Discurso durante a 44ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do recebimento da Confederação Nacional da Indústria ¿ CNI da revista Indústria Brasileira, na qual a entidade divulga a importância do setor industrial do País.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA.:
  • Registro do recebimento da Confederação Nacional da Indústria ¿ CNI da revista Indústria Brasileira, na qual a entidade divulga a importância do setor industrial do País.
Publicação
Publicação no DSF de 08/04/2011 - Página 10626
Assunto
Outros > IMPRENSA.
Indexação
  • COMENTARIO, ORADOR, IMPORTANCIA, PAIS, PUBLICAÇÃO, PERIODICO, INDUSTRIA BRASILEIRA, DISTRITO FEDERAL (DF), ELOGIO, TRABALHO, CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDUSTRIA (CNI).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tivemos oportunidade de receber, da parte da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a revista Indústria Brasileira, edição bilíngue com refinada apresentação e diagramação. Por esse veículo impresso, a entidade divulga a importância do setor industrial para nossa economia doméstica, que ocupa, atualmente, a sétima posição entre as maiores do mundo.

            Para que se tenha ideia da pujança do setor industrial brasileiro - ressalta a CNI em sua revista -, vinte e sete por cento do total dos salários brasileiros dele resulta, e nada menos que um entre cada quatro cidadãos com carteira assinada trabalha na indústria.

            Srªs e Srs. Senadores, desenvolver o setor industrial é a missão principal da CNI, que, segundo o Sr. Robson Braga de Andrade, Presidente da entidade, visa à promoção de competitividade do segmento industrial, em um processo que nos auxilie na inserção do Brasil na economia global.

            Esse objetivo, ainda segundo o Presidente da CNI, resulta na coincidência da agenda da indústria com a agenda do País, fato que conduz a instituição a lutar pela superação de gargalos à nossa competitividade, em áreas como a tributária, a trabalhista, a infraestrutural e a educacional. A CNI também se empenha em garantir melhorias à burocracia, à inovação tecnológica, à segurança jurídica, à preservação ambiental e ao comércio internacional.

            A Confederação Nacional da Indústria congrega, em nossos dias, 27 federações estaduais e 196 mil estabelecimentos industriais. Os sindicatos patronais a ela associados passam de mil. Com a densidade e o peso de tal representatividade, a CNI cumpre o papel de porta-voz do setor industrial em sua interlocução com o Estado brasileiro e com governos e instituições estrangeiras.

            Srªs e Srs. Senadores, entendemos que a publicação Indústria Brasileira abrilhanta, reflete e reitera o grande papel que a CNI vem desempenhando no Brasil.

            Era o que eu tinha a dizer.

            Muito obrigado.


Modelo1 5/4/245:30



Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/04/2011 - Página 10626