Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao ex-Vice-Presidente da República, José Alencar.

Autor
Acir Gurgacz (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RO)
Nome completo: Acir Marcos Gurgacz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao ex-Vice-Presidente da República, José Alencar.
Aparteantes
Marinor Brito, Paulo Paim.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2011 - Página 8769
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE ALENCAR, EX VICE PRESIDENTE DA REPUBLICA, ELOGIO, BIOGRAFIA, VIDA PUBLICA, ATUAÇÃO, EMPRESARIO, POLITICO, ESFORÇO, COMBATE, CANCER, RELEVANCIA, CONTRIBUIÇÃO, GOVERNO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, ESPECIFICAÇÃO, SETOR, ECONOMIA.
  • APRESENTAÇÃO, VOTO DE PESAR, FAMILIA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco/PDT - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho a esta tribuna, nesta tarde, em nome do PDT, em nome da população do meu Estado, o Estado de Rondônia, nos solidarizar com toda a população brasileira, em especial, com a população mineira pela perda desse grande líder, nosso ex-Presidente, ex-Vice-Presidente José Alencar, nos solidarizar com toda a sua família.

            José Alencar, empresário, ex-Senador, ex-Vice-Presidente, ex-Presidente da República, que fez um grande contraponto com o ex-Presidente Lula nesses oito anos de mandato. Um empresário bem-sucedido com um líder sindical governaram nosso País; governaram nosso País com muita maestria, parecia que a convivência daquele empresário com aquele líder sindical natural, era coisa que nasceu junto com eles. E fizeram realmente, dando um exemplo de como se governa, um exemplo de humildade, um exemplo de sabedoria.

            Sua história de vida é um exemplo da força empreendedora do brasileiro. Esse mineiro da Zona da Mata, décimo primeiro filho de um comerciante e de uma dona de casa, começou a vida profissional como vendedor de tecidos e, ao longo da vida, construiu uma das mais importantes indústrias têxteis em nosso País.

            Foi uma liderança respeitada entre empresários, industriais, de todo o nosso País. E como bom líder levou sua experiência como administrador para a política, governando o nosso País. Sua passagem pelo Senado foi marcada pela defesa do setor produtivo, da reforma tributária e pela busca da redução dos juros, bandeira que também defendeu na condição de Vice-Presidente brasileiro. Muitas vezes, criticou a política econômica de seu próprio Governo. Com certeza, Srªs e Srs. Senadores, elas tiveram grande influência nas decisões que nos levaram ao controle da inflação e à estabilidade econômica brasileira.

            O Brasil hoje é uma economia estável graças também à persistência do nosso ex-Vice-Presidente José Alencar, um homem persistente em tudo o que fez e na luta, principalmente, pela vida. Deixa, com isso, um grande exemplo para todos nós brasileiros.

            É de homens assim que o Brasil precisa. Espero que possamos seguir os seus passos em nome da Bancada do PDT. Digo que vamos continuar lutando pela reforma tributária, pela redução dos juros e pela defesa do setor produtivo do nosso País.

            Senador Paim.

            O Sr. Paulo Paim (Bloco/PT - RS) - Senador Acir, me permite um aparte?

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco/PDT - RO) - Com prazer, Senador Paim.

