Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao ex-Vice-Presidente da República, José Alencar.

Autor
Walter Pinheiro (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Walter de Freitas Pinheiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao ex-Vice-Presidente da República, José Alencar.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2011 - Página 8764
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE ALENCAR, EX VICE PRESIDENTE DA REPUBLICA, ELOGIO, ATUAÇÃO, VIDA PUBLICA, EMPRESARIO, ESFORÇO, COMBATE, CANCER, RELEVANCIA, CONTRIBUIÇÃO, GOVERNO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco/PT - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero me associar a todas as manifestações no dia de hoje que foram aqui apresentadas a esse nosso guerreiro José Alencar.

            Eu diria que José Alencar deixa um legado importantíssimo, meu caro Jorge Viana, para todos nós: caráter de um homem que soube amar a vida, um homem que soube lutar pela vida, um homem que, acima de tudo, fez dos seus atos exemplos de vida. Portanto, é o máximo, neste momento, de que nos podemos lembrar.

            Recordo-me que, quando da morte do meu pai, Jorge, dizia do sofrimento que é a perda, que é você estar ali ao lado de alguém muito próximo seu que se vai. Mas, quando alguém que se vai, quando alguém que parte é alguém que construiu não à parte, mas no todo; não separado, mas em conjunto; quando alguém que parte é alguém que deixou esse legado, a dor física é superada pela certeza desse legado importante que essa pessoa que se vai deixa entre nós. Assim é a figura de José Alencar.

            Conversava agora há pouco com o Senador Marcelo Crivella, meu caro Presidente José Sarney, e comentávamos exatamente sobre uma passagem bíblica que diz assim: “Honre teu pai e tua mãe para que te prolonguem os teus dias aqui na terra”. Assim fez José Alencar. Honrou a família em cada passo, em cada atitude. Honrou inclusive a relação com o próximo, porque também é um ensinamento bíblico aquele que fala de amar a Deus sobre todas as coisas. É preciso exercitar exatamente amar ao próximo como a si mesmo. Assim foi José Alencar.

            Bravo, lutador, enfrentou todo tipo de resistência e de dificuldade, desde sua juventude. Soube ter na vida empresarial esse mesmo legado a que me referi, Jorge, de caráter, de retidão.

            Esse mesmo legado que deixa conosco agora, ele levou da vida empresarial para a vida política. Trilhou de forma irretocável na vida política aquilo que ele vivia dentro de casa.

            Viveu, durante anos e anos, no seu círculo empresarial, empreendedor, algo que é, inclusive, de muitas das muitas experiências, motivo de exemplo. Ele agiu da mesma forma como se portava em seu ambiente familiar, com o mesmo tipo de retidão, tratando as coisas com verdade e, principalmente, na lealdade.

            Assim, exerceu a Vice-Presidência da República por dois períodos, ao lado do nosso companheiro Luiz Inácio Lula da Silva. Um companheiro que chegou exatamente para agregar apoio ao Presidente Lula, e muito mais do que trazer apoio de fora, ele pôde levar o apoio ao lado, o apoio presente, a firmeza.

            Portanto, enfrentar uma batalha como enfrentou José Alencar, só alguém que efetivamente teve Deus como referência e usou, a partir desse ensinamento, a oportunidade de exercitar os ensinamentos cristãos em sua relação.

            Foram treze anos de batalha contra essa enfermidade que é o câncer. E ele a derrotou, porque a suportou durante esses treze anos e deu a todos nós uma verdadeira lição de vida.

            Por isso, meu caro Presidente, quero encerrar aqui dizendo que José Alencar se foi, mas o câncer não conseguiu, em hipótese alguma, apagar aquilo que ele deixa permanentemente entre nós, uma verdadeira lição de vida.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 5/6/247:20



Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2011 - Página 8764