Discurso durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com o projeto "Todos por Pernambuco", que vem sendo desenvolvido pelo governo daquele estado, e que promove a participação popular e de entidades civis na definição das prioridades de governo.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Satisfação com o projeto "Todos por Pernambuco", que vem sendo desenvolvido pelo governo daquele estado, e que promove a participação popular e de entidades civis na definição das prioridades de governo.
Aparteantes
Antonio Carlos Valadares.
Publicação
Publicação no DSF de 15/04/2011 - Página 11456
Assunto
Outros > ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • ELOGIO, PROJETO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), AMPLIAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, ENTIDADE, SOCIEDADE CIVIL, DEFINIÇÃO, PRIORIDADE, GOVERNO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco/PT - PE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, inicialmente respondendo à indagação do Senador Magno Malta, o que eu tenho a dizer é que, por mais de uma vez, transmiti a ambos as preocupações de S. Exªs. Na condição de Líder do Bloco, vou, mais uma vez, comunicar aos dois Ministros o desejo de V. Exª de poder ter com eles, comprometo-me mais uma vez. Creio que a dificuldade seja as agendas difíceis. Bom, eu prometo que falarei com eles.

            Sr. Presidente, quero, na tarde de hoje, apenas fazer um registro, mas um registro que, para todos nós de Pernambuco, é muito importante. Nós temos, no nosso Estado, um projeto do governo estadual, do governo Eduardo Campos, denominado “Todos por Pernambuco”, que consiste em seminários feitos com a participação da população nos Municípios e que, posteriormente, se transformarão nos dados mais importantes para elaboração do Plano Plurianual e do planejamento estratégico do governo.

            Nas últimas duas semanas, eu tive a oportunidade de participar desses seminários, ao lado do Governador Eduardo Campos, ao lado do Senador Armando Monteiro e de vários Deputados estaduais e federais, vereadores e prefeitos. Foram dias e noites de debates que nos deixaram imensamente satisfeitos.

            Cada viagem que tenho oportunidade de realizar pelo interior de Pernambuco, eu fico mais contente por constatar que o Estado vem crescendo cada vez mais, as pessoas estão cada dia mais satisfeitas, muito esperançosas e otimistas em relação ao crescimento econômico, ao desenvolvimento, ao processo de redução das desigualdades, por que o nosso Estado vem passando. Não foi por acaso que, no ano passado, por exemplo, o Produto Interno Bruto de Pernambuco chegou a 9,3%. 

            Esse cenário é fruto de vários fatores. Primeiro, de uma política econômica e social que deu certo no governo Lula e está dando certo no Governo Dilma. Tivemos uma importante inversão de prioridades neste País, e a região Nordeste, que sempre foi tão esquecida e discriminada em gestões anteriores, hoje tem um grande destaque e é uma das maiores impulsionadoras da economia brasileira, e a economia de Pernambuco, em particular. Em todo o Estado, vemos obras importantes, das quais são exemplos a transposição do São Francisco e a Transnordestina, duas obras que hoje já mudaram a face de várias cidades pernambucanas. Além disso, houve investimentos importantes, que, direta ou indiretamente, têm a ver com o Governo, como a implantação da refinaria Abreu e Lima e o estaleiro Atlântico Sul.

            Importante dizer que outro fator relevante é o trabalho que o Governador Eduardo Campos vem fazendo no nosso Estado. Na condição de um grande gestor, de um político habilidoso, tem feito Pernambuco crescer, seja por meio das parcerias que realiza com o Governo Federal e com as prefeituras, seja pela própria política desenvolvida no governo nas áreas industrial, do desenvolvimento econômico, da política social e da gestão. Como diz o Governador, o seu desafio é fazer a máquina pública, que geralmente só mói a favor dos ricos, moer para o lado dos mais pobres.

            Eu, pessoalmente, sinto-me orgulhoso por ter tido participação no governo e ter contribuído para o resultado positivo das políticas ali desenvolvidas. Fui Secretário das Cidades no primeiro governo Eduardo Campos e sinto-me hoje honrado na condição de representante de Pernambuco por ver o nosso governo avançar ainda mais.

