Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao ex-Vice-Presidente da República, José Alencar.

Autor
Anibal Diniz (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Anibal Diniz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao ex-Vice-Presidente da República, José Alencar.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2011 - Página 8756
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE DE ALENCAR, EX VICE PRESIDENTE DA REPUBLICA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, RELEVANCIA, ATUAÇÃO, GOVERNO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, APRESENTAÇÃO, VOTO DE PESAR, FAMILIA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco/PT - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu quero também, na condição de coordenador da Bancada Federal do Acre, externar a nossa profunda solidariedade e votos de pesar aos familiares e aos milhões de amigos e admiradores do grande brasileiro que foi o Vice-Presidente José Alencar. José Alencar foi um exemplo em todos os sentidos, porque foi um vencedor.

            Ele venceu naquilo que todo brasileiro comum sonha vencer, que é vencer na vida, lutar, subir, avançar naquilo que são seus objetivos, e, por isso, ele pode ser chamado de um autêntico vencedor. José Alencar brincava com todas as condições, em todos os momentos. E dizia que a composição da chapa que teve o Presidente Lula e ele como Vice, era nada mais do que a junção do capital com o trabalho. E assim ele se portava em todas as situações.

            Esteve no Acre em 2002, quando o Presidente Lula não pôde se fazer presente. E junto com ele esteve um amigo de juventude que poucos conhecem, mas sempre estava muito atento a tudo o que acontecia com o Vice-Presidente José Alencar, que é o publicitário e jornalista Edgar Melo, uma figura que se solidarizou permanentemente com ele em todos os momentos e por quem o Sr. José Alencar tinha também uma profunda admiração. E, na sua passagem pelo Acre, eu tive o privilégio de acompanhar o encontro desses dois senhores de grande maturidade, de grande conhecimento e de grande vivência de Brasil.

            Ao término de uma grande agenda eu pude ouvir do Presidente José Alencar ao nosso companheiro Edgar Melo a seguinte expressão: “Chegou a nossa hora, vamos tomar a nossa”. E eles foram tomar uma dose de cachaça no término do dia, de uma grande agenda, porque o Vice-Presidente José Alencar era um autêntico brasileiro, com todas as práticas comuns de todos os brasileiros ou de grande parte dos brasileiros.

            Então, neste momento, Sr. Presidente, eu queria reforçar aqui as palavras do Ministro Gilberto Carvalho que, ao saber da morte do Vice-Presidente José Alencar disse: “Vocês não têm ideia do quanto o Vice-Presidente José Alencar foi importante para o Brasil, do quanto ele foi importante para a governabilidade durante esses oito anos da administração do Presidente Lula”. Por isso, todos nós, do Partido dos Trabalhadores, devemos muito - devemos muito - ao Vice-Presidente José Alencar.

            Por isso, desejo aqui externar a minha solidariedade aos familiares e dizer que esse nosso sentimento é um sentimento de agradecimento profundo e que aprendemos muito com o Vice-Presidente José Alencar. O Vice-Presidente José Alencar dignificou sobremaneira a função de Vice, com sua discrição, com seu espírito de lealdade, de compromisso, que levou com ele durante todo o exercício do mandato.

            Nessa reta final de sua vida, ele foi um lutador, um lutador pela vida até o último segundo, e nos deixou um exemplo de como nos portarmos nesta vida tão transitória que todos temos. Temos de aprender a conviver com a vida e também aprender a conviver com essa transição triste, dificílima que é a morte.

            O Vice-Presidente José Alencar nos deixou também este legado de viver sempre batalhando, na luta sempre, até o último momento.

            Obrigado, Vice-Presidente José Alencar. Estamos todos orgulhosos do exemplo que o Senhor deu para o nosso País.

            Muito obrigado.


Modelo1 1/8/255:51



Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2011 - Página 8756