Pronunciamento de Antonio Carlos Valadares em 29/03/2011
Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagem ao ex-Vice-Presidente da República, José Alencar.
- Autor
- Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
- Nome completo: Antonio Carlos Valadares
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem ao ex-Vice-Presidente da República, José Alencar.
- Publicação
- Publicação no DSF de 30/03/2011 - Página 8763
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, JOSE DE ALENCAR, EX VICE PRESIDENTE DA REPUBLICA, ELOGIO, DIGNIDADE, ETICA, COMPETENCIA, ATUAÇÃO, POLITICO, EMPRESARIO, RELEVANCIA, CONTRIBUIÇÃO, GOVERNO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.
| SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Agradeço.
Sr. Presidente, o PSB não poderia deixar de fazer a sua manifestação de pesar, de expressar o seu sentimento diante de perda tão irreparável provocada com a morte do ex-Vice-Presidente José Alencar, que, durante sua vida, seja como empresário, seja como político, denotou, demonstrou qualidades excepcionais.
Homem dedicado ao trabalho, homem dedicado aos seus amigos e à vida partidária. Consagrou-se na vida pública como Vice-Presidente da República, alçando-se, colocando-se no mesmo pé de igualdade a mineiros que ilustraram a história das Alterosas como um Juscelino Kubitschek, como um Tancredo Neves, que honraram a política do nosso Brasil.
Morreu o homem e fica a fama, como diz o provérbio popular. A fama de homem empreendedor, na iniciativa privada, e a fama de homem coerente na vida política.
Naquele período, Sr. Presidente, em que Lula se candidatava mais uma vez à Presidência da República, em 2002, muitas dúvidas existiam no setor empresarial com relação à candidatura do nosso Presidente. A escolha de José Alencar como Vice-Presidente reforçou, sem dúvida alguma, as pretensões daqueles que queriam mudar o Brasil, porque a sua presença na chapa com o Presidente Lula trouxe a tranquilidade, trouxe a certeza de que a palavra empenhada de Lula, os compromissos assumidos por seu Partido, o Partido dos Trabalhadores, e por todos aqueles que o apoiavam seriam cumpridos à risca, como de fato aconteceu.
José Alencar manteve-se ao lado do Presidente Lula até a undécima hora, até a última hora. Não o decepcionou em nenhum momento. A sua cruzada em favor da baixa de juros, como disse o Senador Renan Calheiros, demonstrou a sua sabedoria, demonstrou o seu comprometimento com a economia nacional porque, a partir dessa luta, os empreendimentos foram realizados nos mais diferentes setores com a queda dos juros e, consequentemente, com o aumento dos investimentos.
Por isso, a palavra do PSB neste instante é de pesar, mas também de orgulho porque teve a honra e a alegria de tê-lo a seu lado, e governando, nesses oito anos, ao lado do Presidente Lula.
Em Sergipe, tivemos a grande satisfação de recebê-lo em praça pública, num dos grandes comícios que ali Lula realizou, e ele dizia que o técnico tem a sua força, tem a sua importância, mas o político, no contexto da história, no contexto do desenvolvimento das Nações, tem uma importância muito maior porque o político ouve o povo, o político ouve a comunidade, ouve a sociedade e se casa inteiramente com os seus sentimentos.
Por essa razão, Sr. Presidente, José Alencar fez história, fez fama e conseguiu quase a unanimidade, se não a unanimidade, neste País.
Modelo1 1/3/263:44