Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao ex-Vice-Presidente da República, José Alencar.

Autor
Waldemir Moka (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Waldemir Moka Miranda de Britto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao ex-Vice-Presidente da República, José Alencar.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2011 - Página 8753
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE DE ALENCAR, EX VICE PRESIDENTE DA REPUBLICA, ELOGIO, LUTA, COMBATE, CANCER, ATUAÇÃO, EMPRESARIO, ESFORÇO, PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL, GARANTIA, QUALIDADE DE VIDA, BRASILEIROS.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. WALDEMIR MOKA (Bloco/PMDB - MS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, uso a palavra porque tenho certeza de que o povo sul-mato-grossense gostaria que eu o fizesse. Uso a palavra para saudar a família no sentido de que tenho certeza, embora num momento muito triste para o País inteiro, mas haveremos também de concordar de que o Vice-Presidente descansou. Talvez ele não quisesse descansar. Aliás, nunca vi na minha história - e eu sou médico e tenho alguma experiência - alguém que lutou tanto com tanta determinação. Embora tivesse à sua disposição o que de melhor tem na medicina do nosso País e até fora, eu quero crer, Sr. Presidente, que o que o mantinha vivo era uma fé inquebrantável. Era um homem de fé, um homem determinado.

            Confesso que convivi muito pouco com o Vice-Presidente José Alencar. Deputado Federal, ele Senador, nós, da bancada ruralista, tínhamos um encontro, até porque ele sempre foi um exemplo nesse setor como empresário, como produtor, mas, principalmente, como um grande empresário e que apostava e sempre alavancava o setor produtivo.

            Diversas vezes, eu vi o Líder Humberto Costa dizendo que divergiu do Governo, embora fosse o Vice-Presidente. Tenho a impressão de que o Presidente Lula não poderia ter ninguém melhor do que José Alencar ao seu lado, homem leal, determinado, de críticas leais, sinceras, feitas de frente. Essa é a característica que tenho comigo do Vice-Presidente. E no Vice-Presidente da República, aí, sim, Presidente José Sarney, nós, da bancada ruralista, tínhamos um porto seguro. Nunca faltou do Vice-Presidente uma atenção a nós. Ele intermediava e fazia com convicção, na certeza de que estava ajudando pessoas como ele, que sempre se importaram em criar emprego, gerar renda e melhorar a qualidade de vida da população deste País.

            Quero encerrar minhas palavras, Sr. Presidente, prestando uma homenagem a esse grande brasileiro, a esse homem de fé inquebrantável, e o faço em nome da população do meu Estado do Mato Grosso do Sul, que, aliás, foi colonizado. Chegaram lá os primeiros sul-mato-grossenses, muitos deles vindos das Minas Gerais, que é o Estado do nosso agora saudoso Vice-Presidente José Alencar.

            Muito obrigado, Sr.Presidente.


Modelo1 5/15/2412:15



Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2011 - Página 8753