Discurso durante a 36ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Elogia a atuação de Itamar Franco como Senador e como Presidente da República.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Elogia a atuação de Itamar Franco como Senador e como Presidente da República.
Publicação
Publicação no DSF de 26/03/2011 - Página 8357
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • ELOGIO, ITAMAR FRANCO, SENADOR, COMPROMISSO, ETICA.

            A SRA. ANA AMELIA (Bloco/PP - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Eu queria apenas assinar embaixo de tudo o que V. Exª disse a respeito de Itamar Franco e dizer que as atitudes dele revelam que, para ele, não precisa Lei de Ficha Limpa.

Ele, certamente, não gostou muito da decisão do Supremo. Não estou falando por ele, estou falando por mim, por conhecê-lo. Ele não precisa de uma lei dessa porque ele é ficha-limpa, pela integridade, pelo comprometimento com a ética, pela figura que é.

            E a história pode não estar todo o dia lembrando esses fatos e esses comportamentos. O caso Hargreaves ficou como uma referência e um modelo de atitude ética na Administração Pública brasileira.

            E sempre que um caso análogo é malfeito, lembra-se do bom exemplo do caso Hargreaves, que passou a ser, para o Brasil, um modelo de ética na Administração Pública.

            Fico muito feliz por esses registros, porque estou chegando agora a este Senado, e, quando ouço e acompanho o posicionamento do Senador Itamar Franco, a gente sabe que pode recuperar o respeito e a admiração do povo brasileiro, uma vez que um homem como ele trata de resgatar a autoridade dentro desta Casa diante do massacre que a gente sofre com medidas provisórias e com o sufocamento da atividade parlamentar. Então, é muito importante.

            E não é só aqui, mas também na Comissão Especial da Reforma Política e Eleitoral, onde ele tem tido um posicionamento da maior coragem e da maior coerência, coerência que falta a muitos líderes brasileiros, mas que nele sobra, a coragem dessa coerência.

            Aqui, neste Senado, Senador Pedro Simon, Itamar Franco empreendeu uma luta com os gaúchos, à época do Banco Sul Brasileiro, com relação à crise do Meridional. Ele, por convicção séria, pela preocupação com o dinheiro público, queria que a solução fosse pela preservação do interesse do patrimônio nacional.

            Depois, num outro caso - lembro bem, como jornalista -, ele abriu as portas do seu gabinete, quando o Senador Antonio Carlos Magalhães atravessou a praça e foi lá, à sua moda, para fazer um enfrentamento do Banco Econômico e resolver tirar na marra...

            O SR. PRESIDENTE (Pedro Simon. Bloco/PMDB - RS) - Levar um dossiê de coisas graves que ele tinha.

            A SRA. ANA AMELIA (Bloco/PP - RS) - Aí, outro exemplo: abriu as portas e mostrou à imprensa como ia ser a conversa naquela hora.

            São essas coisas que fazem com que me orgulha muito, como Senadora que está chegando a esta Casa, de estar ao lado de um homem como Itamar Franco.

            Muito obrigada, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/03/2011 - Página 8357