Discurso durante a 42ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Relato da visita, no último final de semana, de S.Exa. e do Governador Confúcio Moura aos Municípios de Ji-Paraná, Cacoal e Alvorada D´Oeste, em Rondônia; e outros assuntos. (como Líder)

Autor
Acir Gurgacz (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RO)
Nome completo: Acir Marcos Gurgacz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA. POLITICA ENERGETICA.:
  • Relato da visita, no último final de semana, de S.Exa. e do Governador Confúcio Moura aos Municípios de Ji-Paraná, Cacoal e Alvorada D´Oeste, em Rondônia; e outros assuntos. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 06/04/2011 - Página 9588
Assunto
Outros > ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA. POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • COMENTARIO, VISITA, GOVERNADOR, MUNICIPIOS, ESTADO DE RONDONIA (RO).
  • PREVISÃO, DEBATE, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTERIO DO ORÇAMENTO E GESTÃO (MOG), ANALISE, MINUTA, TRANSPOSIÇÃO, SERVIDOR, ESTADO DE RONDONIA (RO), QUADRO DE PESSOAL, UNIÃO FEDERAL.
  • REGISTRO, ATUAÇÃO, COMISSÃO, MEIO AMBIENTE, VISITA, USINA HIDROELETRICA, RIO MADEIRA, ESTADO DE RONDONIA (RO).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco/PDT - RO. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero fazer um registro sobre as visitas que o nosso Governador Confúcio Moura fez, no último final de semana, aos Municípios de Rondônia, visitando Ji-Paraná, Cacoal e Alvorada D´Oeste.

            Foram encontros essenciais, e quero aqui registrar a importante visita que fizemos à Creche Cantinho do Céu, com a Srª Odete e seu esposo Arlindo e todos os professores que nos recepcionaram com muita alegria e todos os alunos. Quero parabenizar a D. Odete, o Sr. Arlindo pelo belo trabalho que fazem à frente daquela instituição tão importante para o nosso Município. Evidentemente, tão importante para o nosso Estado de Rondônia. Também estivemos na Guarda-Mirim de Ji-Paraná com a coordenadora Maria Bernadete e o Sr. Adelino Pompeo Santana, que é o pastor que cuida da Guarda-Mirim em Ji-Paraná. Fica aqui o registro da nossa alegria de podermos estar lá acompanhando esse trabalho maravilhoso que esse casal faz na nossa cidade, o Município de Ji-Paraná.

            Com relação à transposição, conversei há pouco com o Dr. Duvanier Paiva, do Ministério do Planejamento, que me disse que a minuta está com a Ministra do Planejamento e que esta semana querem levar até a Presidenta Dilma para que ela possa analisar junto com a Casa Civil. Por fim, essa questão foi amplamente debatida e discutida aqui no Congresso Nacional, muitas reuniões foram feitas no Ministério do Planejamento, e hoje está com a sua minuta aprovada pela equipe técnica do Ministério do Planejamento; está com seu anteprojeto na mesa da nossa Ministra e que deverá seguir para a Casa Civil e para a nossa Presidenta Dilma ainda esta semana.

            Essa era a comunicação que eu tinha a fazer a nossos amigos de Rondônia com relação à transposição. Assumi o compromisso de acompanhar, pari passu, tudo o que acontece com relação à transposição dos servidores de Rondônia para os quadros da União.

            Na última semana, nos últimos dias, estivemos em Porto Velho, junto com a Comissão de Meio Ambiente, junto com o Senador Rollemberg, que preside a Comissão de Meio Ambiente. Também nos acompanharam o Senador Valdir Raupp, o Senador Ivo Cassol, o Senador Blairo Maggi, o Senador Jorge Viana quando fomos verificar o que acontecera em Jirau.

            Nós fizemos várias reuniões. Quero aqui registrar um agradecimento a toda a equipe do Governo do Estado, que nos recepcionou muito bem. Agradeço também ao Governador Confúcio, que nos recepcionou. Fizemos uma ampla reunião, de que participaram o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Valter Araújo, junto com os demais Deputados Estaduais, a Polícia Militar, a Secretaria de Segurança, a Polícia Civil, a Polícia Federal, a Abin, a Marinha brasileira, a Polícia Rodoviária Federal que nos acompanhou nos canteiros de obra, assim como os sindicatos de trabalhadores que se reuniram conosco. Enfim, tivemos uma recepção muito calorosa e pudemos ter uma ideia clara do que aconteceu no mês passado, envolvendo a usina de Jirau, onde houve um problema grave, uma coisa triste de se ver.

            Parece um canteiro de guerra o que nós encontramos em Jirau, depois do que aconteceu lá com a revolta de algumas pessoas que estão querendo se confundir com os trabalhadores.

            Na verdade, pelo que apuramos, os trabalhadores da obra não têm nenhuma relação com o que aconteceu. Não havia nenhuma reivindicação por parte dos trabalhadores. Conversamos com os sindicatos. O Ministério do Trabalho, por intermédio do DRT, acompanhou pari passu todos os acontecimentos e não houve nenhuma reivindicação, não havia nenhuma pauta de negociação entre os patrões e os trabalhadores. De modo que não era esse o assunto que estava sendo discutido.

            Fica ainda uma incógnita muito grande. Ouvimos diretamente pessoas da Abin dizerem que há indícios, há informações, de que há alguém de fora do País que tenha se infiltrado no canteiro de obras e provocado aquela enorme confusão, uma brutalidade muito grande.

            Fica aqui o nosso pedido para que a Polícia Federal e a Abin continuem os seus trabalhos, para que se possa realmente detectar qual foi a verdadeira causa daquilo que aconteceu em Jirau, para que não venha a acontecer no futuro nem em Jirau e em Santo Antônio, nem em outras obras do PAC. É importante termos a certeza de que a Guarda Nacional vai continuar atuando, como faz hoje, nas obras de Jirau, nas obras de Santo Antônio. É muito importante para todos nós.

            Quero aqui fazer um registro, Srª Presidente, e dar as boas-vindas a todos os agricultores brasileiros que vieram a Brasília em busca da aprovação da reforma do Código Florestal. Pela manhã, não pude estar presente, porque estava na Comissão de Meio Ambiente junto com a Comissão de Agricultura, promovendo um debate amplo sobre essa reforma, em uma audiência pública muito bem debatida, em que foi muito bem discutido esse tema, que é muito importante para todos nós.

            Quero, portanto, agradecer em especial aos Deputados Estaduais de Rondônia, junto com a Fetagro, junto com os agricultores de Rondônia, que estão, neste momento, em Brasília.

            Srª Presidente, vou concluir agradecendo, mais uma vez, a hospitalidade e a atenção que nós recebemos da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia. Que todos tenham uma boa estada em Brasília e que seja produtiva essa grande reunião em torno desse tema tão importante, que é a reforma do Código Florestal Brasileiro!

            Era o que eu tinha a dizer.

            Muito obrigado, Srª Presidente.


Modelo1 4/29/2412:14



Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/04/2011 - Página 9588