Discurso durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de encontros mantidos com militantes e com autoridades em cidades paulistas; voto de pesar pelo falecimento de Ana Paula Rossi Braga, e filha do cantor Roberto Carlos; e votos de congratulações ao cantor Roberto Carlos, por seu aniversário de 70 anos.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Registro de encontros mantidos com militantes e com autoridades em cidades paulistas; voto de pesar pelo falecimento de Ana Paula Rossi Braga, e filha do cantor Roberto Carlos; e votos de congratulações ao cantor Roberto Carlos, por seu aniversário de 70 anos.
Publicação
Publicação no DSF de 21/04/2011 - Página 12171
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • REGISTRO, ENCONTRO, PARTICIPAÇÃO, VEREADOR, AUTORIDADE, MUNICIPIO, CAMPINAS (SP), PAULINIA (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), OBJETIVO, EXPOSIÇÃO, ORADOR, DISCUSSÃO, IMPLEMENTAÇÃO, PAIS, RENDA MINIMA, CIDADANIA.
  • REGISTRO, VOTO DE PESAR, MORTE, FILHA, ARTISTA, CANTOR, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES).
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, CANTOR, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Paulo Paim, agradeço ao Senador Vital do Rêgo e a V. Exª a permuta para que eu pudesse aqui relatar primeiro.

            Nessa segunda-feira, a convite da macrorregião de Campinas, do Partido dos Trabalhadores, da companheira Cristina, do Renato Augusto, inclusive do Presidente do Diretório Municipal de Campinas e do Vice-Prefeito Demétrio, de Campinas, mantive diálogo com todos os jornalistas, com os Vereadores Ângelo Rafael Barreto, Jairson Valério dos Anjos e Josias Lech, inclusive, quero agradecer muito a atenção de todos e pela maneira como me receberam.

            Em seguida, tivemos um almoço com toda a militância do PT, ali na churrascaria Trevisan, para seguir com muitos deles para Paulínia, onde o Presidente do Diretório Municipal de Paulínia, José Bezerra Neto, o Vereador Custódio Campos e outros Vereadores me receberam, para uma exposição sobre renda básica de cidadania. Também visitei o gabinete do Vereador Custódio Campos, de Paulínia. E, tendo em conta a excepcional arrecadação de Paulínia, ali haveria a possibilidade de haver um exemplo pioneiro da renda básica de cidadania.

            Depois tive a oportunidade de visitar Americana, a convite do Presidente do Diretório Municipal, Rogério Santa Rosa, dos Vereadores Adelino Leal, Celso Zoppi. Acompanhado do Deputado Antonio Mentor, realizei uma palestra na Faculdade Unisal, Unidade Maria Auxiliadora, de Americana e, tendo o auditório lotado, com mais de 450 pessoas, e sendo ainda a palestra transmitida para um outro auditório e para o outro campus da Universidade Salesiana. Quero muito agradecer o convite da Professora Teresinha, do diretor e de todos aqueles que comigo dialogaram por três horas a respeito da transição que o Brasil fará em direção à renda básica de cidadania.

            Mas, Presidente Paulo Paim, eu quero hoje inserir em Ata voto de pesar pelo falecimento de Ana Paula Rossi Braga, ocorrido no sábado, dia 16 de abril, em São Paulo, a apresentação de condolências à família Braga, em especial ao seu marido, o músico Paulinho Coelho, que é um dos músicos da orquestra de Roberto Carlos, e ao seu pai, o cantor Roberto Carlos, pois, não fosse o falecimento, de Ana Paula, hoje eu estaria aqui requerendo a inserção em Ata apenas de voto de congratulações pelo aniversário de 70 anos do excepcional cantor Roberto Carlos, tão querido do povo brasileiro, e cujas canções têm proporcionado tantas alegrias a todos nós.

            Roberto Carlos, o maior ídolo da música brasileira de todos os tempos, firme devoto de Nossa Senhora, completou 70 anos dia 19 de abril, ontem, portanto. E, por causa do luto pelo falecimento de sua filha, transferiu o show que faria em Vitória do Espírito Santo, seu Estado natal, no dia do seu aniversário.

            Roberto Carlos, que já superou tantas dores pela força da fé, conta com o nosso apoio afetivo neste momento, com as orações de todos nós.

            Roberto Carlos, com o seu talento, representa, para todos nós, brasileiros, a emoção, a sensibilidade das coisas simples, o amor de quem ama de verdade. Todos nós nos lembramos de suas canções excepcionais, como, “Amigo”, que fez com Erasmo Carlos, com versos, tais como:

Não preciso nem dizer

Tudo isso que eu lhe digo

Mas é muito bom saber

Que você é meu amigo.

            Ou da música “Detalhes”, que também compôs com Erasmo Carlos:

Não adianta nem tentar

Me esquecer

Durante muito tempo

Em sua vida

Eu vou viver...

            Ou, então, com “Jesus Cristo”, quando ele diz:

Como essa nuvem branca

Essa gente não

Sabe aonde vai

Quem poderá dizer

O caminho certo

É você meu Pai.

Jesus Cristo! Jesus Cristo!

Jesus Cristo, eu estou aqui

            Ou ainda da tão bela canção “Debaixo dos caracóis dos seus cabelos”, em que ele fala:

Debaixo dos caracóis dos seus cabelos

Uma história pra contar de um mundo tão distante

Debaixo dos caracóis dos seus cabelos

Um soluço e a vontade de ficar mais um instante.

            Ou da tão alegre música “As curvas da estrada de Santos”, onde ele observa que:

Mas se acaso numa curva

Eu me lembro do meu mundo

Eu piso mais fundo.

Corrijo num segundo.

Não posso parar!

Eu prefiro as curvas

Da estrada de Santos

Onde eu tento esquecer

Um amor que eu tive

E vi pelo espelho,

Na distância se perder,

Mas se o amor que eu perdi,

Eu novamente encontrar...

As curvas se acabam

E na estrada de Santos

Não vou mais passar.

Não! Não vou mais passar.

            Ou a tão bela canção que ele fez para sua mãe, “Lady Laura”:

Lady Laura, me leve pra casa

Lady Laura, me abrace forte

Lady Laura, me faça dormir

Lady Laura

Tenho às vezes vontade de ser

Novamente um menino

Muito embora você sempre acha que eu ainda sou

Toda vez que eu te abraço e te beijo

Sem nada dizer

Você diz tudo que eu preciso

Escutar de você...

            Por tudo que representa Roberto Carlos para o Brasil, avalio que é oportuno para o Senado Federal, que representa os Estados de nossa Nação, cumprimentar esse extraordinário cantor pelos seus 70 anos.

            Muito obrigado, Senador Paulo Paim.


Modelo1 4/25/241:40



Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/04/2011 - Página 12171