Pronunciamento de Paulo Paim em 14/03/2011
Discurso durante a 26ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Lê ofício encaminhado ao seu gabinete, de autoria do embaixador da Líbia, no Brasil.
- Autor
- Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
- Nome completo: Paulo Renato Paim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
DIREITOS HUMANOS.:
- Lê ofício encaminhado ao seu gabinete, de autoria do embaixador da Líbia, no Brasil.
- Publicação
- Publicação no DSF de 15/03/2011 - Página 6776
- Assunto
- Outros > DIREITOS HUMANOS.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, OFICIO, AUTORIA, EMBAIXADOR, PAIS ESTRANGEIRO, LIBIA, RESPOSTA, COMISSÃO, DIREITOS HUMANOS, SENADO, REFERENCIA, QUESTIONAMENTO, SITUAÇÃO, JORNALISTA, BRASIL, LIBERAÇÃO, RETORNO.
O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, vou fazer a leitura hoje deste Ofício, que na verdade foi encaminhado ao meu gabinete ainda no dia 10 de março de 2011 e diz o seguinte:
Excelentíssimo Sr. Senador Paulo Paim,
Em resposta ao Ofício nº 004/11 - CDH, datado de 10 de março de 2011, gostaríamos de informá-lo que todos os esforços foram feitos junto ao Governo da Grande Jamahiriya para a liberação do Jornalista Andrei Netto.
Informamos ainda que o mesmo foi detido pelo Governo líbio por ter entrado no País ilegalmente pela fronteira com a Tunísia. Sua detenção ocorreu pelo motivo de proteção ao repórter, visto a grande preocupação do Governo com a segurança da mídia estrangeira.
Depois de vários contatos com as autoridades competentes, tivemos a informação de que o mesmo já foi liberado e que embarcará hoje de volta ao Brasil.
Fizemos, por iniciativa do Senador Suplicy, no dia 10, este encaminhamento ao Embaixador da Líbia no Brasil. No dia 11 pela manhã, ele já nos remetia este documento em que o Embaixador, Dr. Salem Ezubedi, informa, como foi confirmado pela própria imprensa, que o jornalista havia sido solto naquele fim de tarde do mesmo dia 10.
Faço apenas o registro, para que fique nos Anais da Casa, à Comissão de Direitos Humanos, Senador Suplicy, que todos cumprimos nossa parte. Naturalmente, foi importante o fato de que o Embaixador da Líbia, de imediato, deu retorno a esta Casa.
Era isso. Obrigado, Sr. Presidente.