            O programa “Todos por Pernambuco” tem sido um importante instrumento na pavimentação do caminho do desenvolvimento pernambucano. A primeira edição foi feita em 2007 e, na segunda, que está sendo concluída em 2011, o número de participantes duplicou. Esse crescimento só ocorreu porque as pessoas, hoje, têm credibilidade no programa. A maior parte das propostas, das demandas, das críticas que foram feitas pela população foram incorporadas pelo governo. As propostas passaram a fazer parte do nosso planejamento estratégico e as ações e as obras, efetivamente, aconteceram.

            Segundo matéria publicada hoje no jornal Folha de Pernambuco, mais de 12 mil pessoas já participaram do seminário até agora, e esse número não pára de crescer. Foram 3.092 entidades que se fizeram representar até o presente momento e, nos próximos dias, teremos ainda o “Todos por Pernambuco” em Recife, na região metropolitana, onde se espera uma participação recorde.

            O seminário é uma grande ferramenta democrática de planejamento, é quando a população pode opinar sobre quais devem ser as prioridades da gestão. Os resultados do seminário norteiam a elaboração do Plano Plurianual do Governo. Os temas são divididos em seis salas temáticas: segurança, educação e cultura, desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e sustentabilidade, infraestrutura e saúde. Os participantes inscritos discutem suas ideias, inicialmente nas salas temáticas, e cada uma dessas salas é coordenada por um Secretário de Estado vinculado ao tema.

            Em seguida, cada grupo envia três representantes para uma grande reunião plenária. E o resultado desse processo é um rico debate de ideias que ajuda o Governo na formulação de suas políticas e o estimula a continuar no rumo certo. O trabalho para a realização do “Todos por Pernambuco” começou ainda em fevereiro, quando o governo distribuiu os cadernos de propostas às ONGs, igrejas, prefeituras, vereadores, e a vários outros segmentos, além de disponibilizar pela Internet o mesmo caderno.

            Iniciativas como esta devem ser usadas como modelo. É fundamental, dentro dessa visão, ouvir as demandas da população e da máxima importância também manter as parcerias entre o Governo do Estado, a sociedade organizada, seus representantes eleitos e o Governo Federal, para que o Estado de Pernambuco possa assim continuar no caminho certo.

            Quero concluir aqui, parabenizando o Governo do Estado, parabenizando o Governador Eduardo Campos e registrando aqui, com imensa alegria e orgulho, essa maneira inovadora de gerir, que é responsável, sem dúvida, pela enorme aprovação do nosso governo e pelo resultado eleitoral de 2010, que deu ao Governador Eduardo Campos a maior votação proporcional de todos os Governadores do Brasil.

            O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco/PSB - SE) - Senador Humberto, V. Exª me concede um aparte?

            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco/PT - PE) - Pois não, meu Líder, Senador Antonio Carlos Valadares.

            O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco/PSB - SE) - Nobre Líder Humberto Costa, eu gostaria de me somar a V. Exª, a esse trabalho profícuo, inovador que foi realizado com a participação de V. Exª no Governo de Eduardo Campos. Ele constitui, não só pela sua juventude, pelo seu idealismo e pelo seu compromisso com o desenvolvimento do Nordeste, um dos grandes nomes que mais valorizam a política do Brasil. E quero, nesse instante, reconhecer de público que a sua participação no Governo de Eduardo Campos, representando o Partido dos Trabalhadores, numa das pastas mais importantes, a Secretaria das Cidades, representou também um momento histórico em favor do desenvolvimento urbano das cidades e de Pernambuco. O sucesso do Governo de Eduardo Campos, também se teve tanto sucesso, muito se deve à integração que teve com o Partido dos Trabalhadores, com V. Exª, tanto que, candidato ao Senado, V. Exª teve uma vitória retumbante, o que foi bom para Pernambuco, bom para o Senado e para o Brasil. Parabéns a V. Exª e parabéns ao nosso Governador Eduardo Campos.

            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco/PT - PE) - Obrigado, Senador Valadares, pela generosidade das palavras de V. Exª.

            E quero aqui reafirmar, como tive oportunidade de dizer agora, que, sem dúvida, o Governador Eduardo Campos e o Governo de Pernambuco são um exemplo importante para o nosso País.

            Muito obrigado.

            Obrigado pela tolerância, Sr. Presidente.


Modelo1 5/16/244:09



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/04/2011 - Página 11456