Discurso durante a 34ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cumprimento à Presidenta Dilma Rousseff por ter escolhido a cidade de Manaus para o lançamento da Campanha Nacional contra o Câncer de Mama e de Colo do Útero.

Autor
Vanessa Grazziotin (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Cumprimento à Presidenta Dilma Rousseff por ter escolhido a cidade de Manaus para o lançamento da Campanha Nacional contra o Câncer de Mama e de Colo do Útero.
Aparteantes
Gleisi Hoffmann, Mozarildo Cavalcanti.
Publicação
Publicação no DSF de 24/03/2011 - Página 7963
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ESCOLHA, MUNICIPIO, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), LANÇAMENTO, CAMPANHA NACIONAL, PREVENÇÃO, CANCER, INCIDENCIA, MULHER, COMENTARIO, PRESENÇA, AUTORIDADE, ARTISTA.
  • ANALISE, RELEVANCIA, CAMPANHA, REGISTRO, SUPERIORIDADE, INCIDENCIA, DOENÇA, REGIÃO NORTE.
  • RELEVANCIA, ESFORÇO, GOVERNADOR, ESTADO DO AMAZONAS (AM), AQUISIÇÃO, EQUIPAMENTOS, DIAGNOSTICO, CANCER.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada, Srª Presidente Senadora Marta Suplicy.

            Srªs Senadoras, Srs. Senadores, companheiros e companheiras, Senadora Marta, assim como V. Exª e tantos outros que ocuparam a tribuna no dia de hoje, eu também venho à tribuna para falar de um momento importante para a Nação brasileira, sobretudo pra as mulheres, que ocorreu no dia de ontem, Senador Magno Malta. E falo com alegria redobrada porque, num contexto de que durante todo o mês de março serão divulgadas e realizadas atividades relativas às mulheres por conta do Dia Internacional da Mulher, ontem foi feito, pela Presidenta Dilma Rousseff, o lançamento de um programa de fortalecimento de saúde da mulher, o lançamento da campanha de prevenção de colo de útero e de mama, que são dois problemas que mais vitimam as mulheres do nosso País.

            O câncer de mama é a principal causa de morte entre as mulheres. Na sequência, vem o câncer de colo de útero. Digo que venho aqui com alegria redobrada porque a Presidenta Dilma escolheu a cidade de Manaus, a querida capital do meu Estado do Amazonas para fazer o lançamento dessa campanha. E acompanhando a Presidenta Dilma, além do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que cumprimento formalmente desta tribuna; o Presidente do Instituto do Câncer do Brasil, vários professores da área, vários médicos que militam nessa área da saúde, da mulher, da prevenção de câncer, acompanharam a Presidenta e a Ministra da Cultura, Ana Hollanda, inúmeras artistas, cantoras, atrizes que são reconhecidas pela população, admiradas pela população brasileira e que desenvolvem, junto com o Ministério da Saúde, de forma gratuita, a campanha de prevenção do câncer de colo de útero e câncer de mama.

            Lá estiveram as atrizes Cássia Kiss, Tânia Alves, Zezé Motta, a atriz e poetisa Elisa Lucinda, as cantoras Fafá de Belém - a paraense Fafá de Belém -, Daniela Mercury, Márcia Siqueira - uma bela cantora do nosso Estado do Amazonas - e a cantora Maria Rita, além da apresentadora Hebe Camargo e das atletas Maurren Maggi e Hortência, entre outras pessoas que lá estiveram.

            É importante destacar, Srª Presidente, Senadora Gleisi e Senadora Angela, que o clima no ato de lançamento do reforço da campanha pela prevenção do câncer na mulher, podemos assim dizer, foi um clima extremamente positivo. E o que marca este Governo, Senadora Marta, tem sido a forma direta e sincera como os problemas são encarados e tratados.

            Foi apresentado o diagnóstico da necessidade, inclusive apresentado e escrito formalmente, e, entre as metas, está exatamente a criação do Programa Nacional de Qualidade em Mamografia, e foi mostrado que há, no setor público do Brasil, instalados em torno de dois mil mamógrafos, mas grande parte deles não funciona a contento.

