Discurso durante a 42ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de processo de revitalização por que passa o Porto das Barcas, no Piauí; e outros assuntos.

Autor
Ciro Nogueira (PP - Progressistas/PI)
Nome completo: Ciro Nogueira Lima Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO.:
  • Registro de processo de revitalização por que passa o Porto das Barcas, no Piauí; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 06/04/2011 - Página 9878
Assunto
Outros > TURISMO.
Indexação
  • REGISTRO, RESTAURAÇÃO, PORTO DAS BARCAS, ESTADO DO PIAUI (PI), REESTRUTURAÇÃO, PREDIO, POSTO, SERVIÇOS TURISTICOS, IMPORTANCIA, INCENTIVO, TURISMO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

           O SR. CIRO NOGUEIRA (Bloco/PP - PI. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, o Piauí, meu querido Estado, tem grandes potencialidades. É rico em recursos naturais, o que exige uma política permanente de investimentos em infraestrutura no setor turístico e de divulgação de suas belezas, aliada à preservação ambiental.

           Por isso, não poderia deixar de citar, nesta tribuna, Parnaíba, segunda maior cidade do Piauí e de grande potencial turístico, onde se localiza o Porto das Barcas. E é justamente sobre ele que desejo me pronunciar neste momento. Dotada de uma beleza exuberante, constitui-se de um importante centro cultural e dispõe de excelente área de lazer e destinação turística.

           Atualmente, passa por um processo de revitalização com a reestruturação de antigos prédios, armazéns em restaurantes, museus, lojas de artesanato, pousadas e sedes de operadoras de ecoturismo que promovem passeios para o Delta do Parnaíba, o único delta da América em mar aberto.

           E, para dar sustentabilidade a essa louvável iniciativa, a Secretaria Municipal de Turismo irá viabilizar, ainda este mês, no dia 30, o posto de informações turísticas do Porto das Barcas, desativado desde o ano de 2009, e que será transformado em posto misto (PPO). Dotado de um policiamento ostensivo, ele também servirá de apoio aos turistas, em caráter permanente, e será administrado pela Associação das Empresas Turísticas da Rota das Emoções (AETRE) em conjunto com o Trade Turístico, além de contar com o apoio do SEBRAE e do setor privado, abrangendo toda a área do centro de Parnaíba e bairros circunvizinhos.

           Outra boa notícia que gostaria de compartilhar com as Srªs e Srs Senadores é a de que Parnaíba, nos próximos dias 18 e 19 de abril, sediará o II Workshop Capacidade Empreendedora e Liderança Coach, que tem a missão de estruturar 65 destinos turísticos com padrão de qualidade internacional. Além disso, está previsto para acontecer, no período de primeiro a três de junho próximo, o Congresso Regional de Unidades de Conservação do Delta do Parnaíba, uma parceria entre a Secretaria de Turismo e a Universidade Federal do Piauí/UFPI.

           Quero aproveitar para destacar que continuarei buscando recursos em diversos ministérios, bem como defender projetos para a implantação de mais programas para capacitar os moradores não só de Parnaíba, mas de localidades com elevado potencial turístico. Já iniciei, portanto, juntamente com a bancada do Piauí e com o Secretário de Turismo, Sílvio Leite, em audiência com o Ministro do Turismo, uma pauta de ações prioritárias para o desenvolvimento turístico do Piauí.

           Concluindo, Srªs e Srs. Senadores, quero agradecer a atenção de todos e reiterar meu grande desejo de elevar o nome do Piauí em todo o país e no exterior, de modo a atrair visitantes e aquecer a economia local.

           Era o que eu tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/04/2011 - Página 9878