Discurso durante a 47ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio do retorno ao Brasil de família amazonense que vivia no Japão e foi vítima do terremoto que abalou aquele país.

Autor
Vanessa Grazziotin (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Anúncio do retorno ao Brasil de família amazonense que vivia no Japão e foi vítima do terremoto que abalou aquele país.
Publicação
Publicação no DSF de 13/04/2011 - Página 11140
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • ANUNCIO, RETORNO, FAMILIA, ESTADO DO AMAZONAS (AM), VITIMA, ABALO SISMICO, PAIS ESTRANGEIRO, JAPÃO, COMENTARIO, SOLIDARIEDADE, SENADOR, AGILIZAÇÃO, REPATRIAÇÃO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ainda no mês passado fui acionada pelo ex-prefeito Hamilton Vilar, do município de Careiro Castanho, do meu Estado, para que ajudasse uma família amazonense que vivia no Japão e foi vítima do forte terremoto que abalou aquele país. Os descendentes de japoneses moravam e trabalhavam em Otawara, a 70 quilômetros da área onde houve a explosão do reator nuclear, em Fukushima.

            Imediatamente entrei em contato com o Ministério das Relações Exteriores solicitando que os membros da família, ao todo três mulheres e quatro crianças, fossem incluídos na operação de resgate dos brasileiros próximos as áreas de riscos.

            Todos também estavam dispostos a voltar ao Brasil. A família, que tentava melhorar de vida naquele distante país, perdeu todos os bens por causa do terremoto e não tinha condições de arcar com a despesa do retorno. 

            Com os familiares apreensivos no Amazonas e devido a gravidade do problema, solicitei ao Itamaraty que priorizasse o retorno deles. O comunicado que recebemos era que isso seria priorizado, no entanto, dentro dos critérios de repatriação, o que levaria um tempo maior devido às regras legais.

            Depois de conversar sobre o assunto com o governador Omar Aziz, que ficou muito sensibilizado, houve uma solução mais rápida para o problema. Tratou o governador de se comprometer em bancar os custos das passagens, mas para isso deveria ser acionado oficialmente.

            E partiu desta Casa o encaminhamento. Também sensibilizado com o problema, o senador Fernando Collor, presidente da Comissão de Relações Exteriores, fez o pedido ao governo amazonense para que ajudasse os brasileiros. 

            Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tenho a grata satisfação de anunciar o desfecho da situação. Amanhã, às 12h20, a família amazonense chega no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes de Manaus.

            Fiz questão de me pronunciar sobre o assunto para destacar que a solução do problema só foi possível graças a solidariedade de todos. Sociedade, parlamento e executivo que se uniram em prol de uma causa justa.

            Por intermédio da família amazonense, quero também prestar minha solidariedade aos mais de 250 mil brasileiros que vivem no Japão e que, direta ou indiretamente, foram afetados pelo forte terremoto seguido de um tsunami que devastou aquele país.

            Era o que eu tinha a dizer, Srªs Senadoras, Srs. Senadores.

            Muito obrigada, Sr. Presidente


Modelo1 5/28/248:56



Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/04/2011 - Página 11140