Discurso durante a 34ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de matérias jornalísticas sobre irregularidades que estariam sendo cometidas pelo Governo de Roraima quanto ao pagamento do Vale Solidário.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Registro de matérias jornalísticas sobre irregularidades que estariam sendo cometidas pelo Governo de Roraima quanto ao pagamento do Vale Solidário.
Publicação
Publicação no DSF de 24/03/2011 - Página 7945
Assunto
Outros > ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • LEITURA, SOLICITAÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE BOA VISTA, ESTADO DE RORAIMA (RR), DENUNCIA, IRREGULARIDADE, GOVERNO ESTADUAL, PAGAMENTO, BENEFICIO, POPULAÇÃO CARENTE.
  • REPUDIO, IRREGULARIDADE, REGISTRO, DESRESPEITO, POPULAÇÃO, ANUNCIO, INICIATIVA, ORADOR, SOLICITAÇÃO, MINISTERIO PUBLICO ESTADUAL, TRIBUNAL DE CONTAS, ESTADO DO PARANA (PR), POLICIA, INVESTIGAÇÃO, DENUNCIA, CRITICA, CORRUPÇÃO, GOVERNO ESTADUAL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Senadora Marta Suplicy, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria de vir hoje aqui abordar a visita da Presidente Dilma a Manaus, mas, lamentavelmente, tenho que fazer mais uma denúncia de suspeita de corrupção praticada pelo Governador do meu Estado.

            A colunista Shirley Rodrigues publicou a seguinte nota:

Sem receber o Vale Solidário [que equivale ao Vale Alimentação, uma espécie de complemento do Bolsa Família do Estado de Roraima] desde novembro de 2010, as pessoas carentes que estão inscritas no programa estão sendo convocadas para um recadastramento.

No primeiro dia, entram na fila para receber uma senha e voltam no outro dia para levar a documentação e serem, finalmente, atendidas.

E se há quatro meses o benefício não é pago, muito menos será cumprida a promessa de aumento de 80 para 150 reais [promessa que o Governador atual fez durante a campanha]. No entanto, há rumores de que os cortes serão pela metade.

            E aí há outras matérias: “Recadastramento do Vale Solidário começa no dia 21” - portanto, anteontem; ”Recadastramento começa com tumulto” e, finalmente, “Governo começa a pagar Vale Solidário”.

            Ora, se fosse apenas um atraso no pagamento por falta de dinheiro, o que não justifica, porque era uma questão de estabelecer prioridades, ainda seria razoável. Mas o pior é que, além de não cumprir promessa de aumento do valor do vale, o Governo está fazendo, segundo as denúncias que recebi - e quero aqui registrar -, na verdade, uma operação corrupta de chamar as pessoas, que pegam a senha, a documentação e têm que assinar um documento dizendo que receberam os meses atrasados, para poderem passar a receber. Isto é: o Governador vai embolsar o dinheiro das pessoas carentes, possivelmente, como, aliás, já há denúncias disso, dando vale para certos empresários, que devolvem, talvez, integral ou parcialmente, o valor que o pobre não pegou de comida. Essa denúncia é muito séria.

            Esse Governador - há pouco, a Polícia Federal fez uma operação e constatou um roubo de R$30 milhões na saúde -, agora, está roubando a comida das pessoas carentes. É impossível acreditar nisso, mas está acontecendo. E eu quero aqui fazer essa denúncia.

            Vou formalizar ao Ministério Público do Estado, ao Tribunal de Contas, e pedir à polícia que investigue. Agora, pedir à polícia do Estado que investigue a ação do Governador é um pouco complicado. Mas eu vou pedir e vou pedir também que a Polícia Federal bote os seus órgãos de inteligência para checar isso, porque as pessoas que denunciaram essa questão - para mim, é evidente -, se elas precisam de um Vale Solidário para ter alimentação, elas vão ter coragem de se expor à perseguição do Governador, que persegue todo mundo que ousa discordar dele, mesmo que seja até pela presença ou pelas vaias que ele tem recebido em público? Mas isso aqui realmente é revoltante.

            Eu disse aqui, dias atrás, Senador Mário Couto, que eu, como médico, me revoltava de ver alguém roubar na saúde: roubar o medicamento, roubar o oxigênio, roubar o material de consumo, enfim, roubar a vida das pessoas. Agora, o Governador não se satisfaz com isso - porque o valor de 30 milhões está comprovado pelo Tribunal de Contas do Estado - e rouba a alimentação das pessoas pobres.

            Eu quero que, realmente, os órgãos de fiscalização do meu Estado se debrucem de maneira muito séria, porque não é difícil de ver. Se vai emitir o vale, que é um comprovante de pagamento, para um empresário, é preciso saber se alguém recebeu. E, pelas denúncias que recebi de pessoas que foram para a fila, elas tiveram de assinar um documento, dizendo que tinham recebido os meses atrasados sem receber. Isto é, dando a comida que eles deveriam ter para nutrir a corrupção comandada pelo atual Governador.

            Senadora Marta, quero pedir que sejam transcritas as matérias do Jornal Folha de Boa Vista, tanto a nota da colunista Shirley Rodrigues, quanto a outra que fala que “recadastramento do Vale Solidário começa no dia 21”, como a outra que diz “recadastramento começa com tumulto” e, finalmente, a outra que diz que “Governo começa a pagar o Vale Solidário”.

            Mas, além de pedir essa transcrição, eu vou efetivamente formalizar essa denúncia para os órgãos de fiscalização e para a polícia do Estado, porque não é possível que alguém roube remédio, roube alimentação. Ele está roubando, aliás, em todas as áreas, mas nestas, é realmente terrível roubar dos pobres que precisam de saúde e de alimentação.

            Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e o § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

- “Trânsito livre: sem receber o Vale Solidário...” (Folha de Boa Vista - Shirley Rodrigues);

- “Governo começa a pagar Vale Solidário” (Folha de Boa Vista).

- “ Recadastramento começa com Tumulto” (Folha de Boa Vista);

- “Recadastramento do Vale Solidário começa dia 21” (Folha de Boa Vista);


Modelo1 1/3/251:59



Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/03/2011 - Página 7945