Fala da Presidência durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reverência à memória do ex-Senador Mário Covas no transcurso do décimo aniversário de seu falecimento.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Reverência à memória do ex-Senador Mário Covas no transcurso do décimo aniversário de seu falecimento.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2011 - Página 8668
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ENCERRAMENTO, SESSÃO SOLENE, HOMENAGEM, DECENIO, ANIVERSARIO DE MORTE, MARIO COVAS, EX GOVERNADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), AGRADECIMENTO, PRESENÇA, AUTORIDADE, CONGRESSISTA.
  • ELOGIO, DIGNIDADE, ETICA, VIDA PUBLICA, MARIO COVAS, EX GOVERNADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), RELEVANCIA, ATUAÇÃO, POLITICA NACIONAL.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB - AP) - Cabe-me, ao encerrar essa parte da nossa sessão, o Expediente, dedicado a homenagear a memória do Governador Mário Covas, agradecer a presença do Sr. Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, um dos mais reconhecidos políticos do Brasil. Quero agradecer também a presença da Senadora Marisa Serrano, do Senador Aécio Neves, autores do requerimento para que realizássemos esta homenagem. Quero agradecer a presença do Deputado Estadual, Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, neto de Mário Covas, representando a família, o Sr. Bruno Covas. Quero agradecer a presença do Presidente Nacional do PSDB, nosso colega Sérgio Guerra, permanentemente Senador nesta Casa. Quero agradecer também a presença do ex-Governador do Estado de São Paulo, Senador José Serra, que também pertenceu a esta Casa; ao Procurador da Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo e ex-Secretário de Segurança do Governo Mário Covas, Marco Petrelluzzi; representando o Governador do Estado de Tocantins, o Sr. Siqueira Campos, ao Sr. Secretário Estadual de Indústria e Comércio e Turismo, Sr. Ernani Soares de Siqueira; ao Deputado Federal e membro da Fundação Mário Covas, Vinícius Silva Caruso. Quero agradecer a todos os Srs. Parlamentares, às senhoras e aos senhores presentes, bem como aos alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças dos Bombeiros de Brasília que estão aqui presentes a esta sessão.

            Quero dizer que conheci Mário Covas quando ele chegou ao Congresso Nacional. Éramos da mesma idade, jovens em 1962. Eu já vinha como Deputado pelo Rio de Janeiro, e ele chegava como Deputado em Brasília. Fomos estreitamente ligados durante aquele tempo. Eu e mais quatro outros Deputados formávamos um conjunto que permanentemente estava presente e solidário em determinadas causas.

            Posso recordar a figura daquele jovem vigoroso, elegante, brilhante que chegava à Câmara dos Deputados.

            As vicissitudes da política nos afastaram, mas durante aquela Legislatura fomos estreitamente ligados. Depois fui para o Maranhão, como Governador, e desencadearam-se os fatos que ocorreram no País. Ele, imediatamente, ocupou o lugar de Líder e de grande destaque na Câmara dos Deputados.

            Logo toda a Casa descobriu naquele jovem um homem brilhante, que se aprofundava nos problemas com grande espírito público, com grande combatividade.

            No dia da sua morte eu também me encontrava hospitalizado no Incor, no Estado de São Paulo. Foi assim, no quarto do hospital, que tomei conhecimento do seu falecimento. E, com comoção, recordei os tempos da nossa geração que aqui começava na política brasileira

            Mas, depois, ele já como Senador e eu como Presidente da República, tivemos contatos permanentes. O Senador Luiz Henrique teve a oportunidade de falar sobre a sua eleição para Líder da Constituinte. E sabe ele que eu apoiei Mário Covas naquele momento para ser o Líder da Constituinte.

            Quero dizer que nunca deixei de ter uma grande admiração pela sua pessoa. Tivemos uma relação, também aqui no Senado, quando estivemos juntos por dois mandatos, bastante estreita e com grande admiração por ele, pelo que ele sempre representou e, ao mesmo tempo, pelas suas qualidades pessoais. Era um homem que tinha uma cultura profunda e, ao mesmo tempo, se aprofundava nos debates, e todos nós tínhamos admiração de ouvi-lo e vê-lo participar dos nossos trabalhos.

            O Senador Itamar Franco está aqui comigo e se recorda daquele tempo em que nós vivíamos nesta Casa, dos debates que aqui foram travados, nos quais Mário Covas contribuiu com sua personalidade brilhante, com o seu patriotismo, a sua coragem, a sua bravura.cívica.

            Portanto, é com grande honra que presido esta sessão, congratulando-me com o PSDB pela presença sempre presente, como disse Sérgio Guerra, simbólica no seu partido, da figura de Mário Covas. E, também, olhando um pouco para o passado, reconheço na figura do seu neto, Bruno Covas, o quanto a vida vai nos levando por caminhos e tempos, e nós olhamos as novas gerações na sucessão dos ideais que fizeram os seus antepassados, como o seu avô.

            Portanto, ao encerrar esta parte do Expediente, quero, uma vez mais, agradecer a presença de todos e o brilhantismo com que a Casa rememorou a memória de um grande homem público do Brasil, Mário Covas.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2011 - Página 8668