Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao ex-Vice-Presidente da República, José Alencar.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao ex-Vice-Presidente da República, José Alencar.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2011 - Página 8747
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE DE ALENCAR, EX VICE PRESIDENTE DA REPUBLICA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, ATUAÇÃO, EMPRESARIO, BRAVURA, LUTA, CANCER, IMPORTANCIA, CONTRIBUIÇÃO, GOVERNO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é também para falar em nome do Governo, em meu nome, em nome do povo de Roraima, enfim, de todos os brasileiros que aprenderam a admirar o Vice-Presidente, Senador e empresário mineiro José Alencar.

            O Brasil hoje está de luto. Está de luto porque perde um grande homem, perde um exemplo, perde um lutador que o povo se acostumou a ver na televisão, na sua forma peculiar de coragem, de esperança, lutando contra a alta dos juros, lutando contra um câncer, lutando contra aquelas questões que ele entendia que não eram o melhor para ele e para o País.

            O Vice-Presidente José Alencar representou, para todos nós, a força viva da história do empreendedor no nosso País. De pequeno, de baixo, cresceu e se transformou em um dos maiores empresários do País.

            Como político, exerceu o mandato de Senador aqui, no nosso PMDB, de forma altiva, representando o grandioso Estado de Minas Gerais, mas falando para todo o Brasil: falando das suas histórias, das suas lutas, das suas crenças, e, principalmente, da sua esperança no futuro.

            Foi duas vezes Vice-Presidente do Presidente Lula. E ouvi muitas vezes do Presidente Lula a contribuição inestimável que o Vice-Presidente José Alencar deu ao País e a ele, o Presidente Lula. Sempre disse o Presidente Lula que não poderia haver melhor Vice-Presidente na história do País do que José Alencar. Poderia ter havido igual, mas não teria havido melhor. Ouvi da boca do Presidente Lula, muitas vezes, esse depoimento.

            E, sem dúvida nenhuma, hoje o País fica mais triste. Como disse o Senador Itamar Franco, ele transcendia Minas Gerais. Era um exemplo para o Brasil até na sua luta contra a doença. Eu tenho certeza de que o Vice-Presidente José Alencar, o homem, o empresário José Alencar deu muita esperança ao coração de muitos brasileiros na forma como conduziu a sua luta, com vitalidade, com coragem e com amor no coração, sempre pronto para o que viesse, mas sempre com a alma desarmada.

            Então, quero aqui, em nome da Liderança do Governo, abraçar a família, abraçar o povo de Minas Gerais e abraçar todos os brasileiros por essa perda, dizendo que nós perdemos José Alencar, mas fica um grande exemplo, um exemplo de grande homem, de grande brasileiro, de grande personagem e de grande caráter para a história do nosso País.

            Eram essas as palavras.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 4/28/243:48



Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2011 - Página 8747