Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao ex-Vice-Presidente da República, José Alencar.

Autor
Clésio Andrade (PR - Partido Liberal/MG)
Nome completo: Clésio Soares de Andrade
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao ex-Vice-Presidente da República, José Alencar.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2011 - Página 8753
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE DE ALENCAR, EX VICE PRESIDENTE DA REPUBLICA, RELEVANCIA, ATUAÇÃO, EMPRESARIO, ELOGIO, VIDA PUBLICA, DIGNIDADE, BRAVURA, REGISTRO, HONRA, AMIZADE.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. CLÉSIO ANDRADE (Bloco/PR - MG. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador José Sarney, primeiro, eu gostaria de registrar que, pela primeira vez, falo ao microfone do Senado, bastante emocionado pela perda deste grande amigo e companheiro José Alencar.

            Falávamos aqui com o nosso Senador Presidente Itamar Franco de grandes momentos, momentos importantes por que passamos juntos, e da honra que eu tive de conviver não só com José Alencar como também com o nosso Presidente Itamar Franco, que é um homem que nos dá muito exemplo, um homem público extraordinário.

            Foi um homem que soube, no momento certo, enxergar a importância da junção do capital com o trabalho, da junção do trabalhador com o empresário, para que o País pudesse ter estes resultados que, hoje, nós estamos tendo; um País extraordinário, um País em que os nossos aeroportos estão cheios, os nossos ônibus estão cheios, as estradas estão cheias, porque, na verdade, a economia está crescendo, as pessoas estão melhorando de vida. Isso é um exemplo forte dessas grandes transformações que o Presidente Lula, juntamente com o Vice-Presidente José Alencar, proporcionou a todos nós.

            Mas ele não era só um homem público. Acho que ele também foi um grande empreendedor, um homem que soube enxergar a importância dos seus negócios com a função social e que soube também, nesse processo todo, fazer crescer as suas empresas, mesmo competindo com áreas fortes, como a China; soube posicionar-se bem; soube formar seu pessoal; soube formar seu filho, grande Josué, que é um grande empreendedor hoje e também como político, como mineiro, nós mineiros, como o nosso Senador Presidente Itamar Franco. E recordo algumas passagens importantes, de quando o nosso Senador, Presidente Itamar Franco, naquela época Governador por Minas Gerais, deixou o PMDB para apoiar a eleição do Presidente Lula e do Vice-Presidente José Alencar, logo após a eleição de Aécio Neves para governador, tendo eu como vice-governador, chapa apoiada pelo então Governador Itamar Franco, chapa vitoriosa, eleita: Aécio Governador, Clésio Andrade, Vice-Governador por Minas, com o apoio do nosso Governador Itamar Franco.

            A partir daí, o Governador Itamar Franco, com a sua presença forte, com o seu peso, chamou-me e, junto com José Alencar, convidou-me a apoiar o Presidente Lula. Naquele momento, até contrariando o meu partido, o PFL, apoiamos a eleição do Presidente Lula no segundo turno. Ganhamos a eleição em Minas, com o apoio do nosso Governador Itamar Franco. 

            O terceiro ponto importante da pessoa extraordinária, figura humana de José Alencar, após a inviabilização da minha presença no PFL, foi aquela mão amiga que me pegou, junto com mais seis Deputados, e me levou para o seu partido. Passei, então, a fazer parte do grupo político dele pelo PL, Partido Liberal, e até hoje estou no Partido da República.

            Então, são momentos muito fortes, momentos importantes na nossa vida. A gente fica, realmente, bastante entristecido. Acho que o Brasil perde muito, Minas perde muito. Nós todos temos certeza de que ficamos como legado um exemplo muito forte desse grande homem público, desse grande mineiro, desse grande amigo, grande companheiro. Mas, muito mais do que isso, tenho certeza de que nós, políticos e nós, empresários teremos sempre muitos exemplos, Srs. Senadores, a seguir do nosso Vice-Presidente José Alencar, que se vai.

            Mas, temos muito mais do que isso Temos a certeza de que ele está deixando um legado extraordinário não só para nós, como também para todas as gerações futuras, aquelas gerações que queiram seguir na vida, queiram ser bons empreendedores, bons homens públicos, pessoas que possam servir à sociedade brasileira, como ele tão bem serviu.

            De forma que, para mim, é uma honra muito grande, Sr. Presidente José Sarney, poder falar emocionadamente sobre José Alencar, este grande mineiro que nos deixa. Fico extremamente triste.

            Agradeço ao senhor, também, por indicar a nossa bancada mineira, Senador Presidente Itamar Franco, Senador Aécio Neves e eu, para representar o Senado, juntamente com os nossos líderes, nos funerais do nosso Vice-Presidente, nosso amigo, companheiro que se foi.

            Muito obrigado, Senador.


Modelo1 5/14/243:48



Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2011 - Página 8753