Discurso durante a 47ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre o turismo no Estado de Sergipe. (como Líder)

Autor
Eduardo Amorim (PSC - Partido Social Cristão/SE)
Nome completo: Eduardo Alves do Amorim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO.:
  • Considerações sobre o turismo no Estado de Sergipe. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 13/04/2011 - Página 11111
Assunto
Outros > TURISMO.
Indexação
  • COMENTARIO, CAPACIDADE, ATIVIDADE, TURISMO, ESTADO DE SERGIPE (SE), IMPORTANCIA, INCENTIVO, SETOR, ESPECIFICAÇÃO, MELHORIA, AEROPORTO, RODOVIA, HOSPEDAGEM DE TURISMO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco/PSC - SE. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje ocupo esta tribuna para falar de um assunto favorável, mas agradável, qual seja, o turismo em meu Estado, Sergipe. E o faço inspirado pela estreia, nesta semana, da novela Cordel Encantado, da Rede Globo de Televisão.

            Esta novela terá inúmeras locações realizadas nas proximidades do Município de Canindé do São Francisco, que fica na extremidade norte de Sergipe, na margem sergipana do Rio São Francisco, onde foi construída a usina hidrelétrica de Xingó e se formou o Cânion que leva o mesmo nome. Pujante em sua beleza, este foi um lugar muito bem escolhido para emoldurar a arte brasileira, traduzida em nossas novelas.

            Tão logo assumi meu mandato de Senador, de imediato tratei de solicitar a minha participação na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, muito bem presidida pelo entusiasmado alagoano Senador Benedito de Lira, e na qual fui eleito, para auxiliá-lo como Vice-Presidente.

            No âmbito desta Comissão, outro grande Senador, o amigo Wellington Dias, do valoroso Estado do Piauí, entendeu por bem, e com ele todos os demais membros concordamos, em criar a Subcomissão do Nordeste, composta por cinco membros titulares e outro tanto de suplentes.

            Esta Subcomissão do Nordeste tem ritmo acelerado de trabalho. Temos marcada a abertura das visitas aos Estados para o dia 9 de maio e as demais já estão agendadas. Os Estados nordestinos, além de Minas Gerais e Espírito Santo, integrantes da área de atuação da Sudene, superintendência de enormes serviços prestados à Pátria e que não poderia ter saído senão da mente visionária de Celso Furtado.

            Sugeri, dentre os assuntos a serem abordados sobre Sergipe, a inclusão do tema turismo, uma das maiores vocações do meu Estado e, com certeza, do nosso País.

            Sergipe, Srªs e Srs. Senadores, tem peculiar conformação geográfica. É pequeno em extensão territorial e de tal forma configurado que todas as suas oito microrregiões e cidades são próximas da capital Aracaju.

            Canindé do São Francisco, que se encontra próxima ao Cânion de Xingó, por exemplo, é acessada em panorâmico trajeto de cerca de apenas duas horas.

            O turismo em Sergipe suscita riquezas e divisas para o Estado, além de gerar milhares de empregos diretos e indiretos. Temos paisagens deslumbrantes, monumentos históricos e uma explosão de sabores, cores e sons.

            É de fundamental importância para nós incrementar o trade turístico do nosso Estado, com ações como: obras de conservação e duplicação de nossas estradas, desenvolvimento do polo hoteleiro e uma maior divulgação não apenas do nosso litoral, mas das nossas cidades históricas, do sertão e das nossas festas populares, a exemplo do São João, um dos mais tradicionais, com certeza, do Nordeste do nosso País.

            No ramo de turismo de negócios, ainda neste fim de semana, aconteceu um ciclo de debates entre empresários, o Secretário de Estado do Turismo, Élber Batalha e o Diretor-Presidente da Emsetur - Empresa Sergipana de Turismo, José Roberto de Lima Andrade, em evento promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe - Acese, presidida pelo competente e amigo Alexandre Porto.

            Dentre as reivindicações apresentadas, estão a reforma do Aeroporto de Aracaju e a construção de um melhor centro de convenções.

            Nesse particular, estamos trabalhando arduamente para que Sergipe sedie, em 2013, o LX Congresso Brasileiro de Anestesiologia, com previsão de participação de mais de 3.500 profissionais, médicos especialistas da área, além de 200 palestrantes dos mais diferentes cantos do mundo.

            O turismo de lazer, que se integra ao de negócios, se distribui entre as belezas do nosso litoral, com cerca de 163 quilômetros de extensão, vai desde a foz do rio São Francisco, ao norte, à foz do rio Real, ao sul. Repleto de belas praias, com grandes faixas de areia e águas mornas, apresenta estuários e manguezais de rara beleza.

            O nosso complexo arquitetônico, histórico e cultural de cidades seculares, como Laranjeiras e São Cristovão - 4ª cidade mais antiga do País -, onde a Praça São Francisco é hoje Patrimônio Cultural da Humanidade, é mais um polo de atração turística.

            No sertão, com sua flora e fauna peculiares, destacamos, mais uma vez, o Cânion de Xingó e o Museu Arqueológico de Xingó, além de inúmeras atrações e possibilidades de desvendar a região. A facilidade de acesso permite ao turista, em pouquíssimo tempo, deslocar-se da realidade praieira para instantes de convívio com um clima e um ecossistema absolutamente diferentes.

            Não poderia encerrar este pronunciamento, Sr. Presidente, sem fazer um convite a todos os brasileiros para que conheçam Sergipe, para que visitem o nosso Estado e desfrutem de nossas riquezas naturais, da nossa história, da nossa cultura e do convívio com nossa gente, simples mas acolhedora.

            Sergipe é terra de paz e queremos dividir isso com todos os brasileiros, Sr. Presidente.

            Muito obrigado pela atenção.


Modelo1 5/15/241:50



Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/04/2011 - Página 11111