Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao ex-Vice-Presidente da República, José Alencar.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao ex-Vice-Presidente da República, José Alencar.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2011 - Página 8763
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE ALENCAR, EX VICE PRESIDENTE DA REPUBLICA, ELOGIO, ATUAÇÃO, EMPRESARIO, POLITICO, ESFORÇO, COMBATE, CANCER.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco/PSDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Presidente, Senador José Sarney, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, eu não posso fazer, neste momento, uma simples leitura do sentimento que toma conta do meu coração, sentimento de pesar pelo falecimento do nosso ex-Vice-Presidente e amigo, irmão José Alencar Gomes da Silva. Tenho de falar, Presidente José Sarney, mesmo correndo o risco da emoção, mas falar com o coração.

            Tive o privilégio, eu diria com toda a emoção, o privilégio de conviver e aprender com José Alencar, por longo tempo, desde a década de noventa. Lá nos idos de noventa, José Alencar, Presidente da Confederação das Indústrias de Minas Gerais, e eu, Presidente da Confederação das Indústrias do Estado do Pará, éramos ao mesmo tempo Vice-Presidentes da Confederação Nacional da Indústria, então presidida pelo Senador Albano Franco. Tínhamos assento lá e discutíamos em conjunto as questões que transpunham o setor industrial brasileiro.

            Desde esse tempo, Senador Paulo Paim, José Alencar já se preocupava com as questões sociais do Brasil. Desde esse tempo, José Alencar já se colocava em oposição aos juros, que deixavam o trabalhador brasileiro em situação de dificuldade, Senador Renan, em relação àqueles que podiam ter vantagem na ciranda financeira. Ele era de uma transparência, de uma lealdade e de uma determinação que contagiava todos nós, todos nós que éramos seus companheiros.

            José Alencar, que nasceu em Muriaé, no interior de Minas Gerais, veio de uma família de poucas rendas eu diria, de uma família com dificuldades. Aqui já foi falado, por vários Senadores que me antecederam, da sua origem humilde. Mas ele, desde muito moço, mostrou a sua capacidade empreendedora. Desde muito moço, mostrou que era capaz de gerar empregos, Senador Paulo Paim. Lançou-se como empreendedor e chegou ao patamar de grande industrial brasileiro, um dos maiores do Brasil, chegando a ter a sua indústria, a Coteminas, como a maior produtora têxtil do mundo, competindo com as indústrias chinesas, que trabalhavam no sentido de colocar o setor têxtil brasileiro quase em dificuldade.

            Mas ele, de forma...

(Interrupção do som.)

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco/PSDB - PA) - ...tenaz, resistiu, (fora do microfone) venceu as dificuldades, Senador Sarney, e fez a sua Coteminas, hoje tão bem presidida pelo seu filho Josué, continuada pelo seu filho Josué. A doença, essa doença terrível que é o câncer, não o abateu. Ele deu uma lição à Nação brasileira de como enfrentar, com coragem, a doença.

            Em nenhum momento, ele se deixou abater, muito ao contrário. Em todas as declarações que dava à Nação brasileira, ele não se mostrava abatido; ao contrário, ele levava uma mensagem de otimismo, agradecia à Deus e dizia que recebia de Deus mais do que merecia.

            Ainda na posse da Presidente...

(Interrupção do som.)

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco/PSDB - PA) - ...Dilma, o Presidente José Alencar - e eu termino, Presidente Sarney - pronto, de terno, no Hospital Sírio Libanês, para vir a Brasília, para assistir à posse, e só não veio porque os médicos o impediram de viajar.

            Eu estive, e lembro como se fosse hoje, com ele pela última vez - ele no exercício da Presidência -, participando da assinatura do ato que instalava a Universidade Federal do Oeste do Pará, no meu Estado. Eu estava presente e ele, como Presidente. Isso em novembro do ano passado, pouco mais de quatro, cinco meses atrás, e ele lá, como Presidente, participando solenemente desse ato.

            Tenho certeza de que José Alencar deixou para a Nação brasileira um exemplo que será seguido por todas as gerações futuras. O Brasil deve muito a esse homem e a sua figura será pranteada por todos nós.

            Que Deus dê à sua alma o brilho na eternidade, para ser seguida por todos os brasileiros como uma estrela permanente a brilhar no céu da nossa Pátria!

            Muito obrigado, Presidente.


Modelo1 5/14/2410:40



Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2011 - Página 8763