Discurso durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem aos membros do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, que foram recentemente conduzidos à direção daquela instituição.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem aos membros do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, que foram recentemente conduzidos à direção daquela instituição.
Publicação
Publicação no DSF de 15/04/2011 - Página 11483
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, MAGISTRADO, NOMEAÇÃO, DIREÇÃO, TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL (TRE), ESTADO DE SERGIPE (SE).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta Gleisi Hoffmann, aproveito o momento em que estou ocupando esta tribuna para fazer uma homenagem a membros do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe que foram recentemente conduzidos à direção daquela modelar instituição em Aracaju, no Estado de Sergipe, quando houve a posse da Presidenta Desembargadora Suzana Maria Carvalho Oliveira e da Vice-Presidenta Corregedora Desembargadora Marilza Maynard, posse essa que se deu em um momento importante para aquele tribunal, por ser um dos primeiros a implantar a biometria.

            A escolha de Sergipe entre os Estados da Federação a ter toda a identificação dos eleitores por este meio se deu pelo fato de possuir uma Justiça Eleitoral organizada, merecendo destaque o trabalho desenvolvido pelo Presidente anterior, Desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça.

            A Desembargadora Suzana Maria Carvalho Oliveira foi escolhida por aclamação para ocupar a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral. Sergipana do Município de Estância, começou a carreira jurídica como advogada, tendo ingressado na Magistratura de Carreira de Sergipe em 1978. No Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, foi Juíza Eleitoral da 2ª Zona e, como já dito, atuou à frente da Corregedoria Regional Eleitoral. Escolhida que foi pelos seus pares no Tribunal de Justiça do Estado, a Desembargadora Suzana Maria Carvalho Oliveira assumiu uma das vagas destinadas à classe de desembargador no Tribunal Regional Eleitoral no dia 08/01/2010, ocupando de imediato a Vice-Presidência e o cargo de Corregedora Regional Eleitoral.

            A Desembargadora Marilza Maynard, natural de Laranjeiras, Sergipe, atuou na advocacia e iniciou na Magistratura em 1º de dezembro de 1971. Dirigiu a Escola Superior da Magistratura no biênio 1999/2001 e foi eleita Corregedora-Geral da Justiça para o biênio 2001/2003. Assumiu a Presidência do Tribunal de Justiça no biênio 2005-2007. Atuou como Juíza Eleitoral por 20 anos consecutivos, vindo a integrar o TRE de Sergipe como membro efetivo na classe de juiz, por dois biênios. Foi Corregedora Regional Eleitoral e Juíza Corregedora e membro da Comissão Nacional de Racionalização - CNR/AMB. É membro da Comissão Executiva do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil.

            Também é de importância singular para a história da Justiça Eleitoral em Sergipe a homenagem de figuras de relevância para a vida eleitoral e a instalação da revisão biométrica do eleitorado sergipano.

            A homenagem ao Ministro Enrique Ricardo Lewandowski com a Medalha do Mérito Eleitoral, de incontestável merecimento para receber a medalha em seu mais alto grau, Grã-Cruz.

            O Governador Marcelo Déda teve sua carreira política alavancada pela atividade legislativa, destacou-se na Câmara Federal, onde primou pelo respeito às instituições democráticas. Essas qualificações, por todos conhecidas, ensejaram sua escolha.

            Igualmente foi decidido que se homenageassem ex-Presidentes do Tribunal Eleitoral, que, por seus relevantes serviços, fizeram jus às condecorações.

            Desembargador Luiz Antonio Araújo Mendonça. Em sua valorosa gestão, constatou-se o aperfeiçoamento de várias tarefas e serviços desse tribunal e a quem foi atribuído empenho em trazer para Sergipe o recadastramento eleitoral através da biometria.

            Desembargador Cláudio Dinart Deda Chagas. Foi homenageado principalmente pelos projetos desenvolvidos em sua gestão: “Projeto Eleitor do Futuro”, “Projeto Mesário: um Cidadão Especial”, o “Programa Nosso Ambiente” e o projeto “Você é a Justiça Eleitoral”.

            Desembargadora Josefa Paixão de Santana. Entre outros trabalhos, implantou a modernização da votação eletrônica no Estado de Sergipe.

            Srª Presidente, com essa homenagem que ora estamos fazendo ao Tribunal Regional Eleitoral, procuramos fazer justiça a uma instituição que tem prestado relevantes serviços à Justiça Eleitoral, ao aprimoramento da votação no Estado de Sergipe, como também à lisura com que tem dirigido nossos pleitos para prefeitos, vereadores, presidente da República, governadores, deputados federais e deputados estaduais.

            Nossas homenagens, portanto, à ilustre Desembargadora Suzana Maria Carvalho Oliveira por ter tomado posse à frente da Presidência daquele Tribunal e pelo exercício coerente, singular e exemplar no Tribunal de Justiça como membro daquela instituição padrão que é o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.

            Com essas palavras, Srª Presidente, encerro minha participação esta noite, ratificando as homenagens ao Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe e à nova Diretoria eleita e empossada.


Modelo1 5/3/2410:50



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/04/2011 - Página 11483