Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao ex-Vice-Presidente da República, José Alencar.

Autor
Rodrigo Rollemberg (PSB - Partido Socialista Brasileiro/DF)
Nome completo: Rodrigo Sobral Rollemberg
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao ex-Vice-Presidente da República, José Alencar.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2011 - Página 8769
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE DE ALENCAR, EX VICE PRESIDENTE DA REPUBLICA, RELEVANCIA, CONTRIBUIÇÃO, GOVERNO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, ESFORÇO, TENTATIVA, REDUÇÃO, JUROS, ELOGIO, DIGNIDADE, LUTA, COMBATE, CANCER.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero inicialmente abraçar, de forma afetuosa, a família do Presidente José Alencar, sua esposa, Dona Mariza, seus filhos, seus amigos, neste momento de dor e de perda.

            Mas eu não poderia deixar de registrar a minha mais profunda admiração pelo nosso José Alencar. E digo nosso porque o Presidente José Alencar se tornou patrimônio do povo brasileiro. Ao longo da minha existência de 51 anos, não conheço uma outra pessoa por quem eu tenha tido tanta admiração como tenho admiração pelo Presidente José Alencar.

            Não tive a oportunidade e o privilégio de conviver com ele, como tiveram muitos dos nobres Pares desta Casa. Falo aqui como um admirador, um admirador do homem público e um admirador do ser humano.

            O Presidente José Alencar reunia duas características que sempre me impressionaram muito: sua profunda seriedade no trato da coisa pública e, ao mesmo tempo, o seu mais refinado bom humor na sua vida pessoal.

            O Brasil deve muito a José Alencar; o Presidente Lula, grande parte do sucesso obtido pelos dois Governos do Presidente Lula e pelo nosso País, nos últimos 8 anos, deve-se ao Vice-Presidente José Alencar, que contribuiu, com sua sabedoria, com sua crença neste País, com seu otimismo, com sua relação com o setor produtivo, para quebrar preconceitos, quebrar paradigmas, para que o Brasil pudesse se desenvolver, reduzindo as desigualdades sociais, reduzindo as desigualdades regionais.

            E me lembro das declarações irreverentes do Vice-Presidente José Alencar, sempre defendendo com muita coerência, muitas vezes até discordando de uma posição majoritária do Governo, em relação ao aumento dos juros. E ele tanto falou que o Governo, nos seus anos seguintes, passou a adotar a política de redução de juros.

            Mas o que mais me impressionava no Presidente José Alencar, na pessoa de José Alencar, era sua determinação, sua coragem, a tranquilidade com que ele enfrentava as adversidades, a tranquilidade e o bom humor com que ele vencia a morte. Internava-se nos hospitais sempre para fazer mais uma cirurgia - como disse o Senador Jorge Viana, foram 17 cirurgias. Era absolutamente impressionante, parecia um milagre o bom humor e o otimismo com que ele saía dos hospitais acreditando na vida porque tinha uma missão a cumprir. E a missão do Presidente José Alencar era de servir ao povo brasileiro e de servir ao Brasil.

            Impressionava-me o Presidente José Alencar e, na pessoa de José Alencar, o seu profundo amor ao Brasil e o seu profundo amor à vida. Tenho convicção de que o exemplo de José Alencar será farol a iluminar a trajetória deste País, a trajetória do nosso povo. E feliz o País, feliz a geração que pôde conviver com um homem com as qualidades de José Alencar.

            Muito obrigado.


Modelo1 5/5/2412:41



Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2011 - Página 8769