governo brasileiro, para a liberação do jornalista do jornal O Estado de S. Paulo.

            Da mesma forma, Presidente, muito me preocupam os acontecimentos da Líbia e creio que é chegado o momento - neste sentido a Bancada do nosso Partido que vai se manifestar na semana que vem - de o Governo brasileiro tomar um conjunto de providências. E a questão de ordem que faço aqui é para sugerir as providências por parte do Governo brasileiro.

            A primeira delas - não resta dúvida - é de que é necessário, como já foi feito pela França e por outras nações européias, o mais rápido possível rompimento de relação diplomáticas com o Governo do Sr. Muammar Kadafi.

            Da mesma forma, é necessário que o Governo brasileiro envie ajuda humanitária para a National Conference for the Libyan Opposition, que é a conferência nacional de oposição da Líbia, ajuda humanitária, não militar, que tem sofrido com os ataques da força aérea Líbia contra o seu próprio povo.

            É uma sugestão que trago ao Plenário do Senado da República neste dia de hoje. E creio que o mundo exige um posicionamento do nosso Governo e uma posição que o nosso Partido irá manifestar na semana que vem.

            Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/03/2011 - Página 6255