Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao ex-Vice-Presidente da República, José Alencar.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao ex-Vice-Presidente da República, José Alencar.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2011 - Página 8763
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE DE ALENCAR, EX VICE PRESIDENTE DA REPUBLICA, ELOGIO, DIGNIDADE, ETICA, COMPETENCIA, ATUAÇÃO, POLITICO, EMPRESARIO, RELEVANCIA, CONTRIBUIÇÃO, GOVERNO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Agradeço.

            Sr. Presidente, o PSB não poderia deixar de fazer a sua manifestação de pesar, de expressar o seu sentimento diante de perda tão irreparável provocada com a morte do ex-Vice-Presidente José Alencar, que, durante sua vida, seja como empresário, seja como político, denotou, demonstrou qualidades excepcionais.

            Homem dedicado ao trabalho, homem dedicado aos seus amigos e à vida partidária. Consagrou-se na vida pública como Vice-Presidente da República, alçando-se, colocando-se no mesmo pé de igualdade a mineiros que ilustraram a história das Alterosas como um Juscelino Kubitschek, como um Tancredo Neves, que honraram a política do nosso Brasil.

            Morreu o homem e fica a fama, como diz o provérbio popular. A fama de homem empreendedor, na iniciativa privada, e a fama de homem coerente na vida política.

            Naquele período, Sr. Presidente, em que Lula se candidatava mais uma vez à Presidência da República, em 2002, muitas dúvidas existiam no setor empresarial com relação à candidatura do nosso Presidente. A escolha de José Alencar como Vice-Presidente reforçou, sem dúvida alguma, as pretensões daqueles que queriam mudar o Brasil, porque a sua presença na chapa com o Presidente Lula trouxe a tranquilidade, trouxe a certeza de que a palavra empenhada de Lula, os compromissos assumidos por seu Partido, o Partido dos Trabalhadores, e por todos aqueles que o apoiavam seriam cumpridos à risca, como de fato aconteceu.

            José Alencar manteve-se ao lado do Presidente Lula até a undécima hora, até a última hora. Não o decepcionou em nenhum momento. A sua cruzada em favor da baixa de juros, como disse o Senador Renan Calheiros, demonstrou a sua sabedoria, demonstrou o seu comprometimento com a economia nacional porque, a partir dessa luta, os empreendimentos foram realizados nos mais diferentes setores com a queda dos juros e, consequentemente, com o aumento dos investimentos.

            Por isso, a palavra do PSB neste instante é de pesar, mas também de orgulho porque teve a honra e a alegria de tê-lo a seu lado, e governando, nesses oito anos, ao lado do Presidente Lula.

            Em Sergipe, tivemos a grande satisfação de recebê-lo em praça pública, num dos grandes comícios que ali Lula realizou, e ele dizia que o técnico tem a sua força, tem a sua importância, mas o político, no contexto da história, no contexto do desenvolvimento das Nações, tem uma importância muito maior porque o político ouve o povo, o político ouve a comunidade, ouve a sociedade e se casa inteiramente com os seus sentimentos.

            Por essa razão, Sr. Presidente, José Alencar fez história, fez fama e conseguiu quase a unanimidade, se não a unanimidade, neste País.


Modelo1 5/3/242:20



Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2011 - Página 8763