Discurso durante a 55ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemorar o Dia Nacional dos Aposentados e Pensionistas.

Autor
Wilson Santiago (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: José Wilson Santiago
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Comemorar o Dia Nacional dos Aposentados e Pensionistas.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2011 - Página 12215
Assunto
Outros > HOMENAGEM. PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, APOSENTADO, PENSIONISTA, ANALISE, DIFICULDADE, SITUAÇÃO, CATEGORIA, DEFESA, PLANEJAMENTO, NORMAS, PROMOÇÃO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, IDOSO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. WILSON SANTIAGO (Bloco/PMDB - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente desta sessão, Senador Paulo Paim, demais integrantes da Mesa, senhores aposentados e senhoras aposentadas de todo o Brasil,...

(Manifestação da galeria.)

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Faremos a leitura da Constituinte, sem sombra de dúvida.

            O SR. WILSON SANTIAGO (Bloco/PMDB - PB) - Sr. Presidente, a homenagem que hoje fazemos neste plenário é justa e necessária. O aposentado e pensionista é aquele que cumpriu todos os estágios de uma vida profissional. Iniciou a vida profissional com um estágio ou em um primeiro emprego. Às vezes, passou por várias experiências em empresas diversas e em várias funções. Todos os que aqui estão são testemunhas disso. Por último, chegou à aposentadoria, momento que deveria ser de tranquilidade e paz, momento de auferir as benesses de um merecido descanso.

            No Brasil, mesmo com todos os esforços que os Governos Lula, Dilma e tantos outros que os antecederam diligenciaram no decorrer dos últimos anos, infelizmente, esse período de descanso não existe. Para a maioria, ele é marcado por angústias e preocupações. Essas preocupações, na verdade, são aumentadas, pois, além dos desafios financeiros que fazem parte do dia-a-dia dos aposentados desde que iniciou sua vida profissional, somam-se as preocupações com a saúde, com a fragilidade física e tantas outras que a velhice traz.

            Em pesquisa realizada, Sr. Presidente, pelo banco HSBC - infelizmente, ela foi feita por uma instituição financeira e acredito que muitas delas não tenham preocupação com isso -, em 2008, detectou-se que cerca de 69% dos aposentados economicamente ativos temem não ter mais dinheiro na velhice; 79% temem depender de terceiros; 76% temem ter alguma doença. Para prevenir tais situações, torna-se necessário um planejamento com legislações que promovam uma melhor qualidade de vida para o aposentado brasileiro.

            Esse planejamento, com certeza, deverá ser feito especificamente pelos próprios governos, pelas instituições que planejam o futuro deste Brasil e, além de tudo, que queiram e defendam a melhoria da qualidade de vida do próprio aposentado.

            Assim, hoje, devemos buscar meios e ideias para amenizar o sofrimento do aposentado que não tem dinheiro para pagar seus remédios, do aposentado que tem de retornar ao mercado de trabalho para sobreviver e ajudar, além de tudo, a seus familiares. O que mais, Sr. Presidente, nós temos testemunhado, nesses últimos anos, é o aposentado deste País que, para continuar sobrevivendo ou mantendo o sustento dos seus familiares, é obrigado, após os 65 ou 70 anos, a exercer uma nova profissão para sustentar sua família e, além de tudo, manter aquilo que, de fato, todos deveriam ter por já terem cumprido o seu tempo de serviço.

            Hoje é dia de lembrarmos que temos uma dívida com aquele que trabalhou por tanto tempo e que, com seu esforço, não somente engrandeceu o Brasil, como também fez com que o Brasil continuasse sendo o destaque que é na economia internacional.

            Homenageio todos os aposentados do Brasil. Homenageio o aposentado do meu Estado, a Paraíba, aquele que labutou de sol a sol no campo, na periferia das cidades ou em qualquer local em que residiu, fazendo com que a Paraíba e o Brasil se desenvolvessem e fossem as potências que são hoje.

            Devemos, neste momento, agradecer a todos aqueles que participaram do crescimento do Brasil e representam a memória viva e a experiência de enriquecimento de um Brasil tão belo como o nosso. Parabéns.

            Sr. Presidente, ao encerrar, repito aos aposentados brasileiros: mesmo tendo consciência de que os aposentados não adquiriram, ainda, aquilo a que de fato têm direito e de que precisam, todos nós - Congresso Nacional, governo, classe empresarial, entidades representativas - devemos buscar um caminho para não somente valorizarmos o final da vida daqueles que deram tanto pelo nosso Brasil, como também reconhecermos que eles são não somente o exemplo, mas o caminho que todos nós devemos seguir.

            Parabéns, aposentados brasileiros. (Palmas)

            Eu tenho certeza de que todos vocês e todos nós, juntos, teremos a oportunidade, num dia bem próximo, como o de hoje, de comemorar vitórias belas, conquistas de fato, a exemplo da que o Senador Paim tem defendido ao longo do tempo. Juntos, comemoraremos um aniversário como este, com mais alegria, com mais felicidade e com um futuro assegurado, se Deus quiser, até o último dia de vida.

            Obrigado, Sr. Presidente, e obrigado a todos. (Palmas)


Modelo1 12/1/244:50



Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2011 - Página 12215