Discurso durante a 58ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura de requerimento de voto de pesar apresentado por S.Exa. por ocasião da morte da empresária amazonense Cibele Johnson; e outros assuntos.

Autor
João Pedro (PT - Partido dos Trabalhadores/AM)
Nome completo: João Pedro Gonçalves da Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Leitura de requerimento de voto de pesar apresentado por S.Exa. por ocasião da morte da empresária amazonense Cibele Johnson; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 28/04/2011 - Página 12637
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • LEITURA, REQUERIMENTO, VOTO DE PESAR, MORTE, EMPRESARIO, ESTADO DO AMAZONAS (AM).
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, COMISSÃO, MEIO AMBIENTE, SENADO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, DIRIGENTE, ESTADO DO AMAZONAS (AM), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), DISCUSSÃO, INFRAESTRUTURA, CAMPEONATO MUNDIAL, FUTEBOL, BRASIL.
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, BANCADA, SENADOR, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DO AMAZONAS (AM), AUDIENCIA, DIRIGENTE, EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUARIA (INFRAERO), OBJETIVO, SOLICITAÇÃO, ACELERAÇÃO, CRONOGRAMA, OBRA DE ENGENHARIA, REFORMULAÇÃO, AEROPORTO, CAPITAL DE ESTADO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Presidente, pela informação. Vou ter de alterar a minha volta de Manaus por conta dessa sessão.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Os trabalhadores agradecem.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - É de V. Exª?

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - É de nossa autoria o pedido da sessão.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Tinha de ser deste grande Senador, comprometido com a luta dos trabalhadores. A Casa faz uma justa homenagem. Continua atual nós pararmos e refletirmos sobre o significado do 1º maio no Brasil e no mundo, por conta da luta dos trabalhadores.

            Sr. Presidente, serei rápido. Mas não poderia deixar de registrar, com muito pesar, da tribuna, o requerimento que passo a ler:

Requeiro, nos termos do art. 215, III, “c”, do Regimento Interno do Senado Federal, inserção em ata de votos de profundo pesar pelo falecimento da empresária e ex-modelo Cibele Johnson, no dia 26 de abril, possivelmente assassinada pelo ex-namorado na Itália.

A empresária amazonense Cibele Johnson, que tinha 50 anos, foi encontrada morta, com um tiro na cabeça, hoje pela manhã [no dia de ontem], na cidade de Modena, na Itália, onde vivia há quase 30 anos. De acordo com informações do site italiano, o suspeito é o ex-namorado dela, o contador italiano Stefano Moruzzi, de 61 anos, que cometeu suicídio após o crime.

            Esse lamentável acontecimento ganhou o noticiário da mídia italiana, principalmente os jornais da Itália.

Nascida em Manaus, com descendência da Ilha de Barbados, no Caribe, foi a primeira negra a desfilar para as grifes de sucesso nas décadas de 70 e 80. O destaque das passarelas a levou a participar de inúmeros eventos de moda dentro e fora do Brasil.

Atuou durante muito tempo como modelo e manequim em Manaus e no exterior.

O corpo da brasileira deve chegar a Manaus até a sexta-feira para ser velado e enterrado.

            É com pesar, Sr. Presidente, que peço esse voto e, ao mesmo tempo, registro esse trágico e lamentável assassinato de uma mulher brasileira e amazonense.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Senador João Pedro, já de pronto eu queria dizer que a Presidência tem em mão o requerimento, que já foi, inclusive, apresentado por aquele que me antecedeu. Será tomado todo procedimento para que o voto de pesar seja encaminhado conforme a sua solicitação.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - E mais, em três minutos, Sr. Presidente: a Bancada do Amazonas, com a Senadora Vanessa, o Senador Eduardo Braga, com a minha participação, mais a participação dos Deputados Átila Lins, Sabino Castelo Branco, Carlos Souza e a Deputada Federal Rebecca Garcia, acaba de sair de uma audiência com os dirigentes da Infraero. Hoje foi um dia em que tivemos também uma audiência pública aqui, na subcomissão que trata, no âmbito da Comissão de Meio Ambiente e Fiscalização, com dirigentes do Amazonas, da questão de infraestrutura acerca da agenda da Copa do Mundo.

            Por sinal, na audiência pública, tivemos a participação dos dirigentes do Rio Grande do Sul, e V. Exª estava aqui no plenário, trabalhando, isso foi cedo, e V. Exª, como é o mais assíduo das 14 horas, estava aqui trabalhando - quero fazer esse destaque. Eles participaram junto com os dirigentes do Amazonas, falando de infraestrutura.

            Evidente que temos a preocupação, mas temos o grande otimismo de passarmos pelos desafios.

            E estava falando, na audiência pública, sobre a importância da Copa. Não é a Copa para Manaus, ou para São Paulo, para Porto Alegre, para o Rio Grande do Sul, que são subsedes, mas a Copa, essa agenda é do Brasil. Tem que ser de todos os brasileiros, tem que haver uma grande mobilização política de todos os brasileiros e, evidentemente, do Congresso.

            Então, nós tratamos isso aqui no Senado, infraestrutura de Manaus, principalmente os recursos, a liberação dos recursos para a Arena, o estádio, o entorno da Arena, infraestrutura dos portos, energia e aeroportos.

            Quero chamar a atenção para a reforma do nosso aeroporto, que data de 1976. Presidente Paulo Paim, Senador Suplicy, o Aeroporto de Manaus é o terceiro aeroporto em movimento, principalmente de cargas. Nós temos passageiros e cargas, por conta, evidentemente, do perfil econômico do Estado, por conta do parque industrial, mas é um aeroporto com grande fluxo de passageiros e cargas.

            Por isso chamo a atenção para as cargas que chegam e que saem de Manaus, no Amazonas.

            Pois bem, o Aeroporto Eduardo Gomes, construído em 1976, evidentemente que, 35 anos depois, carece de uma reforma. Foi construído dentro de um contexto, e nós vivemos uma outra e uma nova e boa realidade.

            Então a bancada acabou de sair agora do encontro com os dirigentes da Infraero, quase que exigindo. Quero chamar a atenção que a Infraero tem um cronograma, tem um projeto de reforma. Agora, nós queremos garantir a conclusão destas obras para 2013, para 2013. Colocamos, então, todo o empenho, todo o empenho, todo o esforço, o peso político da bancada do Amazonas para realizarmos esta obra fundamental para o presente e para o futuro do nosso Estado do Amazonas, da capital, Manaus. Externamos as nossas preocupações, confrontamos, evidentemente, com o cronograma apresentado pela Infraero sobre a reforma do Aeroporto Eduardo Gomes.

            Por conta da nossa economia, é bom que se chame a atenção para o fato de que essa reforma já deveria ter acontecido. Com as agendas Rio+20, Copa do Mundo, esses eventos no Brasil, nós precisamos tratar com a brevidade, com a atenção, com o carinho que a região precisa, carece.

            Então, quero dizer da minha confiança nos dirigentes da Infraero e quero dizer da importância de nós fazermos a reforma e com isso melhorarmos a vida, a economia, a infraestrutura do nosso Estado, do nosso País.

            Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente, muito obrigado.


Modelo1 5/19/242:47



Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/04/2011 - Página 12637