Pronunciamento de Francisco Dornelles em 13/04/2011
Discurso durante a 48ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Concordância com os argumentos apresentados pela Senadora Marta Suplicy em matéria publicada no jornal Folha de S.Paulo, sobre o trem de alta velocidade que ligará Campinas, em São Paulo, à cidade do Rio de Janeiro. (como Líder)
- Autor
- Francisco Dornelles (PP - Progressistas/RJ)
- Nome completo: Francisco Oswaldo Neves Dornelles
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA DE TRANSPORTES.:
- Concordância com os argumentos apresentados pela Senadora Marta Suplicy em matéria publicada no jornal Folha de S.Paulo, sobre o trem de alta velocidade que ligará Campinas, em São Paulo, à cidade do Rio de Janeiro. (como Líder)
- Publicação
- Publicação no DSF de 14/04/2011 - Página 11152
- Assunto
- Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
- Indexação
-
- COMENTARIO, DEFESA, POSIÇÃO, MARTA SUPLICY, SENADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), APRESENTAÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, RELAÇÃO, PROJETO, TREM, VELOCIDADE, LIGAÇÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. FRANCISCO DORNELLES (Bloco/PP - RJ. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu quero, inicialmente, mostrar minha plena concordância com os argumentos apresentados pela Senadora Marta Suplicy em artigo publicado, na Folha de S. Paulo, sobre o trem de alta velocidade.
Srs. Senadores, a votação da Medida Provisória nº 511, de 2010, que trata do projeto do trem de alta velocidade que ligará Campinas, em São Paulo, à cidade do Rio de Janeiro, reveste-se de grande importância não somente pela magnitude dos recursos envolvidos, mas também por sua função estratégica no contexto do transporte brasileiro, especialmente do transporte de passageiros.
A linha atenderá a demanda de transporte público de uma área que concentra três dos mais importantes municípios do País, 20% da população e que é responsável por um terço do PIB brasileiro. Toda essa região estará ligada por um meio de transporte seguro, veloz e com baixa emissão de poluentes. Estima-se que até 40 milhões de passageiros poderão ser transportados, a cada ano, pelo trem de alta velocidade.
Srª Presidente, um projeto desse porte e dessa natureza nunca seria implantado, em nenhum lugar do mundo, sem a participação do Poder Público.
Ademais, a integração nacional é um dever do Estado, assim como a oferta de um sistema de transporte público de qualidade, competitivo e moderno.
O trem de alta velocidade representa um aporte ao sistema de transporte nacional, e não uma iniciativa que paralisará os outros investimentos no setor. Ressalto que estão programados, no PAC, investimentos da ordem de mais de R$100 bilhões no setor de transporte como um todo.
A implantação do projeto do trem de alta velocidade, nos termos propostos pelo projeto de conversão, vai contribuir para descongestionar o espaço aéreo das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, facilitando o tráfego entre todos os pontos do Brasil e os Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.
O trem de alta velocidade não é um projeto para beneficiar Rio e São Paulo, ele vai viabilizar o tráfego aéreo do Brasil, entre Rio e São Paulo.
A Câmara dos Deputados modificou para melhor o texto enviado pelo Governo: o BNDES ganhou mais proteção em relação aos recursos que investirá no trem de alta velocidade; e o projeto de lei de conversão incorporou o projeto que cria a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade - ETAV, estatal que será sócia do grupo que vencer o leilão do projeto.
Srª Presidente, o trem de alta velocidade tem importância estratégica para o País e constitui uma mudança de paradigma na prestação de serviços públicos de transporte de passageiros. Competitivo e eficiente, esse novo modal de transporte é uma sinalização clara de que o Brasil se moderniza com velocidade.
Srª Presidente, eu quero cumprimentá-la pelo seu relatório, pelo seu artigo. Estou certo de que nós vamos aprovar hoje essa importante medida provisória sobre o trem de alta velocidade.
Muito obrigado.
Modelo1 1/11/2510:06