Discurso durante a 58ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com o retorno da inflação. (como Líder)

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Preocupação com o retorno da inflação. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 28/04/2011 - Página 12574
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • APREENSÃO, RETORNO, INFLAÇÃO, CRITICA, GOVERNO FEDERAL, INEFICACIA, CONCLUSÃO, PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO (PAC), CONTROLE, PREÇO, GASOLINA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, ficou preocupado, Srs. Senadores, quando leio os jornais, quando vejo alguém do Governo tentando defender o Governo, falando de aeroportos, falando de infraestrutura.

            O Brasil está preocupado.

            A dona de casa sente na pele a chegada da inflação, aquele monstro que este País combateu com punho, com força, com seriedade, com luta de homens sérios, de homens que haverão de ficar na história deste País. Aqui, temos um deles: Itamar Franco. Combateram a inflação com responsabilidade, sabendo que o País tinha seu destino à mercê da inflação. Se aquele mal não fosse debatido, se aquele mal não fosse debelado, não teríamos economia saudável.

            Hoje, com muita tristeza, Brasil, vemos um País totalmente quebrado, um País sem estradas, um País que não consegue tirar do papel aquilo que anuncia. Há quanto tempo escuto falar nesse PAC? Desde que cheguei a esta Casa, este PAC foi anunciado. Onde está este PAC? 

            Que obras já concluíram desse PAC, responda-me, Brasil? Como estão as estradas brasileiras, Brasil? Como estão os portos, Brasil, desta Nação? Como estão os aeroportos? Não se pode, Brasil, mais enganar o povo.

            O Ipea tem um estudo que comprova, na sua autenticidade, que esses aeroportos, nem mesmo para a Copa do Mundo, serão concluídos. E a gente abre os jornais, meus caros Senadores, minha cara Senadora Marinor, os principais desta Nação, e lê: “Inflação liga o alarme”.

            Eu falei, aqui, e fui questionado por Senadores do Governo, que a inflação estava controlada. Imagina, Brasil, a inflação chegar a preocupar.

            A inflação começa a vir a todo vapor, Brasil. Onde está a salvação do Brasil, que o presidente Lula anunciou com tanta euforia neste País?

            Onde está o pré-sal, que vinha resolver o problema desta Nação?

            Senadores, a gasolina, neste País, é a mais cara da América Latina.

            Brasileiros e brasileiras que possuem carro e que estão me ouvindo neste momento, vocês sabem que esta Nação está sendo enganada, ou que tentam enganá-la.

(Interrupção do som.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Fora do microfone.) - ...dizendo que o preço da gasolina está controlado. Mentira, Nação brasileira! É mentira do Governo! É a gasolina mais cara da América Latina! É a gasolina mais cara dos países emergentes. O povo brasileiro sente no bolso, e o Governo insiste em dizer que tudo está tranquilo, que não temos inflação, que a gasolina está controlada, que as obras estão controladas, que os aeroportos vão ficar prontos.

            Mentira, Nação brasileira! Mentira! O Governo está mentindo!

            Dilma, Dilma, querida Dilma, acho que a administração passou longe de ti, Dilma. Acho que o teu poder de gestão está muito distante de V. Exª. V. Exª não consegue dar um passo à frente.

            “Ah! Mas está muito cedo para falar da Dilma.”

            Mas há quatro meses este País está completamente parado, e as coisas más,...

(Interrupção do som)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Fora do microfone.) - ... avançando, e as coisas ruins, tomando conta da Nação. Há uma insegurança total da Nação. É preciso que os Senadores falem sobre isso. É preciso que os Senadores alertem a Nação brasileira. É preciso que a Nação brasileira esteja atenta!

            A inflação dói no bolso, a gasolina dói no bolso, a falta de saúde dói, a falta de segurança dói, perturba, maltrata, mata neste País! E nada acontece, Nação brasileira.

            Ficam aqui, Nação, o meu alerta e a minha preocupação como brasileiro.

            Muito obrigado, Presidente.


Modelo1 5/5/2410:12



Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/04/2011 - Página 12574