            A Presidente Dilma chegou, em determinado momento, de uma forma muito sincera e com uma intenção extremamente positiva, a questionar quais seriam os problemas que fazem com que tantas mulheres não tenham acesso ao exame de mamografia, uma vez que temos tantos mamógrafos.

            Disse a Presidenta que ou os mamógrafos estão quebrados e não foram consertados, ou não há técnicos para operar os mamógrafos, ou, ainda, os mamógrafos estão concentrados em poucas localidades.

            Eu vejo isso como algo extremamente importante, porque a saúde não tem o problema da falta de recursos somente.

            Tanto na saúde como na educação, ou em qualquer outro setor, não só público, mas privado também, nós precisamos zelar pela boa gestão do sistema, e zelar pela boa gestão do sistema significa fazer um exercício cotidiano de autocrítica, de avaliação autocrítica de como as coisas estão funcionando.

            Quero dizer que, para nós, mulheres brasileiras, é muito importante o fortalecimento desse programa, porque, primeiro, há uma estimativa - vou repetir aqui dados que já foram ditos, Senadora Gleisi, e já concedo um aparte a V. Exª - de que em torno de 18,5 mil casos novos de câncer de útero, de colo de útero, tenham ocorrido no ano de 2010 - dezoito casos por cem mil mulheres -, e essa também é a estimativa para este ano de 2011. Somente em 2008, morreram, em decorrência dessa doença, quase cinco mil brasileiras.

            Um dado importante: são nas capitais da Região Norte, salvo engano Belém do Pará, em primeiro lugar, e, em segundo lugar, Manaus, no Estado do Amazonas; são nesses Estados onde há a maior incidência de câncer de colo de útero, em torno de 39,6 casos para cem mil. Ou seja, enquanto a média nacional é de dezoito casos por cem, Senadora Marta, na Região Norte são quase quarenta casos por cem.

            Então, quero aqui cumprimentar a Presidenta Dilma por ter escolhido a cidade de Manaus. E lá estavam os Governadores de Roraima e do Acre; o Governador Tião Viana, ex-Vice-Presidente desta Casa, médico, lá estava participando do ato, assim como o Governador do Estado do Senador Mozarildo, da Senadora Angela, estava também participando do evento.

            É muito importante, um ato extremamente simbólico, a escolha da cidade de Manaus para o lançamento dessa campanha tão importante para as mulheres brasileiras. Eu tive a oportunidade de conversar com a Presidenta Dilma e vi uma preocupação muito sincera em relação ao tema. Dizia ela ao Ministro Padilha: “Ministro, vamos agilizar todas essas ações para ver se conseguimos ampliar ainda mais esses números”, números, como, por exemplo, a meta de mais de 3,8, em torno de 4 milhões de exames de mamografias neste ano. O que será um salto positivo, significativo, diante daquilo que nós já temos.

            Concedo um aparte a V. Exª, Senadora Gleisi.

            A Srª Gleisi Hoffmann (Bloco/PT - PR) - Obrigada, Senadora Vanessa. Quero cumprimentá-la por esse pronunciamento e me somar aos seus cumprimentos à Presidenta Dilma, que, no mês de março, quando comemoramos o Dia Internacional da Mulher, lança um programa tão importante como este, que é um programa de prevenção. No Paraná, acompanho o grupo Amigas da Mama, que é um grupo muito ativo de combate ao câncer de mama, inclusive ligado a uma rede de hospitais de câncer, que tem como um dos principais elos o Hospital Erasto Gaertner. A gente acompanha de perto o drama de muitas mulheres, a maioria é de mulheres pobres, que não tiveram acesso a um exame preventivo e, quando chegam a diagnosticar, o câncer já está avançado, tem que se extirpar a mama, depois não têm condições nem recursos para fazer uma reposição, uma cirurgia plástica. E, aí, além do tratamento de câncer, que é um tratamento difícil, um tratamento complexo, doloroso, há também as questões psicológicas, de autoestima, que não conseguem ser recuperadas. Então, este programa sobre o qual V. Exª está falando e que foi lançado, ontem, em seu Estado - e, de fato, a Região Norte apresenta índices muito elevados, daí a justificativa de lançar lá -,

tenho certeza de que vem ao encontro dessa necessidade. Então, queria deixar público aqui nesta Casa: parabéns à Presidenta Dilma, parabéns ao Ministério da Saúde, que tem feito um trabalho pró-ativo em várias áreas. Há três ou quatro semanas, tivemos o lançamento do Programa Saúde Não Tem Preço, que já mostrou que o índice de remédios gratuitos tirados para hipertensão nas farmácias subiu 60%, porque é medicamento gratuito. E, agora, também com esse Programa Saúde da Mulher. Então, muito bem colocado aqui, Senadora Vanessa. Deixo, nesta Casa, o registro de parabéns à Presidenta Dilma, ao Ministro Padilha e a todo esse trabalho que vem sendo feito com foco na saúde da mulher, com ações de combate ao câncer, que destinarão até 2014 investimentos de 4,5 bilhões.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - Muito obrigada, Senadora. O aparte de V. Exª, sem dúvida alguma, engrandece muito o meu pronunciamento.

            Quero dizer que nós mulheres somos conscientes das nossas necessidades e do que precisamos avançar ainda.

            Mas, Senador Mozarildo, temos um orgulho muito grande, mas muito grande, de termos, pela primeira vez,...

(Interrupção do som.)

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) -... na história da República, uma mulher Presidenta da República, e uma mulher que traz a sensibilidade das mulheres.

            Disse pessoalmente à Presidenta no dia de ontem: “Tudo mudou, tudo mudou e tudo está mudando em relação a como encarar os problemas e a discriminação de gênero no País”, que, de fato, ocorre e que precisam ser encaradas de frente. A Presidenta Dilma não apenas tem grande capacidade para governar este País, como também tem uma grande sensibilidade como mulher e sente também como nós precisamos avançar nas nossas questões.

            Antes de conceder o aparte a V .Exª, com a bondade e a benevolência da nossa Presidenta Marta, Senador Mozarildo - apenas peço brevidade -, quero dizer que Manaus recebeu a Presidenta com muita alegria; era muita gente nas ruas, espontaneamente saindo de suas casas para receber Dilma. Foi o Estado do Amazonas que deu a ela a maior votação ....

(Interrupção do som.)

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP. Fora do microfone.) - Senadora, mais um minuto para o Senador Mozarildo, outro minuto para a senhora e encerraremos.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - Aí concluímos. Perfeitamente.

            Então, Senadora Marta, foi o Amazonas o Estado que deu o maior percentual de votação a ela. E ontem, pela primeira vez depois das eleições, essa gente humilde do meu Estado, mas muito agradecida, foi às ruas para cumprimentar a nossa Presidenta.

            Senador Mozarildo, eu concedo o aparte a V. Exª.

            O Sr. Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR) - Senadora Vanessa, tive até a oportunidade de apartear a Senadora Marta, mas não poderia deixar de fazer um registro, como amazônida e como médico ginecologista e obstetra, da importância do evento de ontem em Manaus. Não foi à toa que ela escolheu Manaus para lançar esse trabalho porque, realmente, na Região Norte, notadamente na Região Norte, a incidência de câncer de colo e de mama na mulher é muito alta. Então é importantíssimo que esse gesto, que tem um simbolismo muito bonito, tenha sido feito ...

(Interrupção do som.)

            O Sr. Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR) - ... tenho sido feito na capital do seu Estado, mas, de resto, com certeza, homenageou toda a Região Norte.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - Muito obrigada, Senador Mozarildo.

            Para concluir, eu gostaria apenas de dizer que importantes também foram os anúncios feitos pelo Governador do Estado do Amazonas, Governador Omar Aziz, que garantirá pelo menos um mamógrafo em cada Município do Estado, além de mamógrafos em barcos itinerantes.

            Então quero aqui registrar o grande esforço do Governador Omar, da primeira-dama Nejme Aziz, na luta, em parceria com o Ministério da Saúde, para melhorar a atenção integral à saúde da mulher. E registrar, Senadora Marta, que acompanhando a Presidenta Dilma estava a Srª Marcela Temer, esposa do nosso Vice-Presidente. Foi um ato de muita emoção, de muita alegria para o Brasil, para os homens, mas, sobretudo, para as mulheres deste País e para as mulheres de todo o norte brasileiro.

            Obrigada.


Modelo1 11/22/2410:04



Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/03/2011 - Página 7963