            O Sr. Paulo Paim (Bloco/PT - RS) - Hoje, na abertura dos trabalhos às 14 horas, eu fiz uma citação e quero fazer o aparte a V. Exª, que é Líder do PDT, fala pelo seu Partido. Eu diria que José Alencar entra para a história como aqueles homens que marcaram o seu tempo e que serão inesquecíveis. E me permita aí fazer uma homenagem ao nosso querido PDT, sabe o carinho que eu tenho pelo PDT, dizendo que José Alencar quem sabe esteja lá no alto agora, tomando um chimarrão com Leonel Brizola, com João Goulart, com Getúlio e com Mário Covas. Eu faço este aparte nesse sentido. Eu tenho um carinho muito grande por esses líderes que aqui citei, poderia ter lembrado Pasqualini, poderia lembrar Ulysses Guimarães, que foi o Presidente da Assembleia Nacional Constituinte, mas são homens que marcaram o seu tempo, é inegável. Já faleceram, mas a história deles vai ser contada geração a geração, como falamos, com os erros e acertos de Getúlio, como falaremos de outros que tiveram muito mais acertos do que erros. Mas eu tenho um carinho muito grande por Brizola, por João Goulart, e naturalmente Zé Alencar continua aqui no meu coração. Faço um aparte a V. Exª cumprimentando o PDT e, naturalmente, o nosso Vice-Presidente que perdemos.

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco/PDT - RO) - Muito obrigado pelo seu aparte, Senador Paim.

            A Srª Marinor Brito (PSOL - PA) - Queria um aparte também.

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco/PDT - RO) - Pois não, Senadora. Com o maior prazer.

            A Srª Marinor Brito (PSOL - PA) - Eu não poderia também deixar de me manifestar em nome do PSOL, do Partido Socialismo e Liberdade, de toda a nossa Bancada aqui no Senado, porque nós queremos também externar aos familiares, amigos do ex-Vice-Presidente da República e ex-Senador José Alencar, e a todos, o seu percurso e a sua trajetória partidária, que, pelo que nós pudemos acompanhar, ele também fez muitos amigos nesse caminho. Então, eu queria externar o meu mais profundo pesar pelo falecimento ocorrido. Não é possível falar numa situação extrema, de morte, sem considerar e transmitir à Dona Marisa, que foi sua companheira de toda uma vida, as nossas condolências, e em nome do povo paraense também que, de uma forma ou de outra, na condição de Vice-Presidente da República, ele correu o Brasil, ele emocionou muitas pessoas, sobretudo nesse último período, desde o início do seu tratamento. Eu sou solidária também, porque fui vitimada por um câncer. Felizmente, consegui vencer essa briga com a doença. Tenho o privilégio de estar viva hoje aqui, curada, podendo neste momento me solidarizar com a família e amigos, porque ele foi um lutador. Acho que ele extrapolou todos os limites das dificuldades que são peculiares a essa doença, que só sabe quem passa por ela. Por muito tempo, ele resistiu e resistiu em nome da vida, em nome do amor à vida, coisa que muitos brasileiros infelizmente não conseguem por tanto tempo permanecer vivos como ele permaneceu. Eu queria agradecer a V. Exª a oportunidade de fazer um aparte e falar da nossa tristeza também que se junta à tristeza do povo brasileiro. Obrigada.

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco/PDT - RO) - Muito obrigado, Senadora, pelo seu aparte, pelas suas colocações sempre pertinentes e muito importantes, neste momento. Temos grandes momentos para lembrar do nosso ex-Vice-Presidente.

            Senador Paim, V. Exª lembra junto comigo da última visita do ex-Vice-Presidente ao Congresso Nacional ao final do ano, quando tivemos o prazer de recepcioná-lo. Aliás, ele, sempre muito inspirado, deu uma aula de perseverança, de vontade de viver a todos nós, brasileiros. Foi um dia especial.

            Temos muitos momentos para lembrar do ex-Vice-Presidente, mas aquele dia foi um dia especial. O Congresso se levantou para aplaudir o nosso ex-Vice-Presidente José Alencar. Foi um dia muito emocionante para todos nós. Vai ficar a imagem, no meu coração, a lembrança daquele dia, daquele José Alencar forte, resistindo, lutando contra a natureza, tentando driblá-la, e dizendo que não tinha medo da morte. No dia em que Deus quisesse o levaria, sem nenhum problema, mas somente no dia em que Deus quisesse.

            Quero dizer simplesmente: descanse em paz, nosso Vice-Presidente José Alencar!

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 4/28/244:23



Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2011 - Página 8769