Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao ex-Vice-Presidente da República, José Alencar.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao ex-Vice-Presidente da República, José Alencar.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2011 - Página 8748
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE DE ALENCAR, EX VICE PRESIDENTE DA REPUBLICA, ELOGIO, FIDELIDADE, GOVERNO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, BRAVURA, LUTA, CANCER.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco/PT - PE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu queria aqui, em nome do Partido dos Trabalhadores, cuja bancada tenho a honra de liderar, bem como a bancada do bloco de apoio à Presidente Dilma, dizer da nossa tristeza no dia de hoje, da nossa consternação pela morte desse grande brasileiro, um verdadeiro filho do Brasil, o nosso ex-Vice Presidente José Alencar, um homem que deixa para todos os brasileiros e brasileiras uma grande lição de vida, um homem que se dedicou a este País em todos os momentos da sua vida e da sua história.

            José Alencar, sem dúvida, foi um dos grandes responsáveis pelas mudanças que aconteceram no País ao longo dos últimos anos. Primeiro porque teve a coragem, o desprendimento de se aliar a Lula naquela eleição de 2002, enfrentando preconceitos e dificuldades que, do outro lado, o Presidente Lula enfrentou também. Eu me lembro muito bem da convenção do PT em 2002, quando aprovamos a aliança com o PL à época, com José Alencar como Vice: uma grande quantidade de militantes do nosso Partido se levantou em protesto, porque se tratava de uma aliança com um burguês, o PT estava deixando de seguir o seu roteiro estratégico. Isso, inclusive, repercutiu no início do Governo, quando muitos companheiros e companheiras se colocaram, de certa forma, até em uma postura de oposição ao Governo Lula.

            Mas José Alencar era um tipo sedutor. Lembro-me de que, anos mais tarde, em um congresso do PT em 2007, ele foi aclamado por todos de pé e recebeu, naquele dia, a condição de filiado de honra do Partido dos Trabalhadores. Ele exibia com muita alegria e bom humor a carteirinha de filiado e dizia: “Eu quero votar também aqui. Eu tenho direito de votar”.

            Ou seja, era uma pessoa que sabia conquistar os outros. Foi um homem critico do governo no momento em que deveria ser crítico. E crítico sempre na perspectiva de procurar o melhor para o próprio governo. Mas também foi um homem de uma fidelidade, de uma lealdade inabaláveis, especialmente na grande crise que vivemos em 2005 - e muita gente sabe do que falo aqui. José Alencar foi de uma fidelidade, de uma lealdade... Eu diria que S. Exª foi um dos grandes responsáveis pela preservação da estabilidade deste País e da estabilidade do nosso Governo naquele momento.

            Portanto, é com muita tristeza que nós hoje encaramos a realidade de vê-lo nos deixar. E ele nos deixa com uma grande lição de vida, de um homem extremamente simples, apesar de toda a relevância e importância que teve na vida empresarial e política deste País.

            Tive oportunidade, na condição de Ministro da Saúde, de, muitas vezes, quando o Presidente Lula precisou se ausentar do País, poder despachar e conversar com ele.

            E eu tinha nele sempre uma pessoa que impressionava pela sua sensibilidade, pela sua simplicidade e, acima de tudo, pelo seu espírito republicano.

            Fica para nós, no momento em que ele se vai, uma grande lição de vida, uma lição de patriotismo, uma lição de brasilidade, uma lição de vontade de viver, de coragem, de capacidade de enfrentar as dificuldades e, sobretudo, de amor à vida.

            Portanto, quero aqui, em nome do PT, mais do que lamentar a morte de José Alencar, agradecer a S. Exª por tudo que fez pelo nosso Governo, pelo Presidente Lula e, acima de tudo, pelo nosso País.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 5/16/245:49



Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2011 - Página 8748