Discurso durante a 29ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo ao Governador do Distrito Federal, por favor, recolher as pessoas desabrigadas das ruas do Distrito Federal.

Autor
Itamar Franco (PPS - CIDADANIA/MG)
Nome completo: Itamar Augusto Cautiero Franco
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Apelo ao Governador do Distrito Federal, por favor, recolher as pessoas desabrigadas das ruas do Distrito Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 18/03/2011 - Página 7211
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNADOR, DISTRITO FEDERAL (DF), PROVIDENCIA, INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL, AUXILIO, RETIRADA, MORADOR, RODOVIA.

            O SR. ITAMAR FRANCO (PPS - MG. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, eu vinha para esta Casa e me deparei com um quadro muito triste. Quando cheguei ao Senado em 1975, havia a Comissão do Distrito Federal, e era obrigação nossa cuidar do que vou relatar agora rapidamente para a Srª Presidente. Passei pelo viaduto que fica ao lado da antiga rodoviária, e havia seis pessoas desabrigadas, deitadas, mal cobertas. Não me estou referindo a isso em função do fato de que, amanhã, o Presidente americano virá aqui. Estou me referindo a uma questão de fraternidade, de humanidade. Não é possível que o Governador do Distrito Federal ou o encarregado do setor social não cuide dessas pessoas, não as leve para um abrigo, não lhes dê banho e roupas, não identifique o Estado de que elas pessoas são provenientes. É desumano deixá-las ali!

            Fui prefeito, e, todas as noites, tínhamos de recolher os pobres coitados que dormiam nas ruas. Na época, o Presidente do Senado era o Senador Wilson, e eu vim aqui e comuniquei a ele que havia um casal e três crianças deitados na rua. Como tínhamos de cuidar disso pela Comissão do Distrito Federal, ele imediatamente tomou providências. Hoje, há uma Assembleia Legislativa e um Governador.

            Srª Presidente, agradecendo a V. Exª a gentileza que me está proporcionando, permito-me fazer um apelo ao Governador do Distrito Federal ou a quem de direito: por favor, vamos recolher essas pessoas, vamos dar abrigo a elas, vamos saber de onde elas são, o que está acontecendo!

            Era o que tinha a dizer, Srª Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/03/2011 - Página